Notícias

Indicação de voto para o governo do Estado de São Paulo

indicamos que a votação se dê naquelas que representem diretamente os interesses dos trabalhadores e camponeses em suas várias frentes de luta e que, ao mesmo tempo, rechacem o violento massacre neoliberal e fascista contra o nosso povo; nas candidaturas que se coloquem abertamente pela autodeterminação e solidariedade aos povos latino-americanos;

Entrevista com Gilberto Palmares (13455)

O candidato a deputado estadual Gilberto Palmares (13455) pelo Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu o Jornal INVERTA e falou sobre sua atuação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Para frente ou para trás

Leia abaixo artigo do professor Theotonio dos Santos, presidente do CEPPES e da REGGEN sobre o que está em jogo nestas eleições. Quais são as duas correntes mundiais que se enfrentam nesta campanha?

A busca pela paz com justiça social na Colômbia

Estima-se que na Colômbia, país afetado por mais de 50 anos de guerra interna, mais de 6,5 milhões de pessoas foram prejudicadas pela mesma e que, entre elas, mais de 200 mil morreram produto da violência, na qual têm participado não somente as guerrilhas e as forças militares do Estado, senão que também paramilitares e grupos criminosos associados ou não ao narcotráfico, entre outros atores.

Putin por uma América Latina unida, sustentável e independente

Moscou, 10 de Jul O presidente Vladímir Putin expressou hoje o interesse da Rússia numa América Latina unida, forte, economicamente sustentável e politicamente independente. Em entrevista exclusiva à Prensa Latina, antes de viajar a Cuba, Argentina e Brasil, Putin considerou que os processos de integração da América Latina demostram a aspiração à consolidação política da região e o fortalecimento de sua influência no mundo.

Conferência BRICS NO SÉCULO XXI

A Conferência BRICS no Século XXI, que acontece no Rio de Janeiro, de 20-23 de maio, traz ao debate os grandes temas contemporâneos da economia política, da geopolítica, do meio ambiente e da ética na Ciência a partir da perspectiva dos países emergentes e do Sul.

O Primeiro de Maio de 2014 em Curitiba

O Primeiro de Maio é uma data marcante. Ele pontua a luta social. Não pode ser esquecido. As conquistas dos trabalhadores, hoje desfrutadas como um regalo, exigiram espírito de sacrifício e renúncia ao longo de decênios.

Zola Florenzano, Presente!

O Partido Comunista Marxista-Leninista, o Jornal INVERTA e a Juventude 5 de Julho comunicam o desaparecimento físico, no dia 11 de outubro, do Camarada Zola Florenzano, aos 101 anos. Zola, nascido em Lorena, no Estado de São Paulo, coronel reformado da Aeronáutica e advogado, foi um intelectual marxista, comunista histórico de nosso país. Membro do PCML e Conselheiro Editorial do Jornal INVERTA. Zola Florenzano foi sepultado em Curitiba, no dia 12 de outubro.

Miguel Batista (1922-2013)

Miguel Batista, comunista histórico, membro do Conselho do Partido Comunista Marxista-Leninista (PCML-BR), camarada e amigo de todas as horas faleceu no dia 30/06/2013.

O momento político-econômico nacional e o processo de crescimento da crise de transição

O ataque que o imperialismo começa a fazer no Cone Sul, por táticas contraditórias é o ataque ao que os burgueses chamam de Estado de Direito, assim tudo que não é resolvido pelo debate público nos parlamentos, tudo que não é realizado pelo executivo, se transforma em questões judiciárias, onde as casas das legislações dão sua palavra final, que pode ser obedecida de imediato ou transformada em um processo de burla e enganação, criando um processo lento mas intenso de desobediência ao Estado, conforme os interesses das oligarquias financeiras.

Hugo Chávez: de Sabaneta à história

Caracas, 6 mar (Prensa Latina) O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, líder inquestionável da Revolução Bolivariana, traçou ao andar um caminho que o levou de Sabaneta, no estado Barinas, à história devido à profunda transformação que promoveu no país.