Notícias

Caracas sob fogo

Na madrugada de 3 de janeiro de 2026, os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra várias localidades da Venezuela. Sob o falso pretexto de "lutar contra o narcotráfico", o presidente Donald Trump celebrou uma operação militar como parte de sua resposta belicosa contra o pacífico povo venezuelano

COMUNICADO - REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA

A República Bolivariana da Venezuela rejeita, repudia e denuncia perante a comunidade internacional a grave agressão militar perpetrada pelo atual governo dos Estados Unidos da América contra o território venezuelano e sua população nas áreas civis e militares de Caracas, capital da República, e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.

COP 30 e o recrudescimento das Alterações Climáticas

Belém do Pará, entre os dias 6 e 7 de novembro de 2025 e, posteriormente, entre 10 e 21 de novembro do mesmo ano, transformou-se na capital do país, ao tempo em que as alterações climáticas em todo mundo deixam de ser fatos ilusórios e isolados e começam a destruir populações inteiras.

Encerramento da Cúpula dos Povos em Belém-PA

Hoje, no dia 16 de novembro de 2025, acontece a leitura e apresentação da declaração final construída ao longo da Cúpula dos Povos, que reúne propostas com os principais eixos temáticos como território, transição energética, soberania alimentar, justiça climática etc. O Inverta está lá, e durante o dia serão postados em nossas redes sociais e no inverta.org, vídeos, fotos e textos! Leia, veja e compartilhe!

OUTRA VEZ, OS TAMBORES DE GUERRA

A presença militar dos Estados Unidos no Mar do Caribe, perto da costa venezuelana, entrou em um novo momento com o envio do porta-aviões USS Gerald R. Ford. Esta máquina de morte se move com o pretexto de «combater o narcotráfico», o mesmo utilizado nas últimas semanas para o assassinato extrajudicial de 76 pessoas nas águas caribenhas e do Pacífico.

Homenagem a Armando Campos Ginestá

Na noite da última terça-feira, 11 de novembro, aos 86 anos de idade, faleceu o companheiro Armando Campos Ginestá, destacado combatente revolucionário e gestor ativo da política internacionalista de Cuba.

A Cúpula dos Povos na COP 30

Realizada na Universidade Federal do Pará, a Cúpula dos Povos tem um cronograma previsto entre os dias 12 a 16 de novembro de 2025. Com uma abertura altiva e marcante, a Barqueata teve a participação de cinco mil pessoas e duzentas embarcações navegando na Baia Guajará e no rio Guamá.

Fala das mulheres na COP 30, Belém Pará

Na quarta feira, dia 12/11​/2025 entre os mais diversos temas discutidos sobre saúde, emprego, educação, cultura, justiça, direitos humanos, qualidade e integridade da informação, e dos trabalhadores se abordou também a questão das mulheres e as cidades.

Discurso de Lula na COP 30 defende multilateralismo e critica negacionismo

Em seu discurso de abertura da COP30, em 10 de novembro de 2025, o presidente Luis Inácio Lula da Silva, destacou o legado da Rio 92, saudou o retorno da Convenção do Clima à sua terra natal, o Brasil, reacendendo o mesmo entusiasmo e engajamento. Declarou que não foram poucos os desafios enfrentados para que a Amazônia seja a capital do mundo por duas semanas.

Declaraciones del Presidente del Consejo de Defensa Nacional, Miguel Díaz-Canel Bermúdez ante el inminente paso del huracán Melissa

Querido pueblo cubano, compatriotas: Como todos sabemos, en los últimos días, después que se hicieron los análisis de pronóstico de las afectaciones que podía provocar este huracán, los órganos de los Consejos de Defensa, desde la estructura del país hasta las Zonas de Defensa, han estado trabajando intensamente para cumplir todas las medidas y acciones que están previstas en cada una de las fases para el tratamiento a eventos meteorológicos de este tipo.

Rostos da Resistência: Um Diário da Guerra Não Declarada do Equador Contra Seu Próprio Povo

Eram 5h (GMT-5). O transporte que me levaria até Otavalo, na província de Imbabura, estava prestes a chegar. O frio da serra andina começava a castigar meu corpo, ainda se reaclimatando à altitude e ao frio das madrugadas de Quito. Eu tremia, não apenas pelo frio, mas pela adrenalina que começava a correr nas veias, sabendo que estava a ponto de embrenhar-me nas comunidades indígenas.

Repudiamos o fechamento da Televisão Comunitária do MICC

No dia 24 de setembro de 2025, por meio das redes sociais do Movimento Indígena e Campesino de Cotopaxi (MICC), tornou-se público que o governo de Daniel Noboa Azin, através da Agência de Controle e Regulação das Telecomunicações (ARCOTEL), decretou o fechamento provisório da TV MICC, que transmitia pela frequência 47 UHF na província de Cotopaxi, Equador.