Notícias
Abaixo os crimes de guerra contra a Pátria de Bolívar!
Denunciamos e condenamos veementemente os crimes de guerra contra o povo venezuelano perpetrados por forças especiais dos exército imperialista dos EUA na madrugada de 03 de janeiro, 2026.
Caracas sob fogo
Na madrugada de 3 de janeiro de 2026, os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra várias localidades da Venezuela. Sob o falso pretexto de "lutar contra o narcotráfico", o presidente Donald Trump celebrou uma operação militar como parte de sua resposta belicosa contra o pacífico povo venezuelano
Ato em Cuba contra agressão dos EUA à Venezuela
Presidente de Cuba à frente de protesto em Havana contra ataque estadunidense ao país sul-americano e sequestro do presidente Nicolas Maduro
COMUNICADO - REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA
A República Bolivariana da Venezuela rejeita, repudia e denuncia perante a comunidade internacional a grave agressão militar perpetrada pelo atual governo dos Estados Unidos da América contra o território venezuelano e sua população nas áreas civis e militares de Caracas, capital da República, e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.
NOTA PÚBLICA DO INVERTA EM DEFESA DA SOBERANIA DA VENEZUELA E DA PAZ NA AMÉRICA LATINA
O Jornal Inverta repudia em nota a intervenção grosseira e criminosa do Governo Trump na Venezuela, que representa uma ameaça ao país soberano, seu Povo e à América Latina.
Profundos laços possibilitaram a união entre estudantes e Revolução
NA AULA INAUGURAL DA UNIVERSIDADE, FIDEL AGRADECE A HOMENAGEM PELOS 50 ANOS DE SUA VIDA REVOLUCIONÁRIA. DISCURSO DO PRESIDENTE FIDEL CASTRO NA AULA INAUGURAL DA UNIVERSIDADE DE HAVANA EM 4 DE SETEMBRO DE 1995. COMENTA A SITUAÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO, ONDE INICIOU, SUA VIDA REVOLUCIONÁRIA (TAQUIGRAFIA DO CONSELHO DE ESTADO)
Zona Azul é reaberta e negociações da COP30 são retomadas
A Zona Azul da COP30, área atingida por um incêndio na tarde de 20 de novembro, foi reaberta após inspeção e liberação do Corpo de Bombeiros. Em nota à imprensa, as autoridades informaram que, após a avaliação de segurança, o espaço foi considerado totalmente apto para uso.
Incêndio atinge Blue Zone da COP30 e suspende atividades em Belém
Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira (20), parte da Blue Zone da COP30, área que reúne pavilhões de delegações estrangeiras, empresas e órgãos governamentais.
COP 30 e o recrudescimento das Alterações Climáticas
Belém do Pará, entre os dias 6 e 7 de novembro de 2025 e, posteriormente, entre 10 e 21 de novembro do mesmo ano, transformou-se na capital do país, ao tempo em que as alterações climáticas em todo mundo deixam de ser fatos ilusórios e isolados e começam a destruir populações inteiras.
Encerramento da Cúpula dos Povos em Belém-PA
Hoje, no dia 16 de novembro de 2025, acontece a leitura e apresentação da declaração final construída ao longo da Cúpula dos Povos, que reúne propostas com os principais eixos temáticos como território, transição energética, soberania alimentar, justiça climática etc. O Inverta está lá, e durante o dia serão postados em nossas redes sociais e no inverta.org, vídeos, fotos e textos! Leia, veja e compartilhe!
Manifestações na COP 30: Os dois lados da moeda
O terceiro dia da COP 30 em Belém do Pará, 13/11/25, foi marcado por um ato político que terminou em confronto,supostamente iniciado pelas lideranças indígenas na Zona Azul. Mas o que aconteceu mesmo lá?
OUTRA VEZ, OS TAMBORES DE GUERRA
A presença militar dos Estados Unidos no Mar do Caribe, perto da costa venezuelana, entrou em um novo momento com o envio do porta-aviões USS Gerald R. Ford. Esta máquina de morte se move com o pretexto de «combater o narcotráfico», o mesmo utilizado nas últimas semanas para o assassinato extrajudicial de 76 pessoas nas águas caribenhas e do Pacífico.
Homenagem a Armando Campos Ginestá
Na noite da última terça-feira, 11 de novembro, aos 86 anos de idade, faleceu o companheiro Armando Campos Ginestá, destacado combatente revolucionário e gestor ativo da política internacionalista de Cuba.
A Cúpula dos Povos na COP 30
Realizada na Universidade Federal do Pará, a Cúpula dos Povos tem um cronograma previsto entre os dias 12 a 16 de novembro de 2025. Com uma abertura altiva e marcante, a Barqueata teve a participação de cinco mil pessoas e duzentas embarcações navegando na Baia Guajará e no rio Guamá.
Fala das mulheres na COP 30, Belém Pará
Na quarta feira, dia 12/11/2025 entre os mais diversos temas discutidos sobre saúde, emprego, educação, cultura, justiça, direitos humanos, qualidade e integridade da informação, e dos trabalhadores se abordou também a questão das mulheres e as cidades.
COP 30: melhoria do meio ambiente para um planeta saudável!
A trigésima Conferencia do Clima da Organização das Nações Unidas, iniciou no dia 06 e 07 de novembro e tem a sua continuidade, de hoje, dia 10, a 21 de novembro de 2025, em Belém/PA.
Discurso de Lula na COP 30 defende multilateralismo e critica negacionismo
Em seu discurso de abertura da COP30, em 10 de novembro de 2025, o presidente Luis Inácio Lula da Silva, destacou o legado da Rio 92, saudou o retorno da Convenção do Clima à sua terra natal, o Brasil, reacendendo o mesmo entusiasmo e engajamento. Declarou que não foram poucos os desafios enfrentados para que a Amazônia seja a capital do mundo por duas semanas.
NOTA DE REPÚDIO À OPERAÇÃO DE EXTERMÍNIO NO ESTADO DO RJ
O Partido Comunista Marxista Leninista – Brasil condena veementemente a operação policial desencadeada por Cláudio Castro (PL) e seu desgoverno do Estado do Rio de Janeiro nas comunidades do Alemão e da Penha, supostamente contra o Comando Vermelho.
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Comunidade diz que eles não fazem parte da contagem oficial. A pedido dos familiares, os corpos foram expostos para registro da imprensa e, depois, foram cobertos com lençóis. A comunidade aguarda a retirada dos corpos pelo Instituto Médico-Legal.
Declaraciones del Presidente del Consejo de Defensa Nacional, Miguel Díaz-Canel Bermúdez ante el inminente paso del huracán Melissa
Querido pueblo cubano, compatriotas: Como todos sabemos, en los últimos días, después que se hicieron los análisis de pronóstico de las afectaciones que podía provocar este huracán, los órganos de los Consejos de Defensa, desde la estructura del país hasta las Zonas de Defensa, han estado trabajando intensamente para cumplir todas las medidas y acciones que están previstas en cada una de las fases para el tratamiento a eventos meteorológicos de este tipo.
Alerj cobra explicação sobre operação que deixou 64 mortos no Rio
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) encaminhou ofícios ao Ministério Público e às polícias Civil e Militar cobrando explicações sobre as circunstâncias da Operação Contenção, deflagrada no início da manhã desta terça-feira (28)
Rostos da Resistência: Um Diário da Guerra Não Declarada do Equador Contra Seu Próprio Povo
Eram 5h (GMT-5). O transporte que me levaria até Otavalo, na província de Imbabura, estava prestes a chegar. O frio da serra andina começava a castigar meu corpo, ainda se reaclimatando à altitude e ao frio das madrugadas de Quito. Eu tremia, não apenas pelo frio, mas pela adrenalina que começava a correr nas veias, sabendo que estava a ponto de embrenhar-me nas comunidades indígenas.
COMUNICADO: REPÚBLICA BOLIVARIANA DE VENEZUELA GOBIERNO VENEZOLANO
Venezuela denuncia provocación militar de Trinidad y Tobago en coordinación con Ia CIA para provocar una guerra en el Caribe
Lanzan libro Guerra y Paz Crisis Orgánica, Geopolítica y Brasil
En vísperas de la COP30 y en un contexto geopolítico complejo, presentarán hoy aquí el libro Guerra y Paz: Crisis Orgánica, Geopolítica y Brasil, obra que propone un análisis riguroso y transformador del colapso civilizatorio global.
Ato em memória das vítimas da Diatura Militar
Associação Brasileira de Imprensa (ABI) realiza Ato em memória de Vladimir Herzog e todas as vítimas da ditadura militar, no próximo dia 24 de outubro, sexta-feira, às 17 horas, no auditório do 9° andar.
Nota Urgente: Casa do Povo Kitu Kara é cercada por Forças Armadas do Equador
ATUALIZAÇÃO: Este ato de hostilidade integra a doutrina repressiva que há 15 dias vem sendo imposta aos povos e nacionalidades indígenas do país sul-americano, no contexto do Levante Popular Plurinacional.
MAÇONS PROGRESSISTAS PELA DEMOCRACIA - XVI Carta ao Povo Brasileiro
XVI Carta ao Povo Brasileiro A SOBERANIA DO BRASIL É INEGOCIÁVEL! Ditadura Nunca Mais!
Equador : até quando o regime resistirá?
ATUALIZAÇÃO: Completando dez dias de paralisações e protestos convocados pela CONAIE, FUT, sindicatos estudantis, artistas e outros setores, a repressão tornou-se uma tónica diária.
Nota de Repúdio: Em meio a Paralisação Nacional, ativista é assassinado no Equador
ATUALIZAÇÃO: No contexto da Paralisação Nacional que ocorre no Equador, foi confirmado na manhã de hoje 28//09 através de informações oficiais da Federação Indígena e Campesina de Imbabura, da Coordinadora de Organizações de Direitos Humanos e de familiares, o assassinato do ativista social Efarín Fueres, morador da comunidade de Otavalo.
Repudiamos o fechamento da Televisão Comunitária do MICC
No dia 24 de setembro de 2025, por meio das redes sociais do Movimento Indígena e Campesino de Cotopaxi (MICC), tornou-se público que o governo de Daniel Noboa Azin, através da Agência de Controle e Regulação das Telecomunicações (ARCOTEL), decretou o fechamento provisório da TV MICC, que transmitia pela frequência 47 UHF na província de Cotopaxi, Equador.
