Discurso de Lula na COP 30 defende multilateralismo e critica negacionismo
Em seu discurso de abertura da COP30, em 10 de novembro de 2025, o presidente Luis Inácio Lula da Silva, destacou o legado da Rio 92, saudou o retorno da Convenção do Clima à sua terra natal, o Brasil, reacendendo o mesmo entusiasmo e engajamento. Declarou que não foram poucos os desafios enfrentados para que a Amazônia seja a capital do mundo por duas semanas. A realização da COP 30, como declarou Lula, somente foi possível a partir de um esforço coletivo, da participação de negociadores, governadores, prefeitos, parlamentares, cientistas e organizações da sociedade civil em defesa do planeta.
Lula enfatizou que a Amazônia, o bioma mais diverso da terra, não é uma entidade abstrata, mas o lar de mais de cinquenta milhões de pessoas, território ancestral de 400 povos indígenas e, em sua totalidade, engloba nove países. O presidente deixou claro sua discordância aos que veem a floresta, mas desconhecem ou ignoram esta realidade.
Em outro momento do discurso, o presidente brasileiro denunciou os que negam tanto a Ciência quanto o multilateralismo: “Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só as evidências da ciência, mas também os progressos do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo. Atacam as instituições, a ciência e as universidades. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas. Sem o Acordo de Paris, o mundo estaria fadado a um aquecimento catastrófico de quase cinco graus até o fim do século. Estamos andando na direção certa, mas na velocidade errada”, considerou.
Um exemplo de negacionismo é claramente o governo dos Estados Unidos da América, de Donald Trump, que não enviou representes à COP30, em uma declaração de guerra ideológica em nível federal, nas palavras do governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, em 10/11,ao participar de um simpósio em São Paulo sobre sustentabilidade e mercados. O parlamentar estadunidense, ao falar com a imprensa local, considerou a ausência da delegação dos EUA como um desrespeito ao Brasil e uma vergonha para o país do Norte: “Nenhuma pessoa do governo americano para mostrar respeito a vocês. Esqueça a política, é um desrespeito. Estamos no Brasil, um dos nossos maiores parceiros comerciais e uma das grandes democracias do mundo. Tanta terra rara aqui, mas em vez disso dedo do meio com tarifas de 50%. É vergonhoso”.
Leia a íntegra do discurso do presidente Lula em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-11/confira-integra-do-discurso-de-lula-na-abertura-da-cop30-em-belem
Bianka de Jesus
