A Cúpula dos Povos na COP 30
Realizada na Universidade Federal do Pará, a Cúpula dos Povos tem um cronograma previsto entre os dias 12 a 16 de novembro de 2025. Com uma abertura altiva e marcante, a Barqueata teve a participação de cinco mil pessoas e duzentas embarcações navegando na Baia Guajará e no rio Guamá.
O evento conta com o apoio da (OEI) Organização de Estados Ibero-americanos e é parceira do Governo Federal na Organização da COP/30 e busca garantir que as vozes dos povos da Amazônia e de outros territórios estejam no centro do debate climático global.
Com uma previsão de participação de mais de 30 mil pessoas e quase chegando quinhentas organizações sociais, com representações de indígenas, quilombolas, ribeirinhos, juventude, mulheres e coletivos urbanos, a Cúpula dos Povos tem atividades como: plenárias, oficinas, manifestações culturais e debates públicos.
No primeiro dia de abertura se fizeram presentes vários parlamentares, senadores, deputados, vereadores e representantes governamentais, de entidades sindicais e sociais.
Com uma probabilidade de superar a mobilização e participação popular esperada, para demonstrar a urgência das questões climáticas, os participantes enfrentarão temas sensíveis como justiça climática, soberania alimentar, agroecologia, proteção de territórios tradicionais, garantindo a valorização dos saberes locais e valorização da biodiversidade, e o principal a sustentabilidade da vida na terra.
Jacqueline Alves
