Incêndio atinge Blue Zone da COP30 e suspende atividades em Belém
Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira (20), parte da Blue Zone da COP30, área que reúne pavilhões de delegações estrangeiras, empresas e órgãos governamentais. As chamas começaram nas proximidades dos pavilhões do continente africano e da China, segundo relatos iniciais de agentes de segurança.
O Corpo de Bombeiros e equipes de segurança da ONU responderam rapidamente, controlando o fogo em aproximadamente seis minutos. A área foi evacuada, e treze pessoas receberam atendimento por inalação de fumaça, com estado de saúde estável e monitorado.
Como medida de segurança, o Governo Brasileiro e a UNFCCC determinaram o fechamento temporário da Blue Zone para avaliação técnica dos bombeiros. Uma nova comunicação oficial está prevista para ser divulgada às 20h, após a conclusão da inspeção.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que as primeiras apurações indicam que o incêndio teria começado na área do pavilhão da China. Ele destacou que as lonas utilizadas no espaço são antichamas, o que ajudou a impedir a propagação das chamas.
Em nota, a organização da COP30 afirmou que o incidente não deixou feridos e que “as equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”.
Apesar de a Green Zone permanecer oficialmente aberta, visitantes relataram que a área também foi evacuada de forma preventiva. Um agente do Detran informou ao público que “todas as atividades da COP30 foram suspensas”, surpreendendo quem chegava para visitar o espaço no feriado.
A COP30, que está na reta final de negociações, teve suas agendas temporariamente paralisadas enquanto autoridades e a ONU reforçam as medidas de segurança e apuram as causas do incêndio.
Gilka Sabino
