Zona Azul é reaberta e negociações da COP30 são retomadas
A Zona Azul da COP30, área atingida por um incêndio na tarde de 20 de novembro, foi reaberta após inspeção e liberação do Corpo de Bombeiros. Em nota à imprensa, as autoridades informaram que, após a avaliação de segurança, o espaço foi considerado totalmente apto para uso.
O governo brasileiro restabeleceu as condições de operação no local, obteve o alvará de funcionamento e devolveu a área à UNFCCC. As atividades na Zona Azul foram retomadas às 20h40 de 20/11. A área diretamente afetada pelo incidente permanecerá isolada até o fim da conferência.
As autoridades seguem monitorando o estado de saúde das pessoas atendidas por inalação de fumaça e permanecem em coordenação com os serviços médicos.
Não haverá sessões plenárias nesta noite. As plenárias de amanhã serão abertas a Partes, Observadores e Imprensa, com transmissão online.
A nota agradece a cooperação e paciência dos participantes e reforça o compromisso com a continuidade dos trabalhos. Segundo o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, com a Zona Azul reaberta, as negociações serão retomadas nesta sexta-feira, em um momento decisivo da conferência.
Almeida Rodrigues
