O sapateado de Ivo Venerotti nos salões do Jornal Inverta, rumo aos 25 anos!

Nos dias de hoje existem algumas expressões bem características da história contemporânea. Multitarefas, polidimensional e FORA TEMER. A trajetória de vida do professor de História e Geografia, Ivo Venerotti, é quase uma síntese destes movimentos históricos.

Nos dias de hoje existem algumas expressões bem características da história contemporânea. Multitarefas, polidimensional e FORA TEMER. A trajetória de vida do professor de História e Geografia, Ivo Venerotti, é quase uma síntese destes movimentos históricos. Vejamos: multitarefa porque o professor de História e Geografia também é sapateador. Da Zona Norte do Rio de Janeiro, começou a estudar, quando criança, o sapateado, na Escola Studio de Dança Com-Passos, em Quintino. Em sua apresentação, no dia 3 de setembro de 2016, no Inverarte pelos 25 anos do Jornal Inverta, ele relembrou a origem africana da arte do sapateado.

Sapateado, arte africana

O sapateado é primordialmente africano. Origem: as batidas de mãos e pés passadas de geração em geração. Os africanos escravizados nos Estados Unidos viviam em ambiente rural. A dança propriamente dita nasceu em meados do século XIX, nos EUA, notadamente no sul da ilha de Manhattan. Esta localidade proporcionava o encontro entre ex-escravizados e imigrantes pobres. No entanto, é através dos pés de brancos (que se passavam por negros) nos Minstrel Shows - apresentações compostas de atos cômicos, dança e canto - que o sapateado ganha notoriedade. Nessa oportunidade, a arte é introduzida nesses eventos como um deboche ao povo afro-americano. Esse cenário muda com o primeiro negro a estrelar um espetáculo do gênero - nosso homenageado nos salões do Inverta -, Bill Robinson (1878-1949). Bojangles, como era carinhosamente conhecido. Ele foi descoberto enquanto sapateava em frente a um teatro. De expressivo talento, tornou-se nacionalmente famoso, utilizando sua notoriedade nos esforços contra as barreiras sociais e raciais de seu tempo. O Dia Internacional do Sapateado é celebrado em 25 de maio, data de seu nascimento.

 Professor Ivo Venerotti

De Quintino, Ivo Venerotti foi estudar no Centro de Artes Nós da Dança, em Copacabana. “O professor era americano e se chamava Steven Harper”. No INVERARTE, pelos 25 anos do Jornal Inverta, Venerotti usou a arte do sapateado como protesto. Ao final de sua apresentação gritou a expressão de ordem, que marca a história das primeiras décadas do século XXI: FORA TEMER!

 

Mauro Viana