A ideia Juche e Kim Jong Il
O Dirigente Kim Jong Il, ao iniciar seu trabalho no CC do Partido, em 19 de junho de 1964, expôs sua vontade de tomar a ideia Juche criada pelo Presidente Kim Il Sung como a reitora do Partido e materializá-la cabalmente na construção deste e suas atividades.
Ao falar da ideia Juche que se reconhece na comunidade internacional como doutrina reitora da causa da humanidade pela independência se pensa não só em seu criador Kim Il Sung mas também em Kim Jong Il.
Declaração histórica
Durante mais de 3 anos posteriores à metade da década de 1960, Kim Jong Il, de uma extraordinária perspicácia ideológico-teórica, analisou de diferentes ângulos os pensamentos da classe operária dos últimos cem anos e chegou à conclusão de que as ideia anteriores não podiam dar respostas exatas aos problemas ideológico-teóricos que surgia na época atual e a ideia Juche, ideologia revolucionária do Presidente Kim Il Sung, é a única ideia reitora da época da independência.
Um dia disse a servidores públicos:
A ideia Juche do Líder é a única ectora de nossa época capaz de conduzir à humanidade para o socialismo. É óbvio que não podemos resolver novos problemas que suplantam na prática revolucionária de nossos tempos não só com os pensamentos da classe operária senão também não com nenhuma outra teoria. A história marchou e a situação mudou. O mundo deve-se transformar segundo a ideia revolucionária do camarada Kim Il Sung e a humanidade conseguirá a vitória em sua causa pela independência seguindo a bandeira desta ideologia. Isso é uma irrefutável verdade da história.
Posteriormente, pronunciou um discurso de conclusão em um curso de servidores públicos de propaganda do Partido do Trabalho da Coreia efetuado em 19 de fevereiro de 1974, ocasião em que destacou que a ideologia revolucionária de Kim Il Sung é um sistema integral da ideia, teoria e método do Juche e declarou que seu original pensamento, a ideia Juche é a única doutrina diretriz da época da independência que merece levar o honroso nome de seu criador Kim Il Sung.
Grande programa de valor imperecível
Kim Jong Il publicou sua obra Sobre a ideia Juche em 31 de março de 1982.
O trabalho consta de 5 capítulos: Concepção da ideia Juche, Princípio filosófico da ideia Juche, Princípio da ideia Juche na história social, Princípios diretivos da ideia Juche e Significação histórica da ideia Juche. De um conteúdo amplo e profundo, refere-se a diferentes temas relacionados com a causa da humanidade pela independência como a avaliação integral da história da humanidade, revisão do patrimônio ideológico da humanidade, análise da tendência principal da época, princípio básico da ideia Juche, características essenciais do homem, critério, ponto de vista e posição para o mundo centrado no homem, essência da sociedade, sujeito da história, caráter essencial do movimento histórico-social, posição e papel do líder no movimento revolucionário, princípio de manter a posição independente, aplicar o método criador e conceder a prioridade ao fator ideológico na revolução e sua construção.
Essa obra teve grande eco internacional. Em menos de um ano, inseriu-se em diferentes publicações em mais de 90 países cujos exemplares totalizavam mais de dez milhões e se reproduziu em folhetos em 144nações.
Personalidades de renome internacional qualificaram-na como outro Manifesto Comunista e um manual filosófico que deu pela primeira vez uma resposta correta ao problema da libertação da humanidade.
Erudição universal e grande enciclopédia para a revolução e construção
Kim Jong Il enriqueceu e desenvolveu a ideia Juche mediante entusiastas atividades ideológico-teóricas que abarcavam diferentes esferas: a filosofia do Juche, construção do Partido, o Poder e a defesa nacional, administração econômica, trabalhos das organizações de trabalhadores, direito, história, filologia, educação, saúde, desporto, arquitetura, literatura, arte, etc.
Suas obras oficialmente publicadas em 30 anos entre junho de 1964 e no mesmo mês de 1994 chegam a mais de 890.
A cada uma destas provoca elogios e admiração por sua profundidade e amplitude filosófica.
Todos seus trabalhos refletem o princípio e as exigências da ideia Juche e dão respostas satisfatórias a todos os problemas teóricos e práticos da época e a revolução.
Não é casual que se chamam erudição universal, grande enciclopédia para a revolução e a construção da sociedade.
Kimilsungismo-Kimjongilismo
Kim Jong Il desenvolveu a ideia Songun (priorizar os assuntos militares) que tem sua base na Juche e preparou um médio omnipotente para a vitória da causa da humanidade pela independência.
No final do século passado as forças aliadas imperialistas encabeçadas por Estados Unidos extremavam sua ofensiva de estrangulamento contra a Coreia socialista com motivo da queda do socialismo na União Soviética e outros alguns países e Kim Jong Il hasteou ainda mais a bandeira de Songun e formalizou a ideia Songun sintetizando e sistematizando integralmente a ideia de dar importância aos fuzis e os assuntos militares-ideia formulada por Kim Il Sung partindo do princípio da ideia Juche-conforme as demandas de desenvolvimento da época e revolução. Em várias obras suas como “A política de Songun de nosso Partido é um poderoso modo da política socialista” e “A linha revolucionária de Songun é uma grande linha de nossa época e a bandeira sempre vitoriosa de nossa revolução” esclareceu a base filosófica da ideia Songun que tem sua origem na ideia Juche e refletem fielmente seus requerimentos, o fundamento e princípio da revolução de Songun e a teoria das políticas de Songun. Considerou a política de Songun como a forma principal da política socialista e a aplicou para superar as dificuldades e atingir a vitória brilhante na batalha da defesa do socialismo.
O Partido do Trabalho da Coreia e seu povo chegaram a uma nova era de construção do Estado socialista poderoso e próspero baixo a bandeira da ideia Juche e a Songun.
É lógico chamar kimilsungismo-kimjongilismo à ideia revolucionária de Kim Il Sung e Kim Jong Il, a bandeira imortal para a causa da independência.
Paek Tong Un