Irã afirma que não busca e não buscará armas nucleares
Em um evento realizado na capital, o líder comentou as recentes declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, durante seu discurso sobre o Estado da União ao Congresso.
Ghalibaf afirmou que Teerã declarou repetidamente que seu programa nuclear não tem fins militares e reiterou que, apesar dessa posição clara e das informações fornecidas, as ameaças e o que ele descreveu como posições errôneas de seus adversários continuam. Ele também anunciou que a terceira rodada de negociações nucleares entre o Irã e os Estados Unidos será realizada nesta quinta-feira em Genebra, na Suíça.
O presidente alertou contra qualquer potencial ataque dos EUA baseado no que ele descreveu como “informações falsas e enganosas” e garantiu que, caso ocorra, o Irã responderá com firmeza. Durante seu discurso ao Congresso na terça-feira, Trump afirmou que o Irã desenvolveu mísseis capazes de ameaçar a Europa e bases americanas em outros países, e que está trabalhando na produção de mísseis com alcance potencial até o território americano.
Nas últimas semanas, os Estados Unidos, com o apoio de Israel, reforçaram sua presença militar no Oriente Médio e alertaram sobre possíveis ações contra o Irã visando conter seus programas nuclear e de mísseis, bem como sua influência regional.
Teerã sustenta que Washington e Tel Aviv estão usando tais acusações como pretexto para interferir em seus assuntos internos e promover uma mudança de regime.
Ao mesmo tempo, insiste na necessidade de suspender as sanções econômicas ocidentais em troca de compromissos e limitações relacionados ao seu programa nuclear.
arc/fm
Fonte: Prensa Latina
Publicado pelo Inverta em 25 de Fevereiro de 2026

