PALESTRA DE KIM JONG UN À ESCOLA CENTRAL DE QUADROS - UMA VERDADEIRA AULA MAGNA

O Secretário Geral do Partido do Trabalho da Coreia Kim Jong Un ofereceu uma palestra à Escola Central de Quadros do Partido do Trabalho da Coreia 17 de outubro de Juche 111 (2022) que representou uma verdadeira Aula Magna.

KJU.jpg

O Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia (PTC), Exmo Camarada Kim Jong Un, em evento comemorativo na Escola de Quadros do PTC, proferiu uma palestra que significou uma verdadeira Aula Magna, trazendo importantes ensinamentos para todos revolucionários que buscam compreender e formar-se para a construção do socialismo.

Após agradecer em nome do CC todos professores, empregados e alunos da Escola pelo Moldura1cumprimento abnegado desta que considera a “missão histórica mais importante para o futuro da revolução coreana”, destacou a importância do momento atual, em que dedicam seus esforços ao aprofundamento do trabalho para fortalecer o Partido. Inciou com uma breve reflexão sobre a história da Escola, fundada em junho de 1946 pelo Presidente Eterno da República, Kim Il Sung, destacando seu papel estratégico no fortalecimento e continuidade do trabalho partidário e, consequentemente, da revolução e do povo coreano.

Nesta parte histórica do que foi uma verdadeira aula magistral, é possível observar claramente a concepção dialética do movimento partidário, caracterizado pela “combinação da continuidade perfeita com a inovação autêntica e, ao mesmo tempo, a do fortalecimento do trabalho partidário para cumprir as tarefas revolucionárias imediatas com a construção prospectiva do Partido que garante o futuro desenvolvimento da revolução”; ou seja, por um lado, unidade de passado e presente, continuidade e ruptura; e, por outro, a dialética entre presente e futuro: o partido se fortalece atendendo demandas imediatas ao mesmo tempo que constrói o porvir, seu e do povo.

Kim Jong Un destacou em vários momentos a unicidade de ideologia e direção como uma das bases fundacionais do Partido e da Escola Central de Quadros, e avaliou que garantir a manutenção desta unidade no tempo é uma das características que torna o PTC um exemplo mundial Moldura2para as organizações revolucionárias, cuja justeza e vitalidade foram comprovadas em sua trajetória concreta de quase 80 anos. Enfatizou que a garantia deste caráter fundamental da organização revolucionária – que expressa a relação dialética entre teoria e prática, entre planejamento e execução – é fruto de luta tenaz do Partido e não representa simplesmente a passagem do tempo.

No decorrer da palestra, podemos também apreciar a relação dialética na unidade monolítica entre o Partido e o povo. O grande líder da revolução coreana explicou que, ao estudar as respostas científicas a problemas teóricos e práticos do Partido, o Comitê Central as formula como vontade de todo o Partido que, por sua vez, preza para que suas formulações e políticas sejam realizadas através da luta concreta das massas populares. Enfatizou: “O princípio invariavelmente aderido pelo CC do Partido desde o início de sua liderança tem sido destacar e nutrir sua natureza de servir absoluta e abnegadamente às massas populares”, princípio que definiu como “a essência do Kimilsungismo-Kimjongilismo”.

A linha estratégica adotada pelo partido nos últimos dez anos, o novo período do Juche, foi justamente a transformação de todo o Partido segundo esta ideologia, adotada como ideia diretriz. Neste sentido, avaliou que esta foi a década decisiva para a existência e o futuro do PTC, devido também às condições objetivas e subjetivas que a revolução teve que enfrentar. O balanço principal deste novo período Moldura3foi ter conseguido manter a unicidade de ideia e direção, ter elevado extraordinariamente seu papel reitor e fortalecido o caráter revolucionário de servir o povo. Podemos apreciar também nas palavras do Secretário-Geral do PTC a prática revolucionária de crítica e auto-crítica, pois não deixou de apontar os principais problemas e desafios enfrentados no período.

Parte importante das palavras dedicadas por Kim Jong Un foi apresentar e explicar a Educação de cinco pontos como fundamental “para criar o novo espírito de época”, no sentido de aprofundar o conteúdo ideológico da educação partidária segundo as exigências da prática revolucionária. Apresentou, assim, a orientação dos cinco pontos para a construção do partido: o aspecto político, organizacional, ideológico, disciplinar e em relação ao método de trabalho. Importante destacar que esta orientação demonstra o apego do Partido ao materialismo histórico e dialético, pois não resulta de um desejo ou especulação por parte da direção do partido, mas está baseada tanto na situação interna do PTC como nas lições do movimento socialista mundial, cuja história “não conhece o caso de nenhum partido governante débil no aspecto político, inconsistente no ideológico e organizacional, e dominado pela indisciplina e mau estilo de trabalho que tenha dirigido corretamente a revolução e servido devidamente ao povo.”

Ao final, esclareceu as tarefas correspondentes à Escola de acordo com a nova demanda de construção segundo os cinco pontos, Moldura4cuja finalidade não se dedica apenas à construção partidária, mas ao futuro da revolução e do povo. Todos os quadros a serem formados devem compreender seu papel histórico na luta pela independência e assumir sua responsabilidade sobre o destino do povo, a quem o Partido “possa confiar os assuntos de 50 e 100 anos e várias décadas depois”. Neste sentido, os professores e trabalhadores da Escola devem ter clareza de seu papel histórico na formação destes quadros, e de que o Partido é indispensável para sua própria existência. O fortalecimento do Partido e o aprefeiçoamento de seu trabalho é o que garante àqueles profissionais responsáveis pela Escola as condições estruturais para que docentes e discentes se dediquem totalmente aos estudos.

Dedicou sua palestra também a detalhar como os cinco pontos se refletem no trabalho da Escola, sempre apontando as dificuldades a serem superadas à medida que avalia a trajetória daquela que foi sua própria escola, assim como daqueles que o antecederam na direção da Revolução. E não são poucos os desafios para aqueles que se propõem como “projetistas que formam os talentos desenvolvidos política, ideológica e intelectualmente” que conduzirão o futuro do país; que constituem “o cérebro da construção teórico-ideológica do partido”; que devem “demonstrar e explicar a justeza, Moldura5a cientificidade e a vitalidade das novas linhas, políticas e orientações de luta” e, ao mesmo tempo, devem prezar pela “introdução ativa de novas formas e métodos didáticos acompanhados das ciências e tecnologias modernas”.

Parabéns à Escola Central de Quadros por sua trajetória, seu papel na construção do PTC e da República Popular Democrática da Coreia. Sucesso, muita força e saúde para superar os obstáculos impostos pela burguesia internacional em seu caminho e continuar escrevendo junto ao povo sua própria história; contribuindo assim, na teoria e na prática, à construção do socialismo mundial e à independência definitiva dos povos.

LEIA AQUI A PALESTRA NA ÍNTEGRA