Frustrado atentado terrorista com avião de passageiros na China

Fontes oficiais disseram na sexta-feira (7/03) que foi frustrado um plano de ataque terrorista em um avião de passageiros que partiu de Urumqi, capital da Região Autônoma de Xinjiang, na zona noroeste do país.

Frustrado atentado terrorista com avião de passageiros na China

Fontes oficiais disseram na sexta-feira (7/03) que foi frustrado um plano de ataque terrorista em um avião de passageiros que partiu de Urumqi, capital da Região Autônoma de Xinjiang, na zona noroeste do país.

O Avião da Companhia China Southern Airlines partiu às 10:35 (hora local) e se viu obrigado a aterrissar em Lanzhou, capital da província vizinha de Gansu, às 12:40, pois “algumas pessoas estavam intentando provocar um desastre aéreo”, disse Nur Bekri, presidente do governo regional de Xinjiang.

Os atacantes foram detidos ao embarcar pela policia aérea, e todos os passageiros e membros da tripulação que estavam a bordo saíram ilesos do incidente, declarou Nur aos jornalistas.

O avião chegou ao seu destino original, Beijing, ano sábado de manhã (8/03).  

 Um funcionário da tripulação disse que os seqüestradores estavam armados, mas um cadete à paisana atirou em um deles.

Os seqüestradores estão sob custódia em Lanzhou, porém, por questão de segurança, não foi informado quantos eram.

Nur Bekri disse que as autoridades estão investigando “quem são os atacantes, e qual a procedência e antecedentes destes”.

“Porém, podemos assegurar que eles intentavam provocar uma explosão na aeronave”.

No entanto, Wang Lequan, membro do Comitê Central do Partido Comunista da china, e chefe do Comite Regional do Partido em Xianjiang, disse que “os terroristas já estavam a mais de um mês em Urumqi e planejavam um ataque contra os Jogos Olímpicos de Beijing”.

 A policia chinesa já desintegrou neste ano outro plano terrorista, no final de janeiro, quando estourou um campo de treinamento terrorista em Urumqi. A operação também confiscou metralhadoras, granadas, pistolas e munições.

“Os Jogos Olímpicos previstos para agosto são um grande acontecimento, mas sempre existem grupos planejando sabotagens. E isso não é mais nenhum segredo”, disse Wang.

Diário do Povo