EDIÇÃO 515
Para onde caminha a humanidade?
A cada dia aumenta um sentimento compartilhado de desesperança e medo, confusão e violência, nutrido por imagens e discursos que passam a dominar os noticiários, as conversas e as ideias da população em geral. Às disputas violentas tão próximas à nossa realidade – a resistência no campo e na floresta contra a sede do lucro garimpeiro, madeireiro, farmacêutico, agroindustrial; ou a mera sobrevivência urbana resistindo à disputa territorial entre tráfico, milícias e polícia –, somam-se as guerras em que figuram elementos neonazistas (Ucrânia) e fascistas (Israel); o exército americano atuando nos 50 estados dos EUA para conter mobilizações contra a política migratória de Trump; e o temor ao fim da vida humana no planeta, seja pela hecatombe nuclear ou pela ruptura do delicado equilíbrio ecológico que hoje nos sustenta.
Diplomacia Multilateral do Vietnã: Uma Jornada de Integração Global e a Marca no BRICS 2025
Enquanto o Brasil se prepara para sediar a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7/7/ 2025, o Vietnã, como o décimo parceiro do BRICS, destaca-se como um exemplo vibrante de habilidade e dedicação na diplomacia multilateral, trabalhando para construir um mundo pacífico, justo e próspero. Sua presença além de marcar um novo passo em sua trajetória de integração internacional, reflete seu compromisso em abordar desafios globais, do desenvolvimento sustentável até a resposta às mudanças climáticas.
Atos por justiça para pesquisadora da USP, Bruna Oliveira da Silva, assassinada em São Paulo
No dia 25 de abril, foram organizados dois atos em repúdio ao assassinato da mestranda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
Para “Pepe” In Memoriam
Em 13 de maio de 2025, morreu um dos últimos comandantes vivos do Movimento de Libertação Nacional Tupamaro (MLN-T) do Uruguai. José “El Pepe” Mújica, membro do Comando Central Tupamaro, ex-refém da ditadura uruguaia, deputado e ex-presidente da República Oriental do Uruguai. Mas além desses títulos, o que mais era o “Pepe”, como os uruguaios e milhões de pessoas ao redor do mundo o chamavam carinhosamente?
PCML(Br) condena ataque de Israel ao Irã
O Partido Comunista Marxista Leninista – Brasil (PCML-Br), condena o violento ataque não provocado contra as instalações nucleares da República Islâmica do Irã perpetrado pelo estado sionista e genocida de Israel, um ato de guerra injustificado e inconsequente com potencial de escalar ao nível nuclear e à esfera global.