Notícias

Inverta no Identi.ca e no Twitter

Como forma de agilizar nossa comunicação e ampliarmos a difusão das notícias e análises do Jornal Inverta, foram criadas contas no Identi.ca e no Twitter respectivamente. Ambas as páginas terão o mesmo conteúdo.

Apontamentos para um Estudo da Produção de Software e a Perspectiva do Software Livre como Embrião de uma Produção Socialista

O presente artigo põe em destaque a contemporânea, e polêmica, questão do Software-Livre. De discurso libertário e inserido à esquerda no debate acerca dos direitos de propriedade intelectual, o chamado Movimento do Software-Livre apresenta, no entanto, ainda uma série de limitações, ao manter-se atrelado a uma concepção de liberdade puramente técnica e afastada, desta forma, das condições materiais da realidade. Neste sentido, o autor aponta a necessidade indispensável de proceder-se a uma análise da questão sob o ponto de vista do materialismo histórico e dialético, colocando a conjugação da luta pelo Software-Livre à luta contra o modo de produção capitalista como condição fundamental de imprimir-lhe um caráter realmente progressista e de libertação da humanidade.

Ari Silva presente!

Faleceu no dia 22 de maio no município de Belford Roxo - RJ o comunista histórico Ari Silva. Grande parte de seus 80 anos foram dedicados à luta de libertação do proletariado brasileiro e internacional.

Presidente russo tributa homenagem a soldados mortos

Moscou, 8 mai (Prensa Latina) O presidente russo, Dmitri Medvédev, tributou hoje uma homenagem à memória dos caídos na Grande Guerra Pátria (1941-1945) com uma oferenda floral na tumba ao Soldado Desconhecido, nas muralhas do Kremlin. Medvédev depositou no memorial uma coroa de flores enfeitada com uma fita tricolor do estandarte da Federação da Rússia e a assinatura do Presidente.

Manifesto do 1º de Maio de 2009

O 1º de Maio é o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores em homenagem à histórica greve pela redução da jornada de trabalho, iniciada nesse dia, no ano de 1886, em Chicago, Estados Unidos. Protestavam contra os maus tratos e os baixíssimos salários e reivindicavam melhores condições de trabalho e jornada de 8 horas. Os grevistas foram duramente reprimidos e os seus líderes Albert Parsons, Adolfo Fisher, George Engel e Augusto Spies foram enforcados, mas as grandes greves que marcaram aquele período assinalaram a retomada da luta operária e socialista depois da derrota da Comuna de Paris em 1871.