Notícias

O Povo Originário Pytaguari

A luta do povo Pytaguari está ressurgindo a sua luta recentemente e, agora, se vêem deparados com uma nova realidade e uma antiga contradição: Se hoje conseguimos a "demarcação", por que é que ainda sofremos com "posseiros" e a violência destes"?

Curta Metragem Paraibano mostra solidão no terminal da cidade Paraibana Campina Grande

"O filme foi rodado em Campina Grande, no Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo, no final de semana passado, indo do sábado e atravessando as primeiras horas da madrugada da segunda-feira (28). Tem como pano de fundo a história de um homem que assiste a sua própria solidão vivida em meio a uma multidão que atravessa aquele terminal em todos os sentidos, num vai e vem frenético no qual ficam escondidos emoções, razões, objetivos e frustrações,"

Eis o Carnaval!

Texto escrito por Marcos Roberto sobre o engodo do carnaval capitalista. "Enquanto correm os folioes, correm os ambulantes vítimas da exploração".

Comunistas do PCML em passeata do Fórum Social Mundial (Fortaleza-CE)

Como parte das atividades do Fórum Social Mundial (FSM), diversos movimentos sociais e partidos políticos participaram de um ato que começou com uma passeata e terminou em um Ato cultural na Praça do Ferreira, local tradicional de muitas manifestações, neste dia 26/01. Os comunistas revolucionários foram representados por um grupo de camaradas do PCML que participaram das atividades, propondo a alternativa comunista da Revolução e fazendo a denuncia histórica dos horrores do imperialismo sobre os povos insurgentes do mundo.

Programa Agrário dos guerrilheiros das FARC

O texto a seguir fora escrito em 20 de Julho de 1964, logo na origem nas Fuerzas Armadas Revolucionarias da Colômbia e já refletiam o comprometimentos dos guerrilheiros com o campesionato colombiano – representante do grande contigente de massas exploradas no país.

Breve História das FARC-EP

Retrospectiva histórica do movimento guerrilheiro, comunista e camponês, que consumou com a constituição das Fuerzas Armadas Revolucionarias da Colômbia, em 27 de maio de 1964. Cronologia extraída da Revista Resistência, editada pelas FARC, em maio de 2004, por ocasião de seus 40 anos de combate.

Arranca-rabo na AL-CE revela caráter da instituição

A Assembléia Legislativa do Ceará sempre foi o cenário de disputas político-eleitoreiras em que constroem novos currais - sob o estigma do apadrinhament político. Recentemente a AL foi palco de mais uma dessas disputas, que traduzem o descompromisso dos parlamentares com o povo cearense.

Palestra de Alfonso Fraga e Aluísio Beviláqua. Lançamento da Revista Tricontinental no Ceará

Foi realizado neste ultimo dia 5 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, a palestra e exposição “Che: Ontem, hoje e sempre”, proferida por Alfonso Fraga, secretário-geral da OSPAAAL – Organização de Solidariedade aos Povos da África, Ásia e América Latina, e Aluísio Pampolha Beviláqua, sociólogo e editor do seminário comunista Inverta. Juntamente , foi lançada a Revista Tricontinental , Órgão Central da OSPAAAL.

O que se esconde por trás da Ceará Steel?

Resportagem da Juventude 5 de Julho que demonstra a verdadeira face, e o que representa o mega-empreendimento da Ceará Steel, alardeado por uns como solução, mas que demonstra através de dados um desatre total ao povo cearense, em benefício da oligarquia local.

Nota do PCML sobre Operação Emanuel : LIBERDADE JÁ!

Na virada de ano que passou, a ex-assessora de candidatura presidencial Clara Rojas, Emmanuel, filho de Clara e de um guerrilheiro, e a ex-congressista Consuelo González deveriam ter festejado com seus familiares, não fosse a atitude guerreirista de Álvaro Uribe Vélez.

FARC-EP libertam unilateralmente prisioneiros

Neste fim de dezembro, pelo menos 3 prisioneiros de guerra retidos pelas FARC-EP (a ex-candidata à vice-presidência, Clara Rojas, seu filho Emmanuel e a ex-congressista Consuelo González) estarão em liberdade, celebrando com alegria a chegada das festas e do Ano Novo junto a seus familiares.

COMUNICADO MRTA EN ESPAÑOL:

A 11 años de la toma de la residencia del embajador de Japón en Lima… Convirtamos cada jornada de lucha y creación heroica en un 17 de Diciembre afirmando la Revolución y el Socialismo