Jornal INVERTA, rumo aos 20 anos, agora disponível no Cedem em São Paulo

O Centro de Documentação e Memória (Cedem), órgão vinculado à Vice-Reitoria da UNESP (Universidade Estadual Paulista) tem como objetivo preservar, pesquisar e difundir a memória dos movimentos sociais brasileiros contemporâneos, bem como outras fontes produzidas no âmbito da missão da Universidade: ensino, pesquisa, extensão. Tem sob sua guarda importantes acervos referentes à história das esquerdas brasileiras e a outros movimentos sociais e culturais ocorridos, principalmente, no século XX. Abriga arquivos e coleções produzidos, acumulados ou publicados por pessoas, organizações, partidos políticos e demais entidades, identificadas como formadoras e integrantes dos movimentos das esquerdas brasileiras.

- ASMOB - Archivio Storico del Movimento Operaio Brasiliano

-  CEDESP - Centro de Documentação e Estudos da Cidade de São Paulo

-  CEMAP - Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa

-  PCB - Fundado em março de 1922 como Partido Comunista do Brasil

-  IRM - Instituto Cultural Roberto Morena

-  MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

-  Editora Oboré

-  Santo Dias

-  Clube de Mães da Zona Sul

-  Clóvis Moura

-  Davino Francisco dos Santos.

-  POLOP - Organização Revolucionária Marxista Política Operária

-  UPA - University Publications of America

 

E agora o Jornal INVERTA também integrará este acervo, ficando disponível a todos aqueles que queiram consultar seu conteúdo e conhecer mais sobre a literatura operária.

Em entrevista com seu coordenador, Antonio Celso Ferreira, descubrimos que o Cedem foi constituído por iniciativa de um grupo de professores da área de Humanidades da Universidade Estadual Paulista UNESP, em 1987, preocupados em preservar e pesquisar a memória para entender a universidade, sua constituição, as consequencias decorrentes da mesma, os movimentos de docentes e estudantes devido sua controvertida criação. Nasce inicialmente como um programa, um projeto, que no final década de 80, devido ao reconhecimento que passa a ter por seu manejo de arquivos, transforma-se em um Centro de Documentação a partir de propostas que a UNESP passa a receber de movimentos e organizações que queriam doar ou deixar sobre sua guarda seu material para que fosse preservado, pesquisado e divulgado ao público. Destaca que vivíamos o período de redemocratização e muitos dos movimentos que estavam na ilegalidade começam a ter maior relevância no cenário público, alguns passando inclusive à legalidade, com farta documentação sobre a história do movimento operário, que passam a integrar o acervo. A partir disso, o Cedem define dois eixos: memória da universidade (retrospectiva à gestão universitária e à pesquisa científica) e memória social (dos movimentos sociais).

O Professor Antonio Celso também nos contou que o Cedem é especializado na prestação de apoio informativo à pesquisa social e realiza amplos projetos de digitalização dos documentos sob sua guarda, com o apoio da Fapesp e da própria universidade (Biblioteca Digital). Além disso, trabalha-se com os doadores ou cedentes, de maneira que estes se transformam em parceiros do Cedem e podem desenvolver projetos e atividades de captação de recursos para financiar este projeto de digitalização.

O Cedem promove também debates com fudamentação de relevância científica e acadêmica na sua sede, localizada no centro de São Paulo, que são apresentados de maneira que possam ser discutidas por uma população mais ampla que a população acadêmica.

Segundo seu coordenador, um Centro de Documentação não pode ser um arquivo morto, ou um depósito de documentos para pesquisa acadêmica, ele deve proporcionar exposições presenciais ou virtuais, deve ser o lugar onde as pessoas possam visitar, estudar e participar das atividades. Além da importância de se preservar a memória política e social dos movimentos sociais.

Mais informações podem ser encontradas na página http://www.cedem.reitoria.unesp.br

Camila Rocha

Diego Becker