Notícias
Nota ao Povo do Rio de Janeiro
O segundo turno em capitais como o Rio de Janeiro representa uma luta entre as oligarquias e a base aliada do governo Lula. Por isso, indicamos Eduardo Paes para manter dividida e sem articulação em nosso estado as forças da reação política, os compromissos do PT e sua base aliada obrigam a que todo aliado mude seu perfil eleitoreiro e administrativo e em épocas de crise as forças políticas em combate acirram estas características.
Resistência contra ação de despejo no Bairro Caça e Pesca
Denúncia dos moradores do Bairro Caça e Pesca, em Fortaleza, de arbitrariedades da Polícia Militar, que a mando do Grupo Empresarial M.Dias Branco, tem provocado e ameaçado a invasão de um terreno ocupado por 80 famílias excluídas do acesso a moradia digna.
Avelino González Claudio
Militante do Exército Popularr de Boricua - Los Macheteros, organização político-militar porto-riquenha liderada por Filiberto Ojeda até sua morte em combate em 2005, Avelino González Claudio foi preso no último dia 7 de fevereiro de 2008 acusado de planejar a recuperação de 7 milhões de dólares de um carro-forte em 1983. Seu julgamento será no dia 6 de novembro deste ano, e É NECESSÁRIA A MOBILIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE AO REDOR DO MUNDO. LIBERDADE JÁ PARA O CAMARADA AVELINO GONZÁLEZ CLAUDIO!
Carta de Simón Trinidad em seu julgamento
Alegato de Simón Trinidad lido em seu julgamento ilegal, no dia 28 de janeiro de 2008, nos EUA.
"Crise hipotecária" estoura, e revela sua essência de superprodução
Se até agora a movimentação no Centro Dinâmico do capitalismo mundial era por evitar o estouro da crise hipotecária, forma pela qual se manifestou a crise de superprodução no mercado imobilário dos EUA, a ação agora parece ser de contenção de danos.
Terceiro maior banco de investimentos dos EUA quebra e país estatiza bancos hipotecários
Lehman Brothers pede concordata e nem mesmo a nacionalização temporária dos dois maiores bancos de hipotecas dos EUA, FannieMae e FreddyMac, parece ter sido suficiente para estancar a crise no centro dinâmico do capitalismo mundial.
Comunicado das FARC-EP: Acerca da detenção de Simón Trinidad
Comunicado do Estado Maior Central das FARC-EP, de 13 de janeiro de 2004, acerca da detenção do camarada Simón Trinidad
Ato nacional em solidariedade às mulheres condenadas por fazer aborto
Dia 26/09, em São Paulo, com concentração na Praça Ramos às 13:30.
Relações entre EUA e Venezuela em marcha-ré
11 de setembro - Venezuela expulsa o embaixador dos EUA em solidariedade à Bolívia, e afirma que defenderá militarmente o governo de Evo Morales caso a direita se atreva a dar um golpe de Estado.
Marie Haydée Beltrán Torres
Militante das Forças Armadas de Libertação Nacional, organização político militar porto-riquenha liderada por Filiberto Ojeda nos EUA, Marie Haidée Beltrán Torres foi presa aos 25 anos, em 1980. Foi a primeira prisioneira de guerra porto-riquenha a ser condenada à PRISÃO PERPÉTUA e recusou-se a aceitar os advogados de defesa do governo dos EUA, alegando que não fizera nada e que, ao ser prisioneira de guerra, como tal deveria ser julgada. Não foi acusada de nenhuma ação específica. LIBERDADE JÁ PARA A MARIE HAIDÉE BELTRÁN TORRES!
Oscar Lopez Rivera
Militante do Exército Popular de Boricua - Los Macheteros, organização político-militar porto-riquenha dirigida por Filiberto Ojeda nos EUA, Oscar Lopez Rivera foi condenado a 70 anos de prisão. Recusou em 1999 a proposta de anistia feita pelo governo estadunidense sob a condição de que "se arrependesse", afirmando que não se arrepende, e que o crime é o colonialismo. LIBERDADE JÁ PARA O CAMARADA OSCAR LÓPEZ RIVERA!
Carlos Alberto Torres
Carlos Alberto Torres foi preso aos 28 anos, em 1980, por militar nas Forças Armadas de Libertação Nacional, organização político militar porto-riquenha liderada por Filiberto Ojeda nos EUA. Não foi acusado de nenhuma ação concreta específica, tendo sido condenado a 88 anos de prisão. LIBERDADE JÁ PARA O CAMARADA CARLOS ALBERTO TORRES!
FALN: Posição Política
Extrato do documento original das Forças Armadas de Libertação Nacional, “Posição Política”, traduzido para o português
Ilich Ramirez Sanches
Biografia do Comandante "Carlos", mal-chamado "O Chacal"
Carta de Hugo Chaves a Ilich Ramirez
Carta-resposta do presidente da Rep. Bolivariana da Venezuela, Hugo Chavez Frías, ao cidadão venezuelano Ilich Ramirez Sanchez, o comandante "Carlos", comunista histórico internacionalista que lutou na FPLP palestina e encontra-se hoje como preso político na França.
Ilich Ramirez (mal-chamado Carlos, "o Chacal")
O comunista internacionalista venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, ou comandante Carlos, é conhecido também como “O Chacal”, apelido da imprensa burguesa para desqualificar sua ação. Preso desde 1994 na França, foi membro da FPLP palestina, realizando em 1976 o assalto à sede da OPEP em Viena, no qual foram capturados e depois libertados 62 reféns, inclusive ministros de 11 países, para divulgar a causa palestina. Na prisão, Carlos passou 10 anos em isolamento total e sofre tortura física e psicológica. LIBERDADE JÁ PARA O CAMARADA ILICH "CARLOS" RAMIREZ!
Marwan Barghouti
Marwan Barghouti foi reeleito em 2006 para o Conselho Legislativo Palestino e é um dos 40 parlamentares palestinos hoje na prisão. Militante de al-Mustaqbal e dirigente histórico de al-Fatah, esteve preso 3 vezes e exilado na Jordânia por 7 anos. Foi condenado pelo Estado israelense à irônica pena de 5 prisões perpétuas mais 40 anos. LIBERDADE JÁ PARA MARWAN BARGHOUTI.
Batasuna: Libertado Arnaldo Otegi
Arnaldo Otegi, histórico lider do Batasuna, é libertado após cumprir pena de 15 meses imposta pelo Estado espanhol.
Marcha conclui encontro de jovens de 24 movimentos sociais
Dos dias 11 a 15 de agosto, na Universidade Federal Fluminense, ocorreu o I Encontro Nacional da Juventude do Campo e da Cidade.
Ato contra a tortura, pela memória e justiça nas portas do DOI-CODI
Neste domingo, 24 de agosto de 2008, será realizado ato nas portas do antigo DOI-CODI, à Rua Tutóia, número 1100, pela memória e a justiça contra os crimes de Estado de ontem e de hoje.
Manifesto da nova geração pela memória, verdade e justiça: DOI-CODI NUNCA MAIS!
CHAMADO INTERNACIONAL PELA LIBERDADE DOS CINCO CUBANOS PRESOS NOS EUA
Assine a carta da Campanha Internacional pela libertação dos 5 heróis cubanos
Cano: Encontrar-nos com o governo continua vigente
O comandante-em-Chefe das FARC-EP envia o pensamento da organização a todos os membros das FARC e oficializa alguns movimentos imprescindíveis no seio da organização guerrilheira, além de enviar sua saudação revolucionária a todo o povo e aos povos irmãos.
Venezuela: Verdadeira Liberdade e Soberania
"Falar hoje, 5 de julho de 2008, longe da Venezuela e tratar da Venezuela na realidade sócio-política atual da América Latina e em particular da América do Sul é rememorar e encontrar simbolicamente com nossos antepassados e a proeza emancipadora, libertária."
Discurso proferido por Dr. Edgar González Marin, Cônsul Geral da República Bolivariana da Venezuela no Rio de Janeiro, em comemoração ao 5 de Julho, Dia da Independência da Venezuela.
Criminalização da vida
No RS, em 24 de junho foi denunciado para audiência publica de direitos humanos e para a imprensa processo perpetrado por dois promotores do MP gaúcho para desocupação de dois acampamentos do MST, remetendo à perseguição feita pela ditadura militar às ligas camponesas.
Juventude resgata o heróico 5 de Julho
A Juventude 5 de Julho realizou uma homenagem aos insurgentes que tombaram em 1922 após terem se levantando contra a República Velha das oligarquias.
Israel e terrorismo de Estado: os 60 anos da Nakba
No dia 16 de maio, ocorreu, no vão livre do MASP na cidade de São Paulo, um ato pelos 60 anos da Nakba palestina. Em 1948 é criado o Estado de Israel, seguido pela expulsão de 700 mil árabes não-judeus da região. Iniciou-se, assim, a mais longa ocupação do mundo contemporâneo e um relevante enclave para o imperialismo.
20 anos de vida, uma enorme crise e ausência de identidade: eis o PSDB, o carro forte da burguesia na política.
O PSDB completa 20 anos de história em meio à corrupção em gestões estaduais e municipais. Sua história coincide com a inclusão brasileira no neoliberalismo. A sigla que construi-se de cima para baixo, vive hoje uma de suas maiores crises e corre o risco de perder o papel que sempre ocupou: o da defesa dos interesses da burguesia.
Abutre, o primeiro romance de um dos pais do RAP
Harlem, Bronx, Chelsea e Broklin, 1968 e 1969. Linguagem corrida, como uma conversa, cheia de gírias. Assaltos, gangues, drogas, violências, adolescência e militância. São estes os elementos que enchem o romance Abutre de Gil Scotte-Heron, tido por muitos como o precursor do Ritmo e Poesia, R.A.P. na sigla em inglês. Comparável a um roteiro de filme de Spake Lee, que traz em seu currículo os longas Faça a Coisa Certa e Malcom X. Entre violência e militância política , os filmes recolocam o negro norte americano como protagonista na luta de classes combatendo a maior potência imperialista dentro de seu próprio quintal: a periferia das grandes metrópoles.
Justiça determinará sobre presença de militares em favela brasileira
Brasília, 18 jun (Prensa Latina) A Defensoria Pública da União do Brasil prepara hoje uma ação civil para retirar o Exército do carioca Morro da Providência, onde 11 militares estiveram implicados no assassinato de três jovens.
O procedimento que permitirá adotar uma decisão judicial foi anunciado pelo defensor de Direitos Humanos e Tutela Coletiva, Andre Ordacgy, e se baseia em que a Constituição não prevê atuação dessa força armada na segurança pública.