Notícias

NOTA DO PCML (Br) CONTRA O CÍRCULO DE FOGO QUE RONDA NOSSA AMÉRICA

É inaceitável o golpe que retirou Evo Morales da presidência da Bolívia e o massacre patrocinado pela direita imperialista com a cobertura da Organização dos Estados Americanos (OEA) contra a vontade popular e a autodeterminação dos povos. É inaceitável que a embaixada da República Bolivariana da Venezuela seja invadida por milicianos venezuelanos e brasileiros em nome de um golpista que se autoproclamou presidente.

Subserviência governo do Equador ao FMI enfrenta greve e resistência indígena!

O governo eliminou os subsídios ao diesel Hola gasolina em um país produtor de petróleo, liberou o preço ao mercado internacional permitindo então a flutuação do mesmo, reduz um dia de salário para os servidores públicos, reduziu as férias destes públicos de 30 a 15 dias, e este foi o primeiro pacote das medidas que contempla a carta de intenção assinada pelo governo nacional e o FMI.

Coletivo Religiosos Antifascismo é formado na capital pernambucana

Na noite do último dia 9 de julho, terça-feira, homens e mulheres de diversas matizes religiosas reuniram-se no centro do Recife para discutir a formação do coletivo Religiosos Antifascismo. A iniciativa foi puxada pelo Reverendo Wellington Nascimento, da Igreja Episcopal da Libertação e do Movimento Evangélico Progressista – MEP.

60 anos de Prensa Latina e os laços inquebrantáveis com o INVERTA

Os 60 anos de existência da Agência informativa Latino Americana - Prensa Latina, uma grande e vitoriosa iniciativa para os povos da América Latina e do Mundo em busca da informação verdadeira, livre das amarras do Capital e suas falácias. Os trabalhadores e trabalhadoras do Jornal Inverta celebram aqui no Brasil em cada rincão onde nossa imprensa revolucionária alcança e mais o apreço e admiração por sua exitosa e exemplar trajetória, bem como reconhece que o segredo do sucesso de Prensa Latina é a solidez de princípios, a formação profissional e a dedicação revolucionária do seu corpo de trabalhadores.

Manifesto do 1º de Maio de 2019

No 1º de maio de 2019, os trabalhadores no Brasil vivem um grave momento, marcado pelo aprofundamento da Crise Orgânica do Capital. Entre outros desdobramentos dessa crise, o forte desemprego, que ultrapassa os 13 milhões, e a destruição dos direitos sociais devem merecer especial atenção da classe trabalhadora em seu dia.

O golpismo teleguiado contra a Venezuela!

No último dia 4 de janeiro, o chamado Grupo de Lima (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia), com voto contrário do México, aprovou graves medidas intervencionistas contra a Venezuela

O processo do Caso Lula e o desrespeito às leis no Brasil

Mais uma vez o Processo Jurídico do Caso Lula cria um problema institucional no Brasil. A ordem de libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Polícia Federal, em Curitiba, pelo Desembargador do TRF-4 de plantão, Rogério Favreto, foi cassada horas depois pelo Presidente do mesmo tribunal, Desembargador, Carlos Eduardo Flores.

As eleições de 20 de maio na Venezuela

A campanha presidencial na Venezuela foi iniciada em 23 de abril, tendo como candidato o presidente Nicolás Maduro. As prioridades segundo o presidente são: a) consolidação do processo educacional público alcançando 100% de escolaridade, buscando equacionar problemas de fornecimento em todos os níveis; b) fortalecer o carnê da Pátria; c) alcançar cinco milhões de moradias da Grande missão casa para que se possível todas famílias consigam um lar; d) vencer a grande revolução econômica para obstaculizar o assédio internacional.

Equador, um breve histórico do governo de Correa e Moreno

Lenin Moreno não só se distanciou de Rafael Correa como indivíduo, mas a consulta popular tenta mudar o processo equatoriano também no nível político. Porém, é importante se perguntar até onde o atual presidente mudará a política de seu antecessor, e até onde as disputas internas pelo poder permitirão retrocessos e avanços.

Pernambuco: Semana da Classe Trabalhadora

A partir do dia 24 de abril, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais de todo estado de Pernambuco promovem a 5 º edição da Semana da Classe Trabalhadora, “Trabalhadores em Luta Contra o Golpe nos seus direitos”, uma série de atividades políticas e culturais que preparam os trabalhadores para o 1º de Maio.

CUBA REITERA SEU APOIO A LULA

O Ministério de Relações Exteriores da República de Cuba denuncia a prisão com fins políticos do companheiro Luiz Inácio “Lula” da Silva, o que constitui um fato gravíssimo ao tentar impedir que o líder mais popular do Brasil seja candidato à presidência desse país.

PCML na luta contra o fascismo

O PCML participou ativamente do ato, onde a proposta de unidade das esquerdas se centrará, entre outros pontos, na realização de um programa mínino, uma histórica proposta do Partido, que deva ser atendido para a defesa do povo.

Mulheres não deixem de ler esse texto!

Em Março, no mês das Mulheres, no mês do FSM, perdemos Marielle, mulher com M maiúsculo que lutou e mesmo sendo cria do complexo da Maré conquistou um curriculo admirável, pouco comum para as nossas realidades.

Marielle Franco, presente!

O Jornal INVERTA - Órgão Central do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) se soma ao imenso pesar pela morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, assassinados brutal e covardemente.

Nota Pública: No Cerrado piauiense, comunidades sofrem violências e perdem seus territórios

As entidades que compõem a Articulação dos Povos Impactados pelo Matopiba e a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, apoiadas por movimentos e organizações nacionais e internacionais, vêm novamente a público denunciar o alarmante aumento da violência e de violações de direitos às comunidades do Cerrado no Piauí, presentes na região de implementação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba (PDA MATOPIBA).

Dimas Antonio Casemiro, Presente!

O Grupo de Trabalho Perus confirmou hoje que os restos mortais encontrados no cemitério clandestino de São Paulo são do militante político Dimas Antônio Casemiro detido no dia 17/04/71 assassinado após dois dias de tortura nas mãos dos agentes da repressão política da ditadura civil-militar.