Notícias
Apontamentos para um Estudo da Produção de Software e a Perspectiva do Software Livre como Embrião de uma Produção Socialista
O presente artigo põe em destaque a contemporânea, e polêmica, questão do Software-Livre. De discurso libertário e inserido à esquerda no debate acerca dos direitos de propriedade intelectual, o chamado Movimento do Software-Livre apresenta, no entanto, ainda uma série de limitações, ao manter-se atrelado a uma concepção de liberdade puramente técnica e afastada, desta forma, das condições materiais da realidade. Neste sentido, o autor aponta a necessidade indispensável de proceder-se a uma análise da questão sob o ponto de vista do materialismo histórico e dialético, colocando a conjugação da luta pelo Software-Livre à luta contra o modo de produção capitalista como condição fundamental de imprimir-lhe um caráter realmente progressista e de libertação da humanidade.
(CLCN-RS) Nelson Jobim: PERSONA NON GRATA
O Comitê Gaúcho de Lutas Contra o Neoliberalismo vem publicamente declarar seu repúdio a presença na Universidade Federal de Pelotas – Ufpel - de Nelson Jobim.
Abaixo o Golpe contra o povo hondurenho e pela imediata restituição do Presidente José Manuel Zelaya ao Governo de Honduras!
Nota do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) condenando o golpe em Honduras!
COMUNICADO DE LAS REPRESENTACIONES DIPLOMÁTICAS DE LOS PAÍSES MIEMBROS DE LA ALIANZA BOLIVARIANA PARA LAS AMÉRICAS
"Estou sequestrado à força na Costa Rica", denunciou Zelaya
Companheiro Ledo presente !
Faleceu no dia 26 de maio, o combativo lider operário, Ledo Spaulucci, aos 74 anos de idade, num Hospital da cidade de Mauá - Estado de São Paulo.
Ari Silva presente!
Faleceu no dia 22 de maio no município de Belford Roxo - RJ o comunista histórico Ari Silva. Grande parte de seus 80 anos foram dedicados à luta de libertação do proletariado brasileiro e internacional.
Presidente russo tributa homenagem a soldados mortos
Moscou, 8 mai (Prensa Latina) O presidente russo, Dmitri Medvédev, tributou hoje uma homenagem à memória dos caídos na Grande Guerra Pátria (1941-1945) com uma oferenda floral na tumba ao Soldado Desconhecido, nas muralhas do Kremlin. Medvédev depositou no memorial uma coroa de flores enfeitada com uma fita tricolor do estandarte da Federação da Rússia e a assinatura do Presidente.
Manifesto do 1º de Maio de 2009
O 1º de Maio é o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores em homenagem à histórica greve pela redução da jornada de trabalho, iniciada nesse dia, no ano de 1886, em Chicago, Estados Unidos. Protestavam contra os maus tratos e os baixíssimos salários e reivindicavam melhores condições de trabalho e jornada de 8 horas. Os grevistas foram duramente reprimidos e os seus líderes Albert Parsons, Adolfo Fisher, George Engel e Augusto Spies foram enforcados, mas as grandes greves que marcaram aquele período assinalaram a retomada da luta operária e socialista depois da derrota da Comuna de Paris em 1871.
Nota do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) condenando massacre em Gaza
Parar imediatamente o bombardeio à Faixa de Gaza
e condenar crimes de guerra de Israel e dos EUA
Arroz: aumento na auto-suficiência da produção cubana
Segundo o vice-ministro de agricultura cubano, Juan Pérez Lama, em 5 anos Cuba pretende reduzir pela metade as importações de arroz. Veja como e por quê.
Nota ao Povo do Rio de Janeiro
O segundo turno em capitais como o Rio de Janeiro representa uma luta entre as oligarquias e a base aliada do governo Lula. Por isso, indicamos Eduardo Paes para manter dividida e sem articulação em nosso estado as forças da reação política, os compromissos do PT e sua base aliada obrigam a que todo aliado mude seu perfil eleitoreiro e administrativo e em épocas de crise as forças políticas em combate acirram estas características.
Resistência contra ação de despejo no Bairro Caça e Pesca
Denúncia dos moradores do Bairro Caça e Pesca, em Fortaleza, de arbitrariedades da Polícia Militar, que a mando do Grupo Empresarial M.Dias Branco, tem provocado e ameaçado a invasão de um terreno ocupado por 80 famílias excluídas do acesso a moradia digna.
Avelino González Claudio
Militante do Exército Popularr de Boricua - Los Macheteros, organização político-militar porto-riquenha liderada por Filiberto Ojeda até sua morte em combate em 2005, Avelino González Claudio foi preso no último dia 7 de fevereiro de 2008 acusado de planejar a recuperação de 7 milhões de dólares de um carro-forte em 1983. Seu julgamento será no dia 6 de novembro deste ano, e É NECESSÁRIA A MOBILIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE AO REDOR DO MUNDO. LIBERDADE JÁ PARA O CAMARADA AVELINO GONZÁLEZ CLAUDIO!
Carta de Simón Trinidad em seu julgamento
Alegato de Simón Trinidad lido em seu julgamento ilegal, no dia 28 de janeiro de 2008, nos EUA.
"Crise hipotecária" estoura, e revela sua essência de superprodução
Se até agora a movimentação no Centro Dinâmico do capitalismo mundial era por evitar o estouro da crise hipotecária, forma pela qual se manifestou a crise de superprodução no mercado imobilário dos EUA, a ação agora parece ser de contenção de danos.
Terceiro maior banco de investimentos dos EUA quebra e país estatiza bancos hipotecários
Lehman Brothers pede concordata e nem mesmo a nacionalização temporária dos dois maiores bancos de hipotecas dos EUA, FannieMae e FreddyMac, parece ter sido suficiente para estancar a crise no centro dinâmico do capitalismo mundial.
Comunicado das FARC-EP: Acerca da detenção de Simón Trinidad
Comunicado do Estado Maior Central das FARC-EP, de 13 de janeiro de 2004, acerca da detenção do camarada Simón Trinidad
Ato nacional em solidariedade às mulheres condenadas por fazer aborto
Dia 26/09, em São Paulo, com concentração na Praça Ramos às 13:30.
Relações entre EUA e Venezuela em marcha-ré
11 de setembro - Venezuela expulsa o embaixador dos EUA em solidariedade à Bolívia, e afirma que defenderá militarmente o governo de Evo Morales caso a direita se atreva a dar um golpe de Estado.
Marie Haydée Beltrán Torres
Militante das Forças Armadas de Libertação Nacional, organização político militar porto-riquenha liderada por Filiberto Ojeda nos EUA, Marie Haidée Beltrán Torres foi presa aos 25 anos, em 1980. Foi a primeira prisioneira de guerra porto-riquenha a ser condenada à PRISÃO PERPÉTUA e recusou-se a aceitar os advogados de defesa do governo dos EUA, alegando que não fizera nada e que, ao ser prisioneira de guerra, como tal deveria ser julgada. Não foi acusada de nenhuma ação específica. LIBERDADE JÁ PARA A MARIE HAIDÉE BELTRÁN TORRES!
Oscar Lopez Rivera
Militante do Exército Popular de Boricua - Los Macheteros, organização político-militar porto-riquenha dirigida por Filiberto Ojeda nos EUA, Oscar Lopez Rivera foi condenado a 70 anos de prisão. Recusou em 1999 a proposta de anistia feita pelo governo estadunidense sob a condição de que "se arrependesse", afirmando que não se arrepende, e que o crime é o colonialismo. LIBERDADE JÁ PARA O CAMARADA OSCAR LÓPEZ RIVERA!
Carlos Alberto Torres
Carlos Alberto Torres foi preso aos 28 anos, em 1980, por militar nas Forças Armadas de Libertação Nacional, organização político militar porto-riquenha liderada por Filiberto Ojeda nos EUA. Não foi acusado de nenhuma ação concreta específica, tendo sido condenado a 88 anos de prisão. LIBERDADE JÁ PARA O CAMARADA CARLOS ALBERTO TORRES!
FALN: Posição Política
Extrato do documento original das Forças Armadas de Libertação Nacional, “Posição Política”, traduzido para o português
Ilich Ramirez Sanches
Biografia do Comandante "Carlos", mal-chamado "O Chacal"
Carta de Hugo Chaves a Ilich Ramirez
Carta-resposta do presidente da Rep. Bolivariana da Venezuela, Hugo Chavez Frías, ao cidadão venezuelano Ilich Ramirez Sanchez, o comandante "Carlos", comunista histórico internacionalista que lutou na FPLP palestina e encontra-se hoje como preso político na França.
Ilich Ramirez (mal-chamado Carlos, "o Chacal")
O comunista internacionalista venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, ou comandante Carlos, é conhecido também como “O Chacal”, apelido da imprensa burguesa para desqualificar sua ação. Preso desde 1994 na França, foi membro da FPLP palestina, realizando em 1976 o assalto à sede da OPEP em Viena, no qual foram capturados e depois libertados 62 reféns, inclusive ministros de 11 países, para divulgar a causa palestina. Na prisão, Carlos passou 10 anos em isolamento total e sofre tortura física e psicológica. LIBERDADE JÁ PARA O CAMARADA ILICH "CARLOS" RAMIREZ!
Marwan Barghouti
Marwan Barghouti foi reeleito em 2006 para o Conselho Legislativo Palestino e é um dos 40 parlamentares palestinos hoje na prisão. Militante de al-Mustaqbal e dirigente histórico de al-Fatah, esteve preso 3 vezes e exilado na Jordânia por 7 anos. Foi condenado pelo Estado israelense à irônica pena de 5 prisões perpétuas mais 40 anos. LIBERDADE JÁ PARA MARWAN BARGHOUTI.
Batasuna: Libertado Arnaldo Otegi
Arnaldo Otegi, histórico lider do Batasuna, é libertado após cumprir pena de 15 meses imposta pelo Estado espanhol.
Marcha conclui encontro de jovens de 24 movimentos sociais
Dos dias 11 a 15 de agosto, na Universidade Federal Fluminense, ocorreu o I Encontro Nacional da Juventude do Campo e da Cidade.
