Política

Painel Científico de Acompanhamento da Crise (PCAC): Uma grande iniciativa!

Foi realizado no dia 29 de maio o III Painel Científico de Acompanhamento da Crise (PCAC) que congregou pesquisadores de diversas áreas e países, que socializaram sua relevante análise sobre a Crise Orgânica do Capital, a questão da crise da Saúde e a crise na Cultura, relacionando-a com a pandemia do novo Coronavírus, a Covid-19. Na primeira parte do painel, palestraram Cônsul-geral da República Bolivariana da Venezuela, Dr. Edgar G. Marín, o ex-embaixador Samuel Pinheiro, Dr. Eduardo Costa, Drª Ana Alice Pereira, que refletirem os aspectos sociais e econômicos na crise da saúde, trazendo elementos fundamentais para compreensão da propagação do vírus e formas de contenção.

I Conferência online do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo

Convidamos os/as militantes dos Comitês de Lutas Contra o Neoliberalismo, lideranças dos Movimentos Populares e Sociais comprometidos com a formação dos Comitês para participarem da 1º Conferência online do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo. A atividade será exclusivamente online e será realizada no dia 5 de julho de 2020, domingo, das 14h às 18h.

MANIFESTO DO LEVANTE DAS MULHERES BRASILEIRAS

Já fomos às ruas dizer que “Quem Ama não Mata”, lutamos pelas “Diretas Já”, pelo “Fora Cunha”, “Fora Temer”, dissemos “Nenhuma a menos”. Bebemos da experiência das Marchas das Margaridas, da Marcha de Mulheres Negras, e, nas últimas eleições, gritamos que “Ele não”! #MulheresDerrubamBolsonaro

A crise do governo do atleta fanfarrão, a notitia criminis e a pandemia da Covid-19

O juiz Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, no dia 22 de maio, encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma solicitação de confisco do telefone celular de Jair Bolsonaro para uma perícia, como parte de uma investigação sobre a interferência do presidente na Polícia Federal (PF). O magistrado considerou a impossibilidade de ignorar esta “notitia criminis", que tem como base denúncias de crimes apresentadas por partidos da oposição e parlamentares que também exigiram apreender o telefone celular de seu filho, Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro.

Como será Cuba pós-pandemia?

Na ilha do Caribe, seu presidente, Miguel Díaz-Canel, alertou que são traçados planos para uma nova vida cotidiana que será necessariamente acompanhada de várias medidas para evitar o possível retorno da doença, como está ocorrendo em outros países.

Pandemia, uma nova ordem social e econômica!

É segunda-feira, 13 de janeiro em Wuhan. Acordei tarde, meu irmão de 14 anos não passou bem a noite, estava tossindo e com dificuldades para respirar, a febre não baixou de 38, e tenho que chegar à fábrica de automóveis onde trabalho; meu vizinho que trabalha em um laboratório farmacêutico me fala dos rumores de que há um tipo de gripe nova que é bastante perigosa e que devemos levá-lo ao hospital. Apenas alguns dias se passaram, todos nós estamos doentes em casa, minha mãe, meu irmão e eu, alguns vizinhos também estão doentes.

Pandemia e Saúde Mental

Neste momento, o mundo inteiro compartilha a mesma preocupação: o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e as medidas necessárias que devem ser tomadas para minimizar as consequências da COVID-19. Dentre essas medidas, o distanciamento ou isolamento social é a principal arma para garantir um certo nível de segurança e equilíbrio para os sistemas de saúde. No entanto, esta mesma tática traz inúmeros desequilíbrios, seja de ordem econômica, política, e, sobretudo, para a saúde mental das pessoas que vivem esse momento.

A pandemia de Covid-19

O coronavírus é um microrganismo identificado na década de 1960 que provocava infecção respiratória leve. No entanto, como todo vírus, o corona passou por mutações ao longo do tempo, sendo identificados, a partir de 2002, o SARS-CoV (que causou a Síndrome Respiratória Aguda Grave), o MERS-CoV (que causou uma epidemia de Síndrome Respiratória no Oriente Médio em 2012) e, agora, o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, todos estes provocando doenças cada vez mais graves.

Os coronavírus e o enfrentamento da Covid-19

Os Coronavírus não são um novo tipo de vírus, fazem parte da subfamília Orthocoronavirinae, da família Coronaviridae, da ordem Nidovirales, conhecidos desde meados dos anos 60 do século passado. Desde então, passaram por mutações e foram identificados em 2002 os primeiros casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS - Severe Acute Respiratory Syndrome), causada pelo coronavírus nomeado SARS-CoV; e em 2012, quando se manifestou uma epidemia de síndrome respiratória no Oriente Médio, causada pelo coronavírus MERS-CoV.

Camarada Kim-II Sung presente!

O Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil (PCML-Br) se soma às milhões de vozes que hoje honram a memória do grande líder Kim Il-Sung, libertador do povo coreano e fundador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), no dia de seu 108º aniversário.

Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia

Por ocasião dos 20 anos do aniversário da fundação do Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil, o Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia tem a honra de expressar as maiores congratulações e cumprimentações de companheirismo a seu Partido e a todos seus militantes.

Derrotaremos a nova agressão imperialista!

O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e o Procurador Geral daquele país, William Barr, iniciam uma nova agressão imperialista contra nossa pátria e nosso povo. Desta vez, o Presidente da República, Nicolás Maduro, o Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Diosdado Cabello, o Ministro da Indústria e Vice-Presidente de Economia do Setor, Tareck El Aissami, o Ministro da Defesa e o Vice-Presidente de Política GJ Vladimir Padrino, são falsamente acusados de traficantes de drogas.

Derrotaremos la nueva agresión imperialista

El Departamento de Estado de los Estados Unidos de Norteamérica y el Fiscal General de ese país, William Barr, inician una nueva agresión imperialista contra nuestra Patria y nuestro pueblo. Esta vez se acusa falsamente de narcotraficantes al Presidente de la República Nicolás Maduro, al Presidente de la Asamblea Nacional Constituyente Diosdado Cabello, al ministro de Industria y vicepresidente sectorial de Economía Tareck El Aissami, al ministro de Defensa y vicepresidente sectorial de Política GJ Vladimir Padrino López y otros altos funcionarios del Estado, como el Presidente del Tribunal Supremo de Justicia Maikel Moreno. Se trata de una gigantesca infamia contra buena parte del liderazgo fundamental de la Revolución Bolivariana.

Imperialismo norte-americano, tire as patas da Venezuela!

A ação promovida contra Maduro, classificando-o como narcotraficante, é absurda e repudiável. Com essa descarada obsessão de Washington em querer controlar tudo e todos, de querer impor a sua economia neoliberal, a sua cultura consumista e a exploração aos povos dos países em desenvolvimento, é cada vez mais clara a sua ação intervencionista contra os povos que se levantam para construir e se desenvolver independentes dos Estados Unidos.

Nota do CNCN sobre a COVID-19

O Congresso de Lutas contra o Neoliberalismo declara sua solidariedade neste momento tão difícil, antes de mais nada, afirmando que por mais difícil que seja, com certeza, essa calamidade passará. As medidas de isolamento seguem sendo a nossa melhor opção para acelerar essa transição e impedir a contaminação de nossos entes queridos e companheiros e companheiras.

Aula Magna da ex-Presidente Dilma Roussef na UERJ

A ex-Presidente , Dilma Roussef, abriu o Curso de Mestrado da UERJ e da Flacso com o tema: “Estado, Gobierno y Políticas Públicas”, no último dia 6 de Março, no Teatro Odylo Costa Filho, zona norte da capital fluminense. Fizeram parte da mesa de abertura do evento o Reitor da UERJ, Ricardo Lodi Ribeiro, a Pró Reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves, o Conselheiro da Flacso, Pablo Gentili e o Presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann.

Tragédia e farsa no governo Bolsonaro e a luta contra o neoliberalismo no Brasil

Nas ruas das principais cidades do país, os milhões de miseráveis que dormem nas marquises e disputam algum resto de comida, um milhão e 300 mil que esperam na fila do INSS algum tipo de seguridade à doença, à velhice e ao desamparo, os mais de 12 milhões de desempregados e outros milhões que padecem dos tormentos do trabalho agora com roupagem high tech; esse é apenas um esboço do retrato que o horror neoliberal traçou no nosso tecido social.

És de Palmares ou és capitão do mato?

Manifestantes de entidades do movimento negro ocuparam, hoje (29/11), em Brasília, a sede da Fundação Cultural Palmares em protesto à posse de Sérgio Nascimento Camargo, no dia 28 de novembro, que publicamente negou o racismo no Brasil, além de proferir ofensas em suas redes sociais ao povo brasileiro afrodescendente e às mulheres.

NOTA DO PCML (Br) CONTRA O CÍRCULO DE FOGO QUE RONDA NOSSA AMÉRICA

É inaceitável o golpe que retirou Evo Morales da presidência da Bolívia e o massacre patrocinado pela direita imperialista com a cobertura da Organização dos Estados Americanos (OEA) contra a vontade popular e a autodeterminação dos povos. É inaceitável que a embaixada da República Bolivariana da Venezuela seja invadida por milicianos venezuelanos e brasileiros em nome de um golpista que se autoproclamou presidente.