Política

Pela vida do povo!

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo (CNCN) vem desenvolvendo através de seus Comitês de Luta Contra o Neoliberalismo um conjunto de atividades visando pôr em prática o seu Programa de Emergência para o Brasil que foi apresentado no Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo em Outubro de 2020 em comemoração ao aniversário de 29 anos do jornal INVERTA.

MANIFESTO CONTRA O CORTE DE VERBAS NA CULTURA: NÃO TIREM O DINHEIRO DOS LIVROS!

Conselho do PMLLLB protesta contra Decreto que retirou recursos da Cultura, O Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo (CPMLLLB) vem a público demonstrar a sua surpresa e indignação diante do corte de R$ 10 milhões destinados anteriormente ao PMLLLB, o Plano do Livro da cidade de São Paulo, no Orçamento e aprovado pela Câmara Municipal em 2020.

Joaquin Piñero, Presente!

É com pesar que comunicamos o falecimento do companheiro Joaquin Piñero, dirigente e militante do MST. O dirigente foi vítima de um câncer contra o qual já vinha lutando há mais de seis meses.

Sem clareza no segundo turno do Equador

Após o anúncio de 7 de fevereiro feito pela CNE, após a contagem rápida, foi anunciado na rede nacional que os candidatos ao segundo turno seriam Andrés Arauz, candidato de Correa e Yaku Pérez, candidato de Pachakutik, por dois dias o candidato de Pachakutik liderou a contagem dos votos mantendo a segunda colocação e garantindo sua passagem para o segundo turno.

Conferência dos 60 Anos do Movimento dos Não-Alinhados

No dia 10/02/21, teve início a Conferência Internacional A ascensão da Ásia na história e Perspectiva Global – 60 anos depois de Belgrado: qual não-alinhamento em um mundo multipolar e para um futuro global?, que marca 60 anos de história do movimento que desempenhou papel essencial na história de luta e independência dos povos durante o século XX.

Segundo turno para a esquerda equatoriana

Este domingo, 7 de fevereiro, foram realizadas eleições presidenciais no Equador. Depois de 30 dias de campanha, as pesquisas apontavam ao candidato Andrés Araúz, representante de Rafael Correa, e ao banqueiro Guillermo Lasso em primeiro e segundo lugar respectivamente. No entanto, novamente as empresas de pesquisa foram as grandes perdedoras.

Contra o genocídio do Povo Brasileiro, Vacina já para todos!

Hoje, 1 de fevereiro de 2021, durante todo o dia o Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo realizou manifestações dos seus comitês de lutas em vários estados e cidades com o objetivo de exigir do governos federal, estaduais e municipais a imediata disponibilização para todos da vacina contra a Covid-19, que vitimou nacionalmente mais de 224 mil mortes em consequência da pandemia.

NOTA DE REPÚDIO

O Partido Comunista Marxista-Leninista Brasil repudia veementemente o anúncio por parte da administração de Donald Trump que inclui a República de Cuba na lista de Estados patrocinadores de terrorismo. Concordamos com o Ministério de Relações Exteriores de Cuba ao classificar essa “qualificação fraudulenta” como um “ato cínico e hipócrita” por parte de um governo “moralmente falido”.

Hip-hop: cultura, vida e resistência

Um grito por liberdade, uma esperança de permanecer vivo, ou até mesmo uma busca por autoconhecimento. Assim, muitos jovens definem o Hip-hop. Um movimento artístico, que em sua essência, garante o direito de fala e, principalmente, apresenta novos prismas e perspectivas às pessoas antes marginalizadas pela sociedade capitalista.

PCML(Br) assina Declaração de Pyongyang

Em resposta ao convite realizado pelo Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, o Partido Comunista Marxista Leninista – Brasil, declarou sua adesão e assinou a Declaração de Pyongyang, de Abril de 1992, imprescindível documento assinado por partidos comunistas, operários, socialistas e progressistas após a queda da URSS e do bloco socialista do Leste europeu, intitulado “Defendamos e avancemos a causa socialista” assinada em 20 de abril de 1992, na capital da RPDC, quando foram comemorados os 80 anos do camarada Kim Il Sung.

Segundo Turno das eleições de resistência ao golpe e ao fascismo!

As eleições municipais de 2020 acontecem no momento em que a Crise Orgânica do Capital foi acelerada pela crise sanitária desencadeada pelo vírus Sars-Cov 2 e devem ser aproveitadas para avançar na luta contra o golpe e o fascismo. Por mais que o governo queira dar sinais de certo recuo na sua ferocidade, não podemos piscar o olho.

Nota do CNCN: 20 de novembro, dia de luta contra o racismo e contra as atrocidades do neoliberalismo!

Na semana da consciência negra os crimes contra o povo preto se intensificam no Brasil. Ontem, dia 19 de novembro, João Alberto Silveira Freitas, 40 anos foi espancado até a morte por um policial militar (terceirizado – funcionário contratado pela Brigada Militar por tempo determinado) e por seguranças do Supermercado Carrefour, na zona Norte de Porto Alegre, mais um preto da classe trabalhadora é assassinado no Brasil.

Eleições de resistência ao golpe e ao fascismo!

As eleições municipais de 2020 acontecem no momento em que a crise orgânica do capital foi acelerada pela crise sanitária desencadeada pelo vírus Sars-Cov 2 e devem ser aproveitadas para avançar na luta contra o golpe e o fascismo. Conheça os candidatos apoiados e indicados nesta eleição 2020 pelo PCML.

XV Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo

Em um grande evento online, o XV Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2020, foram comemorados os 150 anos de Lenin, os 29 anos do Jornal Inverta, os 28 anos da circulação do Granma em português no Brasil e os 16 anos do Acordo entre a Prensa Latina e o Jornal Inverta. Assista aos vídeos do Seminário no canal da TV INVERTA no Youtube.

Viva Chile!!!!! América Latina vibra com vitória do povo chileno

O Povo chileno decidiu no dia 25 de outubro de 2020, enterrar a Constituição do ditador Pinochet. 78,24 por cento dos eleitores do plesbicito que abriu o caminho para a nova constituição da Carta Magna do país. Na capital do país, uma multidão foi às ruas festejar um novo começo, o grito que estava no peito de milhares de pessoas ecoou forte da Praça da Dignidad, para todo o Chile.

Candidato do MAS triunfa nas históricas eleições bolivianas

O candidato presidencial boliviano ao Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce, venceu as eleições gerais da Bolívia com 52,1% dos votos, anunciou hoje o pesquisador Ciesmori para a Unitel. De acordo com os resultados das pesquisas, relatados quase quatro horas após o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), em segundo lugar está Carlos Mesa da Comunidade Ciudadana com 31,5% dos votos, e Luis Fernando Camacho de Creemos, em terceiro lugar com 14,1%.