Política

Encontro Nacional da Juventude 5 de Julho

No dia 17 de dezembro se realizou em São Paulo, o encontro nacional da Juventude 5 de Julho, com o encontro de diversos jovens lideranças em seus locais de atuação, além de presenças do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo. O encontro marca também, o centenário do Levante dos 18 do forte de Copacabana, quando jovens tenentes e um cívil, preferiram dar suas vidas a viver uma vida de joelhos.

INVERARTE SÃO PAULO - 2022

Com muita música, poesia, artes visuais, literatura e artes marciais, assim foi o Inverarte que aconteceu no dia 17 de dezembro de 2022, na Favela do Nhocuné na zona leste da capital paulista.

Democracia X Protofascismo

Os atos ante democráticos que ocorreram na capital do país, Brasília, no Distrito Federal, no domingo 08/01/23, está sendo classificado como atos terroristas pelo caráter destrutivo dos bens públicos e dos prédios na Praça dos três poderes, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional

DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS

Em virtude das últimas notícias sobre o confisco dos recursos do Ministério da Educação, causando o não pagamento das bolsas de milhares de pós-graduandos pelo país, a ANPG convoca todas/os pós-graduandas (os), as/os cientistas brasileiras/as, e a sociedade civil, a reivindicarem o pagamento imediato das bolsas de estudos aos estudantes brasileiros, paralisando suas atividades a partir do dia 08 de dezembro de 2022 até o pagamento de todas as bolsas.

A IDEOLOGIA NEOLIBERAL E O PROTOFASCISMO: Os Assassinatos não são Atos Isolados

Assistimos com tristeza mais um atentado terrorista! A ação assassina em duas escolas no município de Aracruz, no Estado do Espirito Santo, região Sudeste do Brasil. A primeira na Escola Estadual Primo Bitti, onde três professoras foram assassinadas, Flávia Amoss Merçon Leonardo, de 38 anos, Cybelle Passos Bezerra, 45 anos e a professora Maria da Penha Banhos, 48 anos. A segunda na escola particular, Centro Educacional Prais de Coqueiral, onde uma aluna de doze anos, Selena Zagrillo, foi morta.

Os Sonhos e as Lutas não Morrem!

Na madrugada na noite do dia 8 de novembro deixou de respirar e transmitir os seus pensamentos o lutador Ivaldir José Rodrigues (Índio). Índio vinha lutando contra o câncer há alguns anos e a sua saúde piorou na última semana e vei a óbito no na terça-feira, dia 8/11/22.

ELEIÇÕES EM MINAS GERAIS

Em Minas Gerais apoiaremos e indicaremos candidatos comprometidos na organização e luta contra a política neoliberal que tomou conta do país após o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff.

Eleições 2022 nas principais capitais do país

Nesta edição, especial sobre as eleições no Rio de Janeiro, em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, com o apoio e a indicação de alguns candidatos do campo progressista nestas regiões. Em comum, encontra-se a unidade em torno da candidatura à presidência de Luís Inácio Lula da Silva (PT)

18 dias de greve nacional e vitória popular no Equador

Após 18 dias de greve nacional foi convocado o painel pelas três principais organizações indígenas do Equador, de 13 a 30 de junho de 2022, que culminou numa mesa de diálogo entre o governo neoliberal de Guillermo Lasso Mendoza e a Confederação de Nacionalidades e Povos Indígenas do Equador (CONAIE), Federação Nacional de Organizações Camponesas Indígenas e Negras (FENOCIN) e Federação Equatoriana de Povos Indígenas Evangélicos (FEINE)

Centenário do 5 de Julho de 1922

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo e Juventude 5 de Julho comemoram hoje 100 anos do 5 de Julho de 1922. Nossa história marcada de lutas e bravura conta com os 5 de julho de 1922, 1924 e 1935.

Duas semanas de greve geral no Equador e a luta contra o neoliberalismo

Há duas semanas começou no Equador um processo de luta social. Uma greve geral de caráter indefinido foi convocada. Na segunda-feira, 13 de junho de 2022, a partir da presidência da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), da Federação Nacional de Organizações Indígenas, Camponeses e Negras do Equador (FENOCIN) e da Federação Equatoriana de Indígenas Evangélicos (FEINE) além de mais organizações sócias, nas quais estão os principais sindicatos como a Frente de Trabalhadores de Equador (FUT), a União Nacional de Educadores (UNE), foram-se somando a mesma convocatória.

Aposentados da rede Estadual de Educação-RJ vão à rua

A manifestação aconteceu no dia 7 de Junho, em frente ao Palácio Guanabara, para denunciar a política neoliberal de arrocho dos salários, retirada de direitos trabalhistas e reivindicar uma audiência urgente com o governo para exigir a retomada do pagamento dos grupos no Processo Nova Escola.

Reforma sanitária e o Estado do Rio de Janeiro

A política neoliberal do capitalismo tenta desmantelar pra privatizar como vem ocorrendo diariamente. O corte de verbas, a falta de concurso público, o esgotamento dos profissionais, principalmente durante a pandemia, tem deixado a população sem a necessária assistência.

Liberdade para Leonidas Iza Salazar!

O presidente Nacional da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), Leonidas Iza Salazar foi detido por mais de 60 policiais fortemente armados dos grupos de elite das Forças Armadas e da Polícia Nacional, no dia 14 de junho de 2022, ao retornar para sua casa após um longo dia de luta e resistência no âmbito de uma Mobilização Nacional contra as políticas neoliberais do Presidente da República do Equador, Guillermo Lasso.