Uribe será lembrado como mafioso, para-militar, bufão....

ARTIGO DE RAÚL REYES, DO ESTADO MAIOR DAS FARC-EP

 

Uribe será lembrado como mafioso, para-militar, bufão....

 

Artigo enviado por Raúl Reyes à ANNCOL, traduzido por Inverta

 

 

 

Quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

 

O Presidente Álvaro Uribe será lembrado, na Colômbia e no Mundo, como mafioso, paramilitar, bufão, grosseiro, caluniador e mentiroso a qualquer prova.

 

O pior governo dos últimos tempos não pode ser lembrado de outra maneira. Trata-se do engendro criminoso das máfias do narcotráfico com paramilitares, latifundiários, grandes pecuaristas, os militaristas e os remanescentes da ultra-direita cavernosa do bipartidarismo liberal-conservador. Os mesmos responsáveis pela pobreza, pela miséria, pela exploração, saque, corrupção, indignidade e repressão estatal sobre os trabalhadores, os camponeses e o povo colombiano nos últimos 50 anos.

 

É tanta palhaçada e grosseria do governo da para-política, que o mesmo se acha no direito de impor sua cartilha de infâmias contra a oposição política revolucionaria colombiana aos demais governos, esses sim legítimos, com prestígio, disposição e futuro luminoso, enquanto que seu governo é de minorias, fraudulento e, portanto, ilegal e ilegítimo. Não é casual que a imensa maioria de congressistas e políticos convocados para os inquéritos sobre a para-política, os massacres e as migrações forçadas seja parte substancial da coalizão governamental.

 

Além de amigos, sócios e cupinchas seus, que com seus votos durante as duas eleições presidenciais o levaram ao poder. Por ser Uribe o primeiro responsável e beneficiário direto da narco-para-política, deveria renunciar a seu espúrio mandato.

 

A renúncia imediata de Uribe junto a todo seu governo garantiria a libertação com vida dos prisioneiros, mediante a assinatura do acordo humanitário sem mais travas – que negam o acordo em troca de persistir em dementes posições inamovíveis e na arriscada política de recuperação forçada.

 

Os governos povos amigos do acordo humanitário e da paz da Colômbia voltarão a ser respeitados e reconhecidos por suas boas gestões, sempre que as mesmas partam da solicitação expressa das partes enfrentadas. As saídas políticas acordadas com as organizações guerrilheiras, revolucionárias do povo, com os operários, camponeses, estudantes, indígenas e afro-descendentes, que sofrem com a obstrução obstinada imposta pela vergonhosa administração fascista atual, voltariam a recuperar seus espaços, em proveito da paz com justiça social, da democracia real e das liberdades.

 

As palhaçadas, as grosserias, as calúnias e as mentiras deste governo nunca mais poderão se repetir, por respeito a nós mesmos e à comunidade internacional, visando assim a encerrar este vergonhoso e escuro trecho de nossa turbulenta história de guerras, ineqüidades sociais, políticas e econômicas.

 

Montanhas da Colômbia, dezembro de 2007