Miguel Batista (1922-2013)
Aliado ao seu exemplo de firmeza de princípios, honradez e humildade revolucionária a disposição em defender a integridade da posição política do Partido e de suas lideranças, destacando a contribuição teórica e prática do mesmo. Mesmo fragilizado fisicamente ao se encontrar enfermo, manteve o élan com o Partido deixando instruções aos familiares sobre como proceder diante de sua ausência física: chamar os seus camaradas do PCML!
Companheiro e pai amoroso, dedicou-se igualmente sem tréguas, como Militante e dirigente comunista, ao combate das posições atrasadas, oportunistas e perniciosas que entravam a luta revolucionária no Brasil e no mundo, numa retidão moral revolucionária que ao lado de seu exemplo como Combatente, o ombreia ao que melhor forjou a luta pela definitiva independência do Povo Brasileiro pela Revolução Comunista no Brasil!
Ensombrecidos pela tristeza de sua ausência física, reiteramos, entretanto, a mesma confiança do Camarada Miguel, imprescindível, de que lutar pela Revolução é viver sem medo, pois a luta continua e viveremos com ela!
Viva Miguel Batista!
Leia entrevista concedida por Miguel Batista ao nº 100 do Jornal Inverta em março de 1997
Aluisio Bevilaqua entrega comenda pelos 18 anos do Jornal Inverta a Miguel Batista em 2009
Osmarina Portal presta homenagem do PCML a Miguel Batista