Decisão de Uribe, balde de água fria, afirmou senadora colombiana

aracas, 22 nov (PL) A senadora colombiana Piedad Córdoba afirmou hoje que a decisão do presidente desse país, Alvaro Uribe, de pôr fim à mediação para um acordo humanitário com a insurgência é recebida "como um balde de água fria".

Decisão de Uribe, balde de água fria, afirmou senadora colombiana


Caracas, 22 nov (PL) A senadora colombiana Piedad Córdoba afirmou hoje que a decisão do presidente desse país, Alvaro Uribe, de pôr fim à mediação para um acordo humanitário com a insurgência é recebida "como um balde de água fria".

Presidente colombiano opta por política de força

Críticas a Bogotá por fim de mediação

Familiares de prisioneiros repudiam decisão de Uribe

Governador venezuelano considera erro decisão colombiana

Afirmam que saudação de Chávez motivou fim das gestões mediadoras

Governo colombiano termina mediação para acordo

Em declarações a repórteres aqui, indicou que com esse passo ficou sem efeito a intenção de realizar uma viagem a Bogotá junto ao mandatário venezuelano, Hugo Chávez, para expor os avanços no processo.

Córdoba expressou que nestes momentos há que ter "muita serenidade e tranqüilidade, sem tomar isso como uma guerra".

A legisladora acrescentou que a situação é agora uma responsabilidade do governo de seu país e por isso evitará novos comentários.

Então, manifestou que numa reunião que sustentará em breve com o presidente venezuelano agradecerá seu trabalho em condição de facilitador para um acordo humanitário entre as autoridades e a guerrilha.

Em dias recentes, e com o aval de Uribe, Chávez conversou nesta capital com representantes das insurgentes Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia e do Exército de Libertação Nacional para encontrar vias favoráveis a esse passo.

Essa ação buscava a libertação de guerrilheiros detidos pelo governo e de pessoas em poder da insurgência.

Por sua vez, o governador do estado venezuelano de Anzoátegui, Tarek William, qualificou de erro a decisão colombiana de suspender o trabalho mediador do mandatário.

Para ele, parece que o governo colombiano estava "esperando qualquer desculpa para cortar a mediação de Chávez", ao estimar que o mandatário venezuelano adquiria uma notoriedade "extremamente positiva" no país vizinho .

 jf mem

Prensa Latina