Chávez congela relações com Colômbia após perder a confiança no governo de Uribe.

Caracas, 25 Nov. ABN (Jornellis Serrano).- “Declaro ao mundo que as relações com a Colômbia as colocamos num congelador, porque perdi totalmente a confiança no governo da Colômbia”.

Chávez congela relações com Colômbia após perder a confiança no governo de Uribe.


Caracas, 25 Nov - “Declaro ao mundo que as relações com a Colômbia as colocamos num congelador, porque perdi totalmente a confiança no governo da  Colômbia”.


Assim declarou o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, ante o comunicado emitido pelo governo colombiano no  sábado passado, onde se põe fim à troca humanitária que mediava para liberar os retidos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (FARC-EP).

“Fizemos esforços, mas acho que o governo de Colômbia não quer a paz. Agora sim me convenci, a patada que eles deram à mesa foi para evitar o caminho à paz e comc erteza perdi toda a confiança no Presidente de Colômbia (Alvaro Uribe Vélez)”, assegurou o Chefe de Estado venezuelano.

Chávez qualificou a atitude do presidente Uribe de “uma escuparada brutal” no rosto da Venezuela, que tratava de buscar o caminho da paz.

Considerou como um falta de respeito a maneira descarada como o Presidente colombiano emitiu uma comunicado onde não só suspendeu uma mediação que vinha avançando com grandes dificuldades, senão negou a possibilidade de um acordo humanitário “sem dar as caras”.


“Colômbia merece um presidente melhor, porque é um povo digno, tão digno como o povo venezuelano”, disse.

“Queremos a unidade e a paz com Colômbia, o sonho supremo de Bolívar e Miranda”, agregou Chávez.

Manifestou que ambos mandatários haviam combinado,  que ante qualquer dificuldade ou notícia que pudesse pôr em risco o processo, se chamariam por telefone, “Uribe rompeu esse compromisso e me jogam a culpa. A mim que dediquei horas. Sinto a dor da cada um dos familiares dos sequestrados”, assinalou.

As declarações foram emitidas pelo presidente da República, Hugo Chávez Frias, depois de inaugurar neste domingo o Sistema de Riego O Diluvio-Palmar, primeira etapa do Projecto de Desenvolvimento Agrário Socialista da planicie de Maracaibo, estado Zulia, que o Governo programou completar em 2010.



Agência Bolviariana de Notícias