Política

O 8 de março em São Paulo e as reflexões que nos traz a guerreira Domitila Barrios

Domitila - mulher, indígena, boliviana, dona de casa, oriunda das minas, mãe de sete filhos, dirigente sindical, presa e torturada pela ditadura na década de 70 dizia: “A nossa posição não é igual a das feministas. A nossa libertação consiste primeiramente na libertação de nosso país do imperialismo e que um operário como nós esteja no poder; e que as leis, a educação, tudo seja controlado por ele.

Canto a democracia mobiliza corações contra o golpe

Cerca de 30 mil pessoas passaram pela Praça da Estação durante o evento para apreciar o trabalho de artistas como Toninho Horta, Vanderlee, Celso Adolfo, Chico Amaral, Filhas da Mãe, Coletivo Negra, Gustavito, Djambê, Nem Secos, Mulheres do Hip Hop e Titane.

Congresso tomado por golpistas vota por processo de impedimento

Com um placar de 367 votos a favor, 137 contra e 7 abstenções, a Câmara dos Deputados, no último domingo, dia 17 de abril, deu início a mais uma traição contra a vontade popular manifestada nas eleições de 2014 e aprovou o processo de afastamento da atual presidenta da República, Dilma Rousseff, legitimamente eleita pela maioria da população.

Funk contra o golpe em Copacabana

O Jornal Inverta esteve no dia 17/04 em Copacabana onde foi realizado o baile funk contra o golpe de um novo tipo e pela democracia como proposto por um dos percussores do movimento funk no Brasil, Rômulo Costa

Algumas palavras sobre o documento histórico A Luta dos Marinheiros, de Antônio Duarte

Lançamento do livro A Luta dos Marinheiros: A Editora Inverta lançará no dia 9 de junho de 2005, o livro “A Luta dos Marinheiros”, de Antonio Duarte dos Santos, correspondente do Jornal INVERTA na Suécia. Militante do PCML, e um dos protagonistas dos acontecimentos da época, veio especialmente ao Brasil para o lançamento do livro, e estará presente nos eventos já programados. O autor desmente a versão dos golpistas de que não houve entre os setores das Forças Armadas resistência ao golpe, a ditadura que se abateu sobre o país durante 25 tenebrosos anos, ressaltando a luta dos marinheiros que posicionaram-se contra as forças reacionárias e golpistas dentro da Marinha. O livro será lançado primeiramente no Rio de Janeiro, no dia 09/06/05, às 18 horas, na ABI - Associação Brasileira de Imprensa, na sala Belisário de Souza, no 7° andar, e terá ainda uma mostra de fotografias a partir das 17 horas. A mostra está sendo organizada pelo CEPPES, com o apoio do Modac. Está previsto o lançamento em Porto Alegre e em São Paulo. Publicamos nesta edição o prefácio de “A Luta dos Marinheiros”, escrito pelo editor de INVERTA Aluisio Bevilaqua.