Trabalhadores unidos contra a privatização da Cedae

No dia 11 de maio de 2005, mais de mil trabalhadores se concentraram em frente à sede da CEDAE - empresa do setor de saneamento básico do estado do Rio de Janeiro - para repudiar mais uma investida da governadora Rosinha em privatizar a água em nosso estado. As notícias começaram a ser constantes nas páginas da imprensa burguesa nas últimas semanas, o que fez com que os setores organizados dos trabalhadores começassem a se mobilizar para enfrentar mais esse ataque da governadora aos interesses da população do Rio de Janeiro. 

Governantes de traição ao povo

Esse processo de entrega do patrimônio do povo já vem sendo implementado ao longo de mais de uma década pelos governos neoliberais em nosso estado, que para se elegerem utilizam as siglas partidárias de rótulos de esquerda, se compromete com as demandas da população e depois de eleitos viram as costas para o povo. Assim tem sido no Rio de Janeiro e também ao nível do governo federal, que se utilizou das esperanças das grandes massas populares e depois de eleito vem fazendo tudo que os organismos financeiros internacionais exigem e indo um pouco além, está mais neoliberal do que seu antecessor no implemento das reformas trabalhista, previdenciária, sindical e etc. 

Um desmonte provocado pelo governo

A CEDAE chegou a uma situação crítica. O desmonte para justificar a privatização promovida pela senhora Rosinha como “solução” para o setor, foi aprofundar as políticas neoliberais, como flexibilização e precarização do trabalho, terceirizando mais da metade dos serviços e cada vez mais colocando os trabalhadores em uma jornada de trabalho extenuante e ameaça com demissões e supressão de conquistas históricas dessa categoria, como a garantia no emprego. 

Uma alternativa autônoma dos trabalhadores

O CLCN-SB/RJ (Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo - Saneamento Básico/RJ), ao longo da última década, tem se destacado na luta dessa categoria e não tem dúvida de que é possível mais uma vez impedir esse ataque aos interesses do povo e da classe operária em especial. A alternativa para barrar a privatização da CEDAE é justamente fortalecer essa alternativa dos trabalhadores, que é o CLCN-SB/RJ e manter seus interesses sempre independentes do patronato, governantes da burguesia e partidos políticos burgueses. Foi dessa forma que a luta dos concursados da CEDAE do ano de 2002 se pautou. No entanto, devemos ser capazes de ter uma unidade mais ampla possível - unidade de ação - para enfrentar em momentos como esse, as investidas contra os trabalhadores. 

Uma grande trincheira de luta contra o neoliberalismo

A CEDAE hoje já uma trincheira de luta, que de uma hora para outra é capaz de mobilizar uma força que contagia os vários setores da sociedade em nosso estado, como já ocorreu em outros momentos enfrentados pelos trabalhadores dessa categoria. Essa é uma luta de todo o povo fluminense. 

Garotinho e Rosinha: uma trajetória nefasta para o povo e os trabalhadores

Essa nova investida da governadora Rosinha Garotinho, que é por ela tratada, com linguajar pomposo, de “reestruturação da empresa”, na verdade, dividirá a Cedae em seis partes, que serão tomadas pelas empreiteiras. O que a governadora Rosinha não está prevendo é a disposição consolidada nos trabalhadores ao longo de mais de uma década de luta contra a privatização. Apesar das baixas sofridas por essa categoria, pois mais da metade dos funcionários se aposentaram e outra parte já está próxima da aposentadoria; o sindicato ter sido dividido; e o governo ter transformado a empresa no trem da alegria das empreiteiras; ter comprado várias “lideranças” com cargos; e privatizado parte da assistência médica dos trabalhadores e etc... Mesmo com todo esse ataque, a mobilização em defesa da Cedae, Estatal e Eficiente, continua; mais de 1.500 trabalhadores participaram do ato contra a privatização. O que deixa claro que a chama da luta dos trabalhadores está mais acessa do que nunca.

Viva a unidade dos trabalhadores da Cedae!

Viva o CLCN-SB/RJ, alternativa autônoma de luta dos trabalhadores!

Não à privatização da Cedae!

Por uma Cedae Estatal e Eficiente!

A Cedae é do POVO!

CLCN - SB/RJ