Movimento

Para onde caminha a humanidade?

A cada dia aumenta um sentimento compartilhado de desesperança e medo, confusão e violência, nutrido por imagens e discursos que passam a dominar os noticiários, as conversas e as ideias da população em geral. Às disputas violentas tão próximas à nossa realidade – a resistência no campo e na floresta contra a sede do lucro garimpeiro, madeireiro, farmacêutico, agroindustrial; ou a mera sobrevivência urbana resistindo à disputa territorial entre tráfico, milícias e polícia –, somam-se as guerras em que figuram elementos neonazistas (Ucrânia) e fascistas (Israel); o exército americano atuando nos 50 estados dos EUA para conter mobilizações contra a política migratória de Trump; e o temor ao fim da vida humana no planeta, seja pela hecatombe nuclear ou pela ruptura do delicado equilíbrio ecológico que hoje nos sustenta.

Diplomacia Multilateral do Vietnã: Uma Jornada de Integração Global e a Marca no BRICS 2025

Enquanto o Brasil se prepara para sediar a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7/7/ 2025, o Vietnã, como o décimo parceiro do BRICS, destaca-se como um exemplo vibrante de habilidade e dedicação na diplomacia multilateral, trabalhando para construir um mundo pacífico, justo e próspero. Sua presença além de marcar um novo passo em sua trajetória de integração internacional, reflete seu compromisso em abordar desafios globais, do desenvolvimento sustentável até a resposta às mudanças climáticas.

Apoio do CNCN na eleição do SEPE-RJ

Nós do CNCN-RJ, vimos a público para declarar que na eleição do Sindicato dos Profissionais da Educação do RJ , SEPE-RJ que ocorrerá nos dias 24 a 27/06, indicamos o voto na chapa 2. Já na eleição do núcleo NI na mesma data indicamos o voto na chapa 7.

PCML(Br) condena ataque de Israel ao Irã

O Partido Comunista Marxista Leninista – Brasil (PCML-Br), condena o violento ataque não provocado contra as instalações nucleares da República Islâmica do Irã perpetrado pelo estado sionista e genocida de Israel, um ato de guerra injustificado e inconsequente com potencial de escalar ao nível nuclear e à esfera global.

NOTA DE APOIO AO PROFESSOR DR ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO

O Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) declara total apoio ao professor Dr Roberto Kennedy Gomes Franco, membro do Conselho Científico do CEPPES, Coordenador do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (LIINDI-UNILAB)

NOTA DE APOIO AO PROFESSOR DR ROBERTO KENNEDY!

O Jornal Inverta através dessa nota manifesta total apoio ao distinto coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena da Unilab/Parfor, o Professor Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco, diante da denúncia anônima absurda contra ele encaminhada à Ouvidoria da Unilab.

Para “Pepe” In Memoriam

Em 13 de maio de 2025, morreu um dos últimos comandantes vivos do Movimento de Libertação Nacional Tupamaro (MLN-T) do Uruguai. José “El Pepe” Mújica, membro do Comando Central Tupamaro, ex-refém da ditadura uruguaia, deputado e ex-presidente da República Oriental do Uruguai. Mas além desses títulos, o que mais era o “Pepe”, como os uruguaios e milhões de pessoas ao redor do mundo o chamavam carinhosamente?

Professor denuncia Perseguição Política!

Roberto Kennedy Gomes Franco: "De minha parte, no tocante à denúncia de chefiar o “plantio de uma árvore gigantesca chamada baobá”, supostamente, ocasionando “depredação do patrimônio público e descaso ambiental”, já acionei a assessoria jurídica do Sindicato/ADUFC para acompanhar e registar a reiterada perseguição política que venho sofrendo dentro da instituição."

1º DE MAIO DE 2025 - Cobertura

Por um Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo! Pela Integração Latino Americana! Não ao Extermínio do povo Palestino! Pela Paz com Justiça Social, Ousar Lutar! Ousar Vencer! Venceremos!

MANIFESTO DO 1º MAIO DE 2025

Quando Vladimir I. Lenin se debruçou sobre questões como “Por onde começar? (Maio de 1901), “Que fazer? (Outono de 1901 - Fevereiro de 1902), na Rússia, ele buscava orientar o Movimento a ter uma nova postura na luta de classes que se desenvolvia naquela época, que culminou na Revolução Socialista de 1917. Neste 1º de maio de 2025 os movimentos sociais e a luta de classes no Brasil enfrentam questões semelhantes a da Rússia pré revolucionária. Questões essas que são de cunho ideológico e da práxis na organização da classe trabalhadora na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Exitoso encontro de chanceleres no Rio de Janeiro

Nos dias 28 e 29 de abril aconteceu na Cidade Maravilhosa o encontro dos ministros de Relações Exteriores do BRICS e países convidados, um total de 11 delegações. Foram discutidos temas fundamentais na preparação à Cúpula do Sul Global que acontecerá em julho, também na cidade do Rio de Janeiro.

Venezuela ameaçada por Trump

Em nossos editorias foi alertada a política de Trump para a América Latina, que seria de pressão e até intervenção militar para não perder o que o governo dos Estados Unidos considera seu quintal, uma vez que perdeu espaço para a China que é o 2° maior parceiro comercial da região, abrangendo em 2022, cerca de 437 bilhões de euros no comércio.

O Rio de Janeiro continua sendo…

Governado pelo bolsonarista Claudio Castro e apoiado pela Assembleia Legislativa, a mais reacionária dos últimos 40 anos, tendo na sua composição apenas 17 deputados do campo progressista contra 53 da direita. O PL, partido do governador, fez a maior bancada, um reflexo da eleição presidencial, quando Lula venceu em apenas 12 municípios do 92 que compõem o Estado.

Governo Lula faz acordos na Ásia e reforça o Mercosul

Na última semana de março aconteceram os encontros entre o governo Lula e os governos do Japão e do Vietnã. A comitiva brasileira contou com 11 ministros de Estado, parlamentares e empresários de vários ramos de atividades, destacando dentre elas a Embraer, que mostrou na Ásia sua capacidade tecnológica na aviação.

Leónidas Iza: Mariátegui e a interculturalidade andina

No dia 11 de março de 2025, no contexto do lançamento de nossa Edição número 514, Inverta entrevistou o líder indígena equatoriano Leónidas Iza Salazar, engenheiro ambiental de profissão, pertencente ao povo Panzaleo da província de Cotopaxi (Equador), atual presidente da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), que publicou dois livros sobre a realidade equatoriana, o primeiro El Estallido e o segundo Sinchi e ex candidato à Presidência do Equador neste 2025.

As eleições equatorianas: entre o neofascismo e a social-democracia

Em 9 de fevereiro de 2025, foi realizado no Equador o primeiro turno eleitoral marcado por diversos fatores. Primeiro, uma suposta “guerra” contra grupos do crime organizado (GDO's), quadrilhas criminosas (BANDCRIMS) e organizações de tráfico de drogas. Um segundo fator é a participação de 16 candidatos com uma grande variedade de candidatos, a maioria ligados à direita nas suas mais diversas formas, e três organizações claramente definidas à esquerda. Um terceiro factor é a polarização dos eleitores em duas estruturas eleitorais. Um quarto fator é a participação de estruturas estatais que participam abertamente na campanha do candidato presidencial.

Ainda Estou Aqui

O filme de Walter Moreira Salles é merecedor de todos os elogios que têm recebido da crítica nacional e internacional, razão da conquista do Oscar de Melhor Filme Internacional, e especialmente do público brasileiro.

A CRISE ORGÂNICA DO CAPITAL, A INICIATIVA 25X25 E A DETERMINAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

A iniciativa 25 x 25, firmada na 65ª Conferência da Organização das Nações Unidas – que aconteceu no ano de 2011 –, onde os 194 países membros assinaram o acordo que visava à construção de medidas a serem adotadas em nível mundial, cujo objetivo era a redução de 25% nas taxas de mortalidade prematura decorrentes de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), principalmente as doenças cárdio e cerebrovasculares, até o ano 2025.

Crônica de Uma Morte Anunciada: Infectados por HIV após transplantes

Copiando o título da obra literária de Gabriel Garcia Márquez, ressalta-se a gravidade da tragédia real de diversos acontecimentos na área da Saúde, no Estado do Rio de Janeiro, do adoecimento de diversas pessoas infectadas pelo vírus HIV, devido aos transplantes de órgãos contaminados pelo referido vírus quando em outubro de 2024.

O capital luta contra os direitos dos trabalhadores

O Inverta, desde a sua criação, aponta o Socialismo como saída para superar toda a exploração do homem pelo homem e a miséria da maioria da população. O capitalismo, internacionalmente caminha para seu final, como sistema econômico e político.

83 anos de nascimento de Kim Jong Il

No dia 16 de fevereiro, o povo da República Democrática da Coreia e os revolucionários em todo o mundo comemoraram a memória do grande líder Kim Jong Il. Filho do líder revolucionário Kim Il Sung e da heroína Kim Jong Suk, nasceu em 1942 quando seus pais eram guerrilheiros nas montanhas de Paektu e lutavam contra a invasão japonesa.

Carta Aberta de Solidariedade a Cuba e de Repúdio aos ataques do governo estadunidense contra a ilha

Repudiamos categoricamente as decisões executivas do governo dos Estados Unidos de incluir novamente o nome da República de Cuba em sua lista de supostos países promotores do terrorismo, bem como de enviar ao campo de detenção de Guantánamo, que mantém ilegalmente em solo cubano, latino-americanos presos e a serem presos como resultado de sua política sensacionalista de amedontrar, perseguir e encarcerar imigrantes de todo nosso continente.