Movimento

O discurso de Bolsonaro na ONU

Na abertura da 75ª Assembleia das Nações Unidas realizada virtualmente devido à pandemia da Covid-19, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez um chamamento pela liberdade religiosa em todo o planeta e pela unidade dos cristãos para combater o que ele chama de “Cristofobia” em escala global, tergiversou sobre a crise sanitária no país, com a pandemia e a trágica queimada que assola o Pantanal. O anacronismo do discurso do atual presidente do país foi uma aberração a olhos vistos no Brasil e no mundo.

CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES E ESTUDANTES DA UNILAB/ CEARÁ

Vimos por meio desta CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE expressar o nosso apoio aos colegas professores do Institutos de Humanidades (IH), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab/Ceará), que estão sofrendo perseguição em razão de apoiar e participar de manifestações contrárias ao CANCELAMENTO do Edital 29/2019, que tinha como objetivo regulamentar a ocupação de vagas ociosas no curso de Bacharelado em Humanidades para estudantes Transgêneras/os e Interssexuais, em julho de 2019.

Não ao PL 529! #ficaItesp

O jornal Inverta conversou com a companheira Patrícia Scalli, trabalhadora do Itesp, sobre o pacote de retrocessos do PL 529 do governador João Dória. A antropóloga que trabalha há 19 anos na Fundação do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) com o reconhecimento e titulação de terras quilombolas, demonstrou muita preocupação ao falar do projeto tucano.

I Conferência online do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo

Convidamos os/as militantes dos Comitês de Lutas Contra o Neoliberalismo, lideranças dos Movimentos Populares e Sociais comprometidos com a formação dos Comitês para participarem da 1º Conferência online do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo. A atividade será exclusivamente online e será realizada no dia 5 de julho de 2020, domingo, das 14h às 18h.

MANIFESTO DO LEVANTE DAS MULHERES BRASILEIRAS

Já fomos às ruas dizer que “Quem Ama não Mata”, lutamos pelas “Diretas Já”, pelo “Fora Cunha”, “Fora Temer”, dissemos “Nenhuma a menos”. Bebemos da experiência das Marchas das Margaridas, da Marcha de Mulheres Negras, e, nas últimas eleições, gritamos que “Ele não”! #MulheresDerrubamBolsonaro

Como será Cuba pós-pandemia?

Na ilha do Caribe, seu presidente, Miguel Díaz-Canel, alertou que são traçados planos para uma nova vida cotidiana que será necessariamente acompanhada de várias medidas para evitar o possível retorno da doença, como está ocorrendo em outros países.

Pandemia, uma nova ordem social e econômica!

É segunda-feira, 13 de janeiro em Wuhan. Acordei tarde, meu irmão de 14 anos não passou bem a noite, estava tossindo e com dificuldades para respirar, a febre não baixou de 38, e tenho que chegar à fábrica de automóveis onde trabalho; meu vizinho que trabalha em um laboratório farmacêutico me fala dos rumores de que há um tipo de gripe nova que é bastante perigosa e que devemos levá-lo ao hospital. Apenas alguns dias se passaram, todos nós estamos doentes em casa, minha mãe, meu irmão e eu, alguns vizinhos também estão doentes.

Pandemia e Saúde Mental

Neste momento, o mundo inteiro compartilha a mesma preocupação: o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e as medidas necessárias que devem ser tomadas para minimizar as consequências da COVID-19. Dentre essas medidas, o distanciamento ou isolamento social é a principal arma para garantir um certo nível de segurança e equilíbrio para os sistemas de saúde. No entanto, esta mesma tática traz inúmeros desequilíbrios, seja de ordem econômica, política, e, sobretudo, para a saúde mental das pessoas que vivem esse momento.

A pandemia de Covid-19

O coronavírus é um microrganismo identificado na década de 1960 que provocava infecção respiratória leve. No entanto, como todo vírus, o corona passou por mutações ao longo do tempo, sendo identificados, a partir de 2002, o SARS-CoV (que causou a Síndrome Respiratória Aguda Grave), o MERS-CoV (que causou uma epidemia de Síndrome Respiratória no Oriente Médio em 2012) e, agora, o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, todos estes provocando doenças cada vez mais graves.

Os coronavírus e o enfrentamento da Covid-19

Os Coronavírus não são um novo tipo de vírus, fazem parte da subfamília Orthocoronavirinae, da família Coronaviridae, da ordem Nidovirales, conhecidos desde meados dos anos 60 do século passado. Desde então, passaram por mutações e foram identificados em 2002 os primeiros casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS - Severe Acute Respiratory Syndrome), causada pelo coronavírus nomeado SARS-CoV; e em 2012, quando se manifestou uma epidemia de síndrome respiratória no Oriente Médio, causada pelo coronavírus MERS-CoV.

Camarada Kim-II Sung presente!

O Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil (PCML-Br) se soma às milhões de vozes que hoje honram a memória do grande líder Kim Il-Sung, libertador do povo coreano e fundador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), no dia de seu 108º aniversário.

Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia

Por ocasião dos 20 anos do aniversário da fundação do Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil, o Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia tem a honra de expressar as maiores congratulações e cumprimentações de companheirismo a seu Partido e a todos seus militantes.

Derrotaremos a nova agressão imperialista!

O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e o Procurador Geral daquele país, William Barr, iniciam uma nova agressão imperialista contra nossa pátria e nosso povo. Desta vez, o Presidente da República, Nicolás Maduro, o Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Diosdado Cabello, o Ministro da Indústria e Vice-Presidente de Economia do Setor, Tareck El Aissami, o Ministro da Defesa e o Vice-Presidente de Política GJ Vladimir Padrino, são falsamente acusados de traficantes de drogas.

Derrotaremos la nueva agresión imperialista

El Departamento de Estado de los Estados Unidos de Norteamérica y el Fiscal General de ese país, William Barr, inician una nueva agresión imperialista contra nuestra Patria y nuestro pueblo. Esta vez se acusa falsamente de narcotraficantes al Presidente de la República Nicolás Maduro, al Presidente de la Asamblea Nacional Constituyente Diosdado Cabello, al ministro de Industria y vicepresidente sectorial de Economía Tareck El Aissami, al ministro de Defensa y vicepresidente sectorial de Política GJ Vladimir Padrino López y otros altos funcionarios del Estado, como el Presidente del Tribunal Supremo de Justicia Maikel Moreno. Se trata de una gigantesca infamia contra buena parte del liderazgo fundamental de la Revolución Bolivariana.

Imperialismo norte-americano, tire as patas da Venezuela!

A ação promovida contra Maduro, classificando-o como narcotraficante, é absurda e repudiável. Com essa descarada obsessão de Washington em querer controlar tudo e todos, de querer impor a sua economia neoliberal, a sua cultura consumista e a exploração aos povos dos países em desenvolvimento, é cada vez mais clara a sua ação intervencionista contra os povos que se levantam para construir e se desenvolver independentes dos Estados Unidos.

Nota do CNCN sobre a COVID-19

O Congresso de Lutas contra o Neoliberalismo declara sua solidariedade neste momento tão difícil, antes de mais nada, afirmando que por mais difícil que seja, com certeza, essa calamidade passará. As medidas de isolamento seguem sendo a nossa melhor opção para acelerar essa transição e impedir a contaminação de nossos entes queridos e companheiros e companheiras.

Aula Magna da ex-Presidente Dilma Roussef na UERJ

A ex-Presidente , Dilma Roussef, abriu o Curso de Mestrado da UERJ e da Flacso com o tema: “Estado, Gobierno y Políticas Públicas”, no último dia 6 de Março, no Teatro Odylo Costa Filho, zona norte da capital fluminense. Fizeram parte da mesa de abertura do evento o Reitor da UERJ, Ricardo Lodi Ribeiro, a Pró Reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves, o Conselheiro da Flacso, Pablo Gentili e o Presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann.