Marie Haydée Beltrán Torres

Militante das Forças Armadas de Libertação Nacional, organização político militar porto-riquenha liderada por Filiberto Ojeda nos EUA, Marie Haidée Beltrán Torres foi presa aos 25 anos, em 1980. Foi a primeira prisioneira de guerra porto-riquenha a ser condenada à PRISÃO PERPÉTUA e recusou-se a aceitar os advogados de defesa do governo dos EUA, alegando que não fizera nada e que, ao ser prisioneira de guerra, como tal deveria ser julgada. Não foi acusada de nenhuma ação específica. LIBERDADE JÁ PARA A MARIE HAIDÉE BELTRÁN TORRES!

Marie Haydée Beltran Torres


“Não tenho nada de que defender-me. Sou uma prisioneira de guerra.”

(Marie Haidée Beltrán Torres)


Marie Haydee Beltran Torres nasceu em Arecibo, Porto Rico, em 27 de junho de 1955. Aos 12 anos de idade, seus pais se mudaram para Chicago, EUA. Na escola secundária Tuley High School ela organizou um boicote exigindo a demissão do Diretor, devido a rascismo. Haydee estudou na Universidade de Illinois, onde destacou-se como defensora dos direitos dos estudantes latino-americanos. 

Em 1976, Haydee foi forçada a cair na clandestinidade, tendo sido capturada em 4 de abril de 1980 em um apartamento em junto a seu companheiro, Carlos Alberto Torres e a outros 2 companheiros das Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN).

As FALN foram uma organização político-militar que, desde os EUA, combatia pela independência de Porto Rico sob a liderança de Filiberto Ojeda Ríos (1933-2005), tendo dado origem posteriormente ao Exército Popular de Boricua – Los Macheteros (EPB). Invadido pelos EUA em 25 de julho de 1895, Porto Rico permanece de fato ainda hoje como colônia dos EUA, sem o direito a sua auto-determinação.

Presa desde os 25 anos sem qualquer acusação concreta sobre ação específica, acusada de “conspiração sediciosa” apenas por defender suas idéias e pela vinculação com as FALN, Haidée foi a primeira prisioneira da guerra de libertação nacional de Porto Rico a ser condenada à prisão perpétua. Recusou-se já por 3 vezes a aceitar advogados de defesa indicados pelo Estado dos EUA, alegando que não tem nada sobre que defender-se. Não fez nada, e é uma prisioneira de guerra.

Haidée foi mantida em ISOLAMENTO TOTAL dos demais prisioneiros políticos e foi transferida a uma unidade especial sem permissão de visitas. Até recentemente, não era autorizada sequer a ver sua família. Foi submetida à tortura física e psicológica por recusar-se a implicar seus camaradas durante os interrogatórios do FBI, tendo recebido injeções de medicações desconhecidas que levaram a enfermidades diagnosticadas pelos médicos da prisão.


LIBERDADE JÁ PARA A CAMARADA MARIE HAIDÉE BELTRÁN TORRES!


Mais informações:

http://prolibertadweb.tripod.com/id2.html


Haidee TorresEndereço para correspondência pessoal na prisão:

Haydee Beltran Torres

 #88462-024

SCI Tallahassee

 501 Capitol Circle NE

Tallahassee, FL 32301

United States of America