Notícias

Inverta no Identi.ca e no Twitter

Como forma de agilizar nossa comunicação e ampliarmos a difusão das notícias e análises do Jornal Inverta, foram criadas contas no Identi.ca e no Twitter respectivamente. Ambas as páginas terão o mesmo conteúdo.

Apontamentos para um Estudo da Produção de Software e a Perspectiva do Software Livre como Embrião de uma Produção Socialista

O presente artigo põe em destaque a contemporânea, e polêmica, questão do Software-Livre. De discurso libertário e inserido à esquerda no debate acerca dos direitos de propriedade intelectual, o chamado Movimento do Software-Livre apresenta, no entanto, ainda uma série de limitações, ao manter-se atrelado a uma concepção de liberdade puramente técnica e afastada, desta forma, das condições materiais da realidade. Neste sentido, o autor aponta a necessidade indispensável de proceder-se a uma análise da questão sob o ponto de vista do materialismo histórico e dialético, colocando a conjugação da luta pelo Software-Livre à luta contra o modo de produção capitalista como condição fundamental de imprimir-lhe um caráter realmente progressista e de libertação da humanidade.

Ari Silva presente!

Faleceu no dia 22 de maio no município de Belford Roxo - RJ o comunista histórico Ari Silva. Grande parte de seus 80 anos foram dedicados à luta de libertação do proletariado brasileiro e internacional.