Notícias
Cuba denuncia libertação de Posada Carriles nos EUA
Havana, 9 mai (PL) O governo dos Estados Unidos retirou totalmente a máscara e consumou a impunidade ao exonerar de todas as acusações o terrorista internacional Luis Posada Carriles, denuncia hoje o jornal Granma.
Declaração do governo revolucionário de Cuba
Com a libertação de Posada o governo dos EUA quer comprar o silêncio do terrorista sobre seus crimes a serviço da CIA
Niemeyer é eleito presidente de honra de centro de pesquisas
O prestigiado intelectual e arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi eleito hoje presidente de honra do Conselho Diretivo do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES).
Encerrada V Cúpula da ALBA
O presidente de Venezuela, Hugo Chávez, encerrou hoje a V Cúpula da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), cujo último segmento foi a reunião dos mandatários com os movimentos sociais.
Pronunciamento do MRTA acerca do massacre na residência do embaixador japonês.
O Movimento Revolucionário Tupac Amaro se pronuncia a 10 anos do massacre na residência do embaixador japonês.
Reflexões de Fidel Castro: O que se impõe de imediato é uma Revolução Energética
Nada me anima contra o Brasil. Para não poucos brasileiros que não cessam de martelar argumentos sobre uma coisa ou outra, capazes de confundir as pessoas tradicionalmente amigas de Cuba, pareceríamos inconvenientes, aos que não lhes importa prejudicar a receita íntegra de moeda estrangeira desse país. Para mim, guardar silêncio seria optar entre a idéia de uma tragédia mundial e um suposto benefício para o povo dessa grande nação.
Concluída I Convenção de Cubanos Residentes no Brasil
Com as notas do Hino Nacional cubano e bandeiras em defesa do projeto revolucionário da Ilha, foi concluída hoje, aqui, a I Convenção da Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil (ANCREB-José Martí).
Falece presidente de Associação de Cubanos Residentes no Brasil
O presidente da Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil "José Martí", Reynaldo Cué, faleceu de um infarto cardíaco e seus restos serão sepultados hoje nesta cidade.
Seqüestro de aeronave civil em Cuba é frustrado
Autoridades cubanas frustraram hoje o seqüestro de um avião civil e capturaram dois indivíduos armados que pretendiam levá-lo aos Estados Unidos.
Multitudinária e representativa celebração em Cuba
Havana, 1 mai (PL) A celebração do 1º de Maio em Cuba constituiu hoje a demonstração mais multitudinária e representativa que já se realizou no país no Dia Internacional dos Trabalhadores.
Venezuelanos atentos a denúncias sobre plano de magnicídio
O tema sobre a segurança do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ganha atenção nacional depois que o mandatário falou fez denúncias sobre planos para seu assassinato que envolve o terrorista internacional Luís Posada Carriles.
Quem faz o movimento? José Nilo Tavares
José Nilo Tavares faleceu em 22 de dezembro de 1997, reproduzimos aqui, entrevista concedida ao Jornal Inverta nº 113
Quem faz o movimento? Domar Campos
Domar Campos faleceu em dezembro de 2006, reproduzimos aqui, entrevista concedida ao Jornal Inverta nº 71
Quem faz o movimento? - Ruy Mauro Marini
Reproduzimos na integra entrevista concedida por Ruy Mauro Marini, publicada em Jornal INVERTA Nº 67 em 16 de janeiro de 1996. Intelectual marxista, 63 anos, nesta entrevista nos conta como foi sua aproximação com o marxismo e sua posterior atividade nos movimentos de grande expressão política no país. O que o torna uma figura importante pelo estudo realizado na história do desenvolvimento da América Latina.
Monarco: memória e voz da Velha Guarda
O que ele constrói em poesia retrata a vida e enaltece a natureza. Nascido sambista em berço de bambas, Monarco é um caso de amor à sua querida Escola de Samba, a Portela de Paulo Benjamim de Oliveira - de quem nosso entrevistado é auténtico seguidor.
Entrevista com Vanja Orico
Vanja Orico faleceu aos 83 anos em 28 de Janeiro de 2015, reproduzimos aqui, entrevista concedida ao Jornal Inverta nº 53 Jun/1995
O sonho e a realidade de Marília Beviláqua
Sem dúvida um fenômeno musical posto que aos 5 anos iniciava uma trajetória e aos doze já via reconhecido seu talento precoce. Cantora de incomparável timbre de voz, Marília (de Fátima) Beviláqua, que conheceu o sucesso nos tempos áureos da chamada jovem guarda e da bossa-nova, expõe ao público a sua história e volta a ocupar o lugar que esta própria história lhe reservou: a ribalta e o calor daqueles que reconhecem o verdadeiro culto do cancioneiro popular.
Quem faz o movimento? - Rosida Ferreira
Reproduzimos na integra entrevista concedida por Rosida Ferreira, publicada em Jornal INVERTA Nº 20 em novembro de 1993
João do Vale - Carcará em Rosa dos Ventos
Publicado no Jornal Inverta nº 19 – 1º a 15 de novembro de 1993