Internacional

Umbigüidades

Em “Umbigüidades”, a atriz baiana Iami Rebouças revisita 14 personagens dos mais de 40 por ela interpretados em 20 anos de carreira. O fio condutor do espetáculo é seu depoimento pessoal, com um painel das contradições da profissão de ator.

Do Underground para a fábrica do Capitalista

Esse “movimento social” é composto em suma por jovens filhos da classe operária que sentem na pele a exploração do homem pelo homem, atônitos diante de uma realidade cruel e sem perspectivas para o futuro, que vêem na postura radical, anti-estética e principalmente musical a possível fuga desta situação sócio-econômica-cultural caótica mundial.

A TERRA É AZUL!

Homenagem aos 40 anos da subida do primeiro homem sobre a órbita terrestre, pela URSS. Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética colocou em órbita da Terra o primeiro satélite artificial, o Sputnik. Quatro anos depois, em 12 de abril de 1961, Yuri Alekseyevich Gagarin, cosmonauta russo, realizou a primeira viagem do homem ao espaço na cápsula espacial Vostok 1. Observando a Terra no interior de sua cápsula espacial Yuri disse: “A terra é azul”.

EUA: revolta contra crime do Apartheid

O assassinato de Timothy Thomas reflete a política racista de segregação social imposta à população americana negra, e transformou a cidade de Cincinnatii num palco de intensas manifestações contra a discriminação. (Coluna "Pelo Mundo": Resumo das últimas notícias internacionais)

UE: O Teatro de Marionetes do Capital imperialista

Na recente Cúpula de Chefes de Estado da União Européia (UE) na Suécia, os políticos suecos não passaram de marionetes diante do biombo que esconde o poder da União Européia. Poder esse que é um ventrículo manipulado pelos interesses do capital.

Monopólios da indústria farmacêutica causam genocídio na África do Sul!

Desde 1997, quando o Presidente Nelson Mandela assinou a lei 90, que permite a importação de medicamentos ou a sua produção por um custo menor, garantindo com isto um acesso mais amplo da população aos medicamentos necessários para tratamento de doenças infecciosas, tais como as infecções oportunistas, e para controle do HIV (o vírus da AIDS), a África do Sul vem enfrentando uma verdadeira batalha contra 39 indústrias farmacêuticas, todos grandes monopólios com atuação internacional.

Peru: Impactos do Plano Colômbia

A zona de conflito tem uma área de 3,5 milhões de Km2 da região andino-amazônica, com 100 milhões de habitantes. É indispensável converter as vítimas da violência que o Plano Colômbia irradia, em sujeitos de suas próprias propostas, como parte fundamental da solução.

Rio vítima do cinismo da ONU

Registro aqui a minha perplexidade ao ler uma notícia divulgada aos quatros ventos em todos os jornais do Rio sobre o relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Por Otaviano C. Oliveira.

Por que na China não há crise?

A China tem crescimento econômico sustentado de cerca de 10% a.a., durante 18 anos, e que pretende crescer a um ritmo médio de 8% a.a. entre 1997 e 2010 (14 anos). Em uma potência capitalista no mundo atual essa seria a ante-sala da crise.

Crise argentina agita mercado financeiro

A disparada do dólar, que chegou a ser cotado a R$ 2,197 nesta última segunda-feira(16/4), aparentemente se deu pelo anúncio do governo argentino de que iria criar uma cesta de moedas com a participação do euro, do dólar e do Yene. A medida do governo da Argentina assustou os investidores no Brasil e a Bolsa de São Paulo, que já caiu 5,34% no ano, apenas um dia baixou (-3,51%). A crise, no entanto, é mais profunda.

Privatização das empresas elétricas piora serviços

Em entrevista ao Inverta, o Diretor de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Energia do Rio de Janeiro e outros (Sintergia), Urbano Vale, afirmou que depois das privatizações as falhas no sistema elétrico nacional começaram a surgir. Dados sobre as privatizações

Cúpula da ALCA sofrerá protestos maiores

Cavallo, na realidade, quer uma aliança estratégica com os EUA ainda antes da ALCA, pois isso traria maiores resultados econômicos para o país do que o Mercosul. A suspensão da TEC (Tarifa Externa Comum) para alguns produtos importados do Brasil pode diminuir o bom relacionamento entre os dois maiores parceiros comerciais do Mercosul.

Sinfas denuncia projeto de privatização das FFAA

O Sindicato dos Servidores Civis nas Forças Armadas no Estado do Rio de Janeiro (SInfas) vem a público denunciar o perigo que representa o Projeto de Lei 3.524/00, do governo Federal, que qualifica os órgãos e entidades no âmbito do Ministério da Defesa como Centros de Prestação de Serviços (CPS). A terceirização e a sub-contratação abrem precedente perigoso.

A luta pelo passe livre e a juventude comunista

Nas últimas duas semanas no RJ grandes mobilizações estudantis ocorreram pela manutenção do Passe Livre aos estudantes. 2.000 estudantes de 20 escolas diferentes em vários pontos da cidade, sendo que 500 estudantes do CEFET, Pedro II, Federal de Química, Ferreira Viana e Instituto de Educação pararam a cidade. “Sem teoria revolucionária não há sequer movimento revolucionário”.

LUTA DE CLASSES

Coluna com resumo das principais notícias classistas no período. Jornal Inverta, Ed. 290 (24 a 30 de maio de 2001)

Quem faz o Movimento? Valter Veríssimo Gomes

Entrevista com o camarada Valter Veríssimo Gomes, militante do PCML, conhecido em seu local de trabalho por Valter Leitura. Junto a esses companheiros de trabalho, sua companheirada - como ele gosta de frisar -, tiveram a iniciativa de estar na vanguarda e liderar junto à categoria a resistência contra o Projeto Neoliberal impedindo a privatização da CEDAE e defendendo a saúde da população do Rio de Janeiro.

Olga Benário e Prestes: pela Paz e pelo Socialismo Proletário!

No dia 6 de abril, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, foi concedida a Olga Benário Prestes a medalha Tiradentes. A medalha foi entregue no Plenário atualmente dedicado ao combativo lutador pela democracia no país, Barbosa Lima Sobrinho que também, assim como Prestes, esteve junto conosco em lutas importantes.