Peça “Insônia” está em cartaz no Instituto Benjamim Constant
Peça “Insônia” está em cartaz no Instituto Benjamim Constant
Uma
adaptação para o teatro da obra do escritor português
Fernando Pessoa, que utiliza seu heterônimo Bernardo Soares, a
peça “Insônia” que está em cartaz no Teatro
do Instituto Benjamim, na Urca, se baseia no “Livro do
Desassossego.”
A peça tem temática sobre a dor do ser humano que pensa sobre si e sobre a condição do outro na vida do dia a dia. A peça parece um pouco com uma linguagem modernista bem ao estilo do movimento cultural em que não existe ordem nos diálogos e nem no enredo do espetáculo. Essa é a primeira peça brasileira do diretor francês, Tarak Hamman, que desde 1997, vem desenvolvendo no Rio de Janeiro um projeto de extensão, que é uma pesquisa prática sobre o processo criativo do ator que deu origem ao grupo “Teatro da Passagem”, com apoio da FUNARTE.
A peça “Insônia” tem diálogos de caráter existencial que mostram não somente a dificuldade que as pessoas têm de se reconhecerem e de conhecerem o seu semelhante, já que tem a ver com um pouco de loucura no desenvolvimento do espetáculo. Os cinco atores que compõem a peça, na realidade, promovem uma bagunça organizada para mostrar a sua condição humana de pessoas que perderam a referência e tentam se reorganizar para ter um sentido lógico da temática teatral, para que o público tenha um entendimento do que se passa no espetáculo.
Com direção de Tarak Hammam baseado na obra de Fernando Pessoa, com a adaptação e pesquisa de textos do próprio diretor e da atriz Tatiana Motta Lima, “Insônia” pretende dar uma nova linguagem à produção teatral com o aperfeiçoamento da técnica individual e de grupo dos atores. No elenco da peça estão: Carlos Eduardo Cinelli, Daniela Fossaluza, Rosana Reategui, Tatiana Motta Lima e Warley Goulart. A peça “Insônia” está em temporada no Teatro do Instituto Benjamim Constant até o dia 30/5, que fica na Av. Pasteur, 350/ Tel. 543 1119- Ramais 150 e 151. Os ingressos custam R$ 8 (estudantes pagam meia entrada). As apresentações são às segundas, terças e quartas, sempre às 20h, com duração de 1hora.
“A peça é uma produção teatral que retira fragmentos do “Livro do Desassossego” do Fernando Pessoa, em que são utilizados textos desta obra. Fernando Pessoa escreveu durante a vida inteira sob o heterônimo de Bernardo Soares e nós retiramos deste texto a estrutura da temática com alguma estrutura e coerência, sendo que a adaptação foi feita pelo Diretor Tarak Hammam e pela Tatiana e conseguiu essa trajetória, que fala exatamente sobre a dor humana e de um ser humano que pensa sobre várias coisas, mas não tem o pensamento fechado, porque ele pensa e reflete muitas coisas. Na verdade é sobre esse ser humano que fala sobre si, fala sobre os outros e sobre o mundo que é o assunto da peça “Insônia”; Concluiu ator Carlos Eduardo Cinelli.