Batasuna: Libertado Arnaldo Otegi
Libertado Arnaldo Otegi
Arnaldo Otegi, histórico líder do Batasuna (braço político da organização político-militar vasca ETA), foi libertado da prisão neste dia 30 de agosto, após um ano atrás das grades após a ilegalização do Batasuna no ano passado.
Cerca de 100 pessoas esperavam para saudá-lo nas portas da prisão de Martutene, em San Sebastian, no norte de Espanha. Os demais presos o saudaram pelas janelas da prisão.
Após o reencontro com seus camaradas, familiares e entes queridos, Otegi apelou à retomada do diálogo e das negociações para encontrar uma saída política para a questão basca e para chegar à libertação de todos os presos políticos.
Arnaldo Otegi foi preso em junho de 2007, condenado pelo Supremo Tribunal da Espanha a 15 meses de prisão por "glorificar o terrorismo" e por defender José Miguel Benaran Ordenana (Argala), líder do ETA, durante cerimônia em sua memória, em 2003.A prisão ocorreu dias após o fim do cessar-fogo devido à falta de progresso nas negociações, e em meio ao processo que terminou por colocar também o Batasuna na ilegalidade, em clara perseguição por parte do governo espanhol àqueles que lutam por um mundo justo.
Liberdade já para todos os presos políticos!