Ilich Ramirez (mal-chamado Carlos, "o Chacal")

O comunista internacionalista venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, ou comandante Carlos, é conhecido também como “O Chacal”, apelido da imprensa burguesa para desqualificar sua ação. Preso desde 1994 na França, foi membro da FPLP palestina, realizando em 1976 o assalto à sede da OPEP em Viena, no qual foram capturados e depois libertados 62 reféns, inclusive ministros de 11 países, para divulgar a causa palestina. Na prisão, Carlos passou 10 anos em isolamento total e sofre tortura física e psicológica. LIBERDADE JÁ PARA O CAMARADA ILICH "CARLOS" RAMIREZ!

O comunista internacionalista venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, ou comandante Carlos, é conhecido também como “O Chacal”, apelido da imprensa burguesa para desqualificar sua ação revolucionária político-militar, baseado no célebre personagem que teria tentado justiciar o presidente francês Charles de Gaulle.

Leia a Biografia Completa do camarada Ilich "Carlos" Ramirez

Leia o texto de Ilich sobre o Assalto à OPEP

Leia a carta do Cmte. Hugo Chavez Frías a Ilich

Ilich ingressou na FPLP palestina (organização de corte marxista-leninista) aos 24 anos, após sair da Patrice Lumumbe na URSS, tendo dirigido o famoso e exitoso ASSALTO À SEDE DA OPEP em Viena, com a captura de 11 ministros, aos 26 anos. Ilich foi talvez um dos maiores gênios militares da guerra de guerrilhas revolucionária, e militou durante toda sua vida pela causa palestina e pelo comunismo.

Ao perguntado sobre sua profissão durante audiência, Ilich responde: "Sou revolucionário profissional, na melhor tradição leninista".

Está preso desde 1994, SEQUESTRADO e entregue ILEGALMENTE, contra todos os convênios internacionais, pelo governo do Sudão ao governo francês, que o manteve por mais de 10 anos em regime de ISOLAMENTO TOTAL, além de mantê-lo sob TORTURA física e psicológica. Foi condenado à prisão perpétua na França pela morte de dois agentes da inteligência francesa e um delator libanês, em 1975. A ele foram atribuídas uma série de ações das quais não participou, como o sequestro do avião da AirFrance. Sofre ainda processo por mais 5 acusações, que pretendem impedir sua eventual extradição à venezuela.

Se o governo francês empenhou-se tanto em pedir a libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt, prisioneira de guerra das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP) até o início de julho de 2008, nada mais justo que a extradição do venezuelano Ilich Ramirez Sanchez para a Venezuela.


Pela repatriação de Ilich Ramirez!

LIBERDADE JÁ AO CAMARADA ILICH RAMIREZ, “COMANDANTE CARLOS”

Cronologia

Carlos212 de outubro de 1949- Ilich Ramírez Sánchez nasce em Caracas, Venezuela, filho de Elba María Sánchez, e do advogado comunista Altagracia Ramírez Navas, ambos venezuelanos.

Agosto de 1966 - Se muda com a mãe e os irmãos Vladimir e Lênin para Londres, para seguir com os estudos universitários.

Setembro de 1968 - Obtém bolsa através do Partido Comunista da Venezuela para estudar na Universidade Patrice Lumumba de Moscou, na URSS, e abandona Londres.

1970 - É expulso da Lumumba devido a desavenças com as autoridades soviéticas e com alguns quadros venezuelanos.

julho de 1970 - Viaja ao Oriente Médio para incorporar-se à luta armada do povo palestino, integrando-se na FPLP. Recebe o codinome “Carlos”

Carlos6- IntifadaSetembro de 1970 - Presencia Setembro Negro e o terrível massacre do Estado jordaniano contra os palestinos em seu território.

fevereiro de 1971 - Retorna a Londres para cumprir ações de inteligência para a FPLP

outubro de 1974 - Muda-se para Paris (França).

27 de junho de 1975 - Em festa na rue Toullier, em Paris, é seguido por 3 agentes franceses e um delator libanês, Michel Moukharbal. Na troca de tiros morrem 2 agentes e o delator. Ilich sai ileso.

21 de dezembro de 1976- Dirige, junto a internacionalistas, o assalto à sede da OPEP em Viena (Áustria), fazendo 62 reféns, entre eles 11 ministros, para chamar a atenção do mundo à situação da Palestina, denunciar Israel e os EUA e a cumplicidade da Arábia Saudita, EAU, Qatar e Irã.

22 de dezembro de 1976 - Os combatentes e seus 42 prisioneiros de guerra partem em vôo desde Viena para a Argélia, após confrontos que deixam 3 mortos.

24 de dezembro de 1976- Passam por vários países do Magreb e, de volta à Argélia, exitosos em seus objetivos encerram o operativo e libertam todos os reféns.
Carlos41977 - A partir da exitosa ação de Viena, a imprensa pró-capitalista passa a chamá-lo de “O Chacal” desqualificando sua ação e atribuindo-lhe numerosas ações armadas pró-palestina, como o seqüestro de um avião da Air France (1976), do qual NÃO participou.

1990s - Após a queda da URSS e do Campo Socialista, restringe sua ação ao Oriente Médio.

1993 - Chega ao Sudão, onde oferecem-lhe refúgio em tempos difíceis.

15 de agosto de 1994 - É traído pelo governo sudanês, que o droga e seqüestra aproveitando- se de uma operação médica devida a varicela, enviando-o à França em troca de ajuda “ocidental” no combate à insurgência cristã, que os próprios países capitalistas centrais haviam ajudado a armar. Na França, é preso inconstitucionalmente, com uma ordem de prisão nacional que esconde o seqüestro no Sudão.

1994-2008 - Está preso em condições inumanas, tendo passado quase 10 anos em regime de isolamento total, sofrendo torturas e privação prolongada de sono. Sofre outras 5 acusações, que se mantêm pendentes para evitar que o governo venezuelano solicite sua extradição.

ilich_maisDezembro de 1997 - É condenado sem provas conclusivas ou testemunhas presenciais à prisão perpétua pelas mortes dos 2 agentes franceses e do delator libanês em julho de 1975.

Novembro de 1998 - Faz greve de fome e de sede durante mais de 20 dias.

5 de janeiro de 2006 - É transferido para a prisão de Clairvaux, a um dia de viagem de Paris, impedindo seu acesso ao processo e seus encontros com o advogado de defesa.

Pela repatriação de Ilich Ramirez!

LIBERDADE JÁ AO CAMARADA ILICH RAMIREZ, “COMANDANTE CARLOS”


Leia mais sobre Ilich "Carlos" Ramirez

Site oficial do Comitê pela Repatriação de Ilich

Blog sobre o camarada Ilich Ramirez, mal-chamado "Carlos, o Chacal"




marcio
marcio disse:
07/01/2012 03h22

carlos deveria hoje ! esta em seu pais, homem de personalidade forte, que deveria ser libertado.............

chichano goncalvez
chichano goncalvez disse:
14/04/2015 01h12

Non esta muerto quiem pelea. Arriba Ilich Ramires, Liberdad ya.

Comentários foram desativados.