Notícias

Mulheres não deixem de ler esse texto!

Em Março, no mês das Mulheres, no mês do FSM, perdemos Marielle, mulher com M maiúsculo que lutou e mesmo sendo cria do complexo da Maré conquistou um curriculo admirável, pouco comum para as nossas realidades.

Marielle Franco, presente!

O Jornal INVERTA - Órgão Central do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) se soma ao imenso pesar pela morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, assassinados brutal e covardemente.

Nota Pública: No Cerrado piauiense, comunidades sofrem violências e perdem seus territórios

As entidades que compõem a Articulação dos Povos Impactados pelo Matopiba e a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, apoiadas por movimentos e organizações nacionais e internacionais, vêm novamente a público denunciar o alarmante aumento da violência e de violações de direitos às comunidades do Cerrado no Piauí, presentes na região de implementação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba (PDA MATOPIBA).

Dimas Antonio Casemiro, Presente!

O Grupo de Trabalho Perus confirmou hoje que os restos mortais encontrados no cemitério clandestino de São Paulo são do militante político Dimas Antônio Casemiro detido no dia 17/04/71 assassinado após dois dias de tortura nas mãos dos agentes da repressão política da ditadura civil-militar.

A Lava Jato agourenta e os investimentos do PT

O tsunami criado na sociedade brasileira pela Operação Lava Jato quer levar à terra arrasada os avanços alcançados nos governos do PT. Uma das conclusões que se tira desta tara do Ministério Público de Curitiba é soterrar as políticas sociais e de ascensão de 1/3 da população brasileira ao consumo.

Tiãozinho Presente!

Sebastião Rodrigues militante do Partido Comunista Marxista-Leninista - PCML(Br), representante do Jornal INVERTA, sucursal MG, ex-diretor do Sindicato dos Bancários de BH e Região. Tiãozinho Presente!

Susana Savedra lança Desnuda

Susana é uma incansável lutadora da arte, dedica-se com paixão e disciplina a tudo o que faz e olha que não são poucos os desafios que os verdadeiros artistas – e o INVERTA os conhecem bem e à Susana, nossa querida companheira – enfrentam para viver de sua arte.

Brasil mobiliza-se contra a reforma trabalhista de Temer

Brasília, 10 nov (Prensa Latina) Convocado pelo Fórum das Centrais Sindicais, trabalhadores e integrantes dos movimentos sociais brasileiros sairão hoje às ruas para se manifestar contra as reformas trabalhista e do sistema de aposentadorias impulsionadas pelo governo de Michel Temer.

MÚSICOS MINEIROS RETOMAM SINDICATO

Há 70 anos era fundado o Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais – SINDMUSICOS MG e há 30 anos um grupo se mantinha no poder do sindicato. No dia 30 de outubro, em uma eleição disputadíssima, a Chapa 2 encabeçada pela flautista Vera Pape acaba com a dinastia de Luiz Fernando Peixoto.

Camarada Rosida, presente!

É com profundo pesar que nos despedimos da camarada Rosida Ferreira da Silva. Ela continuará a ser um exemplo de trabalhadora, mãe e revolucionária! Uniu sua vida e sonhos ao camarada Manoel Miguel da Silva, que igualmente é um exemplo para todos nós de trabalhador, pai e revolucionário.

Carlos Araújo vive em nosso coração e luta!

Todo nosso pesar pelo desaparecimento físico do amigo e companheiro de luta Carlos Araújo. Para mim e todos que o conheceram, mesmo que minimamente, sua presença será indelével pelo pensamento objetivo e ideais que transcendiam ao trabalhismo herdado do pai.

A resistência d’Os Proletários da Bola

No dia 07/07, foi realizado no Rio de Janeiro o lançamento do livro do historiador Gustavo Santos da Silva, “Os Proletários da Bola: The Bangu Athletic Club e as lutas de classes no futebol da Primeira República (1894-1933)”. Quem curte ler sobre futebol, gosta principalmente que um livro fuja do óbvio, quebre com clichês.

Semana João Saldanha na ABI sobre os seus 100 anos

No dia 3 de julho foi realizada uma série de debates sobre os 100 anos de João Saldanha, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Os debates aconteceram no auditório Belisário de Souza, durante todo o dia, onde no primeiro painel participaram os historiadores Victor Andrade de Mello, os professores André Couto, Alvaro Cabo, Leda Costa, Felipe Mostaro, além de César Oliveira.

Rafael Braga, vítima do fascismo

Rafael Braga, único preso das manifestações de junho de 2013, em razão do porte de pinho sol, foi condenado pelo juiz Ricardo Coronha Pinheiro a 11 anos e 3 meses de prisão, além do pagamento de R$ 1.687.

Centenário de Maria Augusta Tibiriçá

O aniversário da médica e imprescindível militante em defesa das riquezas do Brasil, Maria Augusta Tibiriçá, que completou 100 anos no dia 8 de maio de 2017, foi comemorado com um emocionante ato de homenagem à sua trajetória de vida e lutas por um país melhor.

A emoção de assistir ao show sobre o inesquecível Cartola

A cultura popular brasileira é uma fênix que renasce das cinzas e dá esperança de um futuro melhor para o nosso amado Brasil dentro deste turbilhão caótico em que se encontram as elites políticas e dirigentes. Assistir ao espetáculo sobre a vida do imortal Cartola foi uma grande emoção, uma vez que o musical mostrou toda a genialidade deste compositor popular que faz poesia de alta qualidade em meio a sua vida ligada à pobreza.

Pirambu de luta, ontem, hoje e sempre!

Em meio a uma conjuntura política de feroz retirada de direitos, resistir ao desmonte é um ato de coragem e pede um exemplo que sirva de alento para a luta. Os caminhos percorridos por homens e mulheres que, antes de nós, não se conformaram com a situação de miséria em que viviam e ousaram resistir é uma grandiosa herança. No caso de Fortaleza, os movimentos populares nascidos no Pirambu são parte dessa herança que todos nós, militantes e lutadores sociais, devemos nos orgulhar.

As consequências neoliberais do golpe para as mulheres trabalhadoras

Historicamente, com a divisão social e sexual do trabalho, as mulheres são os coletivos mais explorados e de vida mais precarizada dentro da complexidade da sociedade de classes. No modo de produção capitalista, o patriarcado (sistema de dominação da mulher pelo homem) apresenta inúmeros benefícios para a manutenção e ampliação do lucro - possível graças à transformação das diferenças em desigualdades e espaços maiores à exploração da força de trabalho.