Internacional

Aquarela brasileira: 200 anos de arte

A partir do dia 21, o Centro Cultural Light apresenta a exposição “Aquarela brasileira”, organizada pelo professor Alberto Kaplan, que contará com 115 obras de artistas brasileiros e estrangeiros que pintaram em aquarela nos últimos dois séculos.

Inverarte: Um encontro cultural, popular e revolucionário

Nestes dez anos de Inverta, temos procurado, através do Caderno de Cultura, divulgar a resistência cultural de nosso povo ao massacre ideológico que o imperialismo tenta em vão promover. Este Inverarte abre este ano os preparativos para a festa dos dez anos de luta e resistência do Jornal, na divulgação e incentivo do talento e da criatividade que sobra nos artistas-proletários que vivem segregados nas periferias.

Li Peng chega a Brunei para visita oficial

BRUNEI - Li Peng, presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional (APN) da China, chegou ao meio-dia nessa cidade para realizar uma visita oficial e amistosa atendendo ao convite do Sutão Haji Hassanal Bolkiah de Brunei Darusalam.

Toledo em vantagem para o 2º turno

O candidato presidencial Alejandro Toledo está em vantagem nas preferências do eleitorado em relação a seu rival Alan García. O segundo turno das eleições peruanas será no dia 3 de junho.

Cuba exige fim de ingerência dos EUA

No artigo, intitulado “Ratinhos na chapa”, em alusão aos grupos internos opostos ao governo cubano, o Granma censurou o respaldo de Bush aos mesmos no valor de US$ 100 milhões, nos próximos 4 anos.

Campanha pelo reconhecimento dos direitos indígenas

Tanto o Congresso como o Senado mexicanos, ou seja, o Poder Legislativo, aprovaram a reforma constitucional sobre os direitos e cultura indígenas. O texto-base para sua discussão foi a Lei Cocopa enviada pelo presidente Fox, cumprindo assim uma das três demandas assinaladas pelo EZLN. Tanto o ditame como o texto aprovado, diferem fundamentalmente do texto inicial, o da Lei Cocopa, assim como do espírito dos Acordos de San Andrés firmados pelo governo federal e o EZLN, em 16 de fevereiro de 1996.

União Européia tropeça no nacionalismo

O Primeiro de Maio se constitui em um marco do movimento operário. Na Suécia, as manifestações mais expressivas foram organizadas pelos comunistas. Os sociais-democratas não querem saber de manifestações de Primeiro de Maio que lembrem a luta operária. Preferem os salões fechados da União Européia, tropeçantes no nacionalismo.

Diagnóstico do apagão

O modelo energético brasileiro fracassou e coloca o País diante de uma crise econômica jamais enfrentada pela República. O Governo pensa empurrar a crise com a barriga e fazer racionamentos. Isto não resolverá o problema e, pior: todos sabem que a crise não é por falta de chuva e sim porque não foram feitos os investimentos necessários, quer nas hidrelétricas, quer nas linhas de transmissão.

Reajustes na energia estão acima da inflação

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) variou 65,61% em cinco anos e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) subiu 82,24% no mesmo período, enquanto os reajustes das tarifas das distribuidoras chegaram a mais de 100%, como por exemplo a variação tarifária média no Rio da Light, que aumentou 115,47% nos últimos cinco anos.

Crise Mundial afeta comércio

Países do Mercosul propõem diminuir as tarifas alfandegárias dos países desenvolvidos para produtos agrícolas em 6% ao ano. A União Européia (UE) é a região do planeta que mais impede a entrada de produtos agrícolas de fora de suas fronteiras, impondo regras ao comércio no mercado mundial de Commodities com seus subsídios.

Racionamento de energia pode ser diversionismo

Com a privatização da maioria das empresas de distribuição de energia elétrica e a falta de investimentos em infra-estrutura do sistema elétrico, o programa de racionamento pode ser uma manobra diversionista do governo federal para encobrir a crise geral que a economia do país está vivendo.

Ao Camarada Ary Carioca, nossa homenagem!

Ainda na juventude, Ary Muniz Carioca iniciou sua militância no Partido Comunista. Em 1964, com o Golpe Militar, como atuava na luta sindical e era do Partido, foi interrogado e perseguido pelos órgãos de repressão

Rodoviários de Fortaleza em greve

Os motoristas e cobradores de ônibus da capital do Ceará estão em greve desde 17 de maio. A categoria tem data-base neste mês, sendo suas principais reivindicações o reajuste salarial de piso para R$ 700,00 e vale-refeição. Como a paralisação está tendo forte adesão, deixam de ser transportadas por dia mais de um milhão de pessoas.

Entrevista: Oduvaldo Batista

O INVERTA entrevista o camarada Oduvaldo Batista, que completou neste mês de maio 80 anos de vida e 55 de jornalismo. É com orgulho que entrevistamos este homem que sempre lutou, com dignidade e convicção, pela causa comunista e que desde 1999 encontra-se nas fileiras do PCML, por acreditar ser esta organização conseqüente com a luta de libertação do povo brasileiro deste sistema anti-humano, o capitalismo, e com o estabelecimento de uma sociedade socialista, futuro da humanidade.

Ônibus mais caro em SP

Os proprietários das empresas de ônibus conseguiram uma vitória histórica na capital paulista: tornar as passagens de ônibus mais caras que as do Metrô, aumentando a sangria dos usuários, e a aprovação da instalação de catracas eletrônicas, o que demitirá cobradores e abaixará os custos do transporte.

Favelas do Rio querem o fim da violência contra o povo

No dia 21 de maio, fechamento dessa edição, mais uma pessoa foi morta após a incursão da PM no Morro do Jacarezinho, zona norte do Rio. A versão oficial é que o rapaz era envolvido com o tráfico de drogas e não acatou voz de prisão, foi ferido após um tiroteio e veio a falecer.

Alckmin reprime protesto contra lixão de multi

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Segurança Pública, Marco Vinício Petreluzzi, ordenaram que a Polícia Militar reprimisse violentamente um pacífico protesto popular contra a empresa transnacional Ecolar, do grupo francês Sita, por pretender instalar um gigantesco lixão nas proximidades da cidade de Perus, zona Norte da cidade de São Paulo.

Amazonino processado por improbidade

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes, responde a inquérito no Superior Tribunal de Justiça acusado de improbidade administrativa e malversação do dinheiro público em seu primeiro mandato, de 1995 e 1997.

Procuradores já têm provas contra Lopes

Procuradores da República informam que têm provas de que Francisco Lopes mantinha um esquema de fornecimento de informações privilegiadas a empresas, mesmo antes de ser presidente do Bando Central, quando ainda era diretor de Política Monetária, em 1995.

Malan depõe no Senado

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, estará de volta ao Senado nessa semana para depor na Comissão de Assuntos Econômicos e de Fiscalização Financeira sobre a concessão de informações privilegiadas a banqueiros pouco antes da desvalorização do real.