Servidores públicos de MG fazem manifestação

Cerca de 2 mil trabalhadores protestaram no Palácio da Liberdade no dia 18 em Belo Horizonte, após assembléia unificada unificada. Itamar teve que ouvir a pauta de reivindicações.

Servidores públicos de MG fazem manifestação

Por: SUcursal MG


No último dia 18, foram realizadas manifestações do Funcionalismo Público Estadual em Belo Horizonte. Inicialmente, os servidores fizeram uma assembléia unificada e, em seguida, seguiram até o Palácio da Liberdade (sede do Governo mineiro), em frente do qual se manifestaram.

O ato público contou com cerca de 2 mil trabalhadores das diversas categorias do funcionalismo. Às 18 horas, o Secretário Estadual de Administração recebeu uma comissão que entregou-lhe a pauta de reivindicações.

Evidentemente, há diferenças nas reivindicações das diversas categorias, porém há três pontos comuns que revelam as contradições da política do Governo de Estado para com o funcionalismo em geral, quais sejam a criação de um Plano de Cargos e Salários, a regulamentação dos servidores em função pública e a realização de concursos. Por causa destes três componentes, cerca de 18 mil servidores, em todo o Estado, estão em situação instável, sendo prejudicados, inclusive, quanto à aposentadoria.

Os servidores lembram que há uma proposta de Emenda à Constituição - PEC 39 - que regulamentará esta situação e que ela está tramitando na Assembléia Legislativa. Por isso, eles pressionarão os deputados estaduais, para que coloquem esta proposta como prioritária, antes mesmo da reforma administrativa de Itamar Franco.