Servidores públicos de MG fazem manifestação
Servidores públicos de MG fazem manifestação
No
último dia 18, foram realizadas manifestações do
Funcionalismo Público Estadual
em Belo Horizonte. Inicialmente, os servidores fizeram uma assembléia
unificada e, em seguida, seguiram
até o Palácio da Liberdade (sede do Governo mineiro),
em frente do qual se manifestaram.
O ato público contou com cerca de 2 mil trabalhadores das diversas categorias do funcionalismo. Às 18 horas, o Secretário Estadual de Administração recebeu uma comissão que entregou-lhe a pauta de reivindicações.
Evidentemente, há diferenças nas reivindicações das diversas categorias, porém há três pontos comuns que revelam as contradições da política do Governo de Estado para com o funcionalismo em geral, quais sejam a criação de um Plano de Cargos e Salários, a regulamentação dos servidores em função pública e a realização de concursos. Por causa destes três componentes, cerca de 18 mil servidores, em todo o Estado, estão em situação instável, sendo prejudicados, inclusive, quanto à aposentadoria.
Os servidores lembram que há uma proposta de Emenda à Constituição - PEC 39 - que regulamentará esta situação e que ela está tramitando na Assembléia Legislativa. Por isso, eles pressionarão os deputados estaduais, para que coloquem esta proposta como prioritária, antes mesmo da reforma administrativa de Itamar Franco.