Protestos nos EUA Contra a Guerra
Protestos nos EUA Contra a Guerra
As manifestações de 27 de outubro nos EUA representaram outro importante passo adiante para o Movimento Contra a Guerra nos Estados Unidos.
Mais de 100.000 pessoas tomaram as ruas em atos coordenados local e regionalmente, exigindo o fim imediato da guerra do Iraque.
As manifestações tiveram lugar apenas 6 semanas após a Marcha Nacional do dia 15 de setembro, liderada por veteranos da Guerra do Iraque e pelas famílias de soldados e de mariners.
O sentimento contrário à Guerra está crescendo. As recentes demonstrações foram lotadas de jovens – estudantes e jovens trabalhadores – que estão se unindo às filas de frente do Movimento Contra a Guerra nos EUA. A comunidade árabe-americana e muçulmana também estava representada, bem como os veteranos da Guerra do Iraque e de suas famílias, que segue crescendo. A energia e o espírito da demonstração indicam que o povo dos EUA está cheio dessa Guerra criminosa e da ocupação do Iraque.
Todos os dias, os monopólios midiáticos estadunidenses tentam convencer o povo de que o Movimento Contra a Guerra está se reduzindo. Isso é uma mentira. Esses mesmos meios de comunicação mentem ao povo sobre o “progresso” feito pelas tropas no Iraque. A verdade é que a ocupação military estadunidense do Iraque não poderá ser bem-sucedida. O povo iraquiano defende seu direito de determinar seu próprio destino. O povo dos EUA, que não tem voz nem no Partido Republicano nem no Partido Democrata, nem na grande mídia, está determinado a encontrar um meio de pôr fim à guerra, que já tirou centenas de milhares de vidas e custa 3 bilhões de dólares a cada semana.
Além da marcha de 100.000 pessoas em Washington, 30.000 marcharam em San Francisco, 20.000 em Los Angeles, 7.000 em Seattle, 30.000 em Chicago, 45.000 em Nova Iorque e 7.500 em Boston.
A coalizão ANSWER, a UFPJ (Unidos pela Paz e pela Justiça) e centenas de outros grupos organizaram os protestos do dia 27. Agora, é necessário intensificar a organização massiva do povo. Como foi no Vietnã, sera o povo que trará o fim dessa Guerra imperialista, não os políticos.
Traduzido de: Coalizão ANSWER