Editorial

CARTA DE APOIO A DEPUTADA ANDRÉIA DE JESUS

Deputada Andreia de Jesus. Estamos do seu lado. Estamos do lado da bondade, do respeito, estamos do lado da luta, lutando contra a violência, o racismo, o machismo e todas as formas de opressão e de comportamentos fascistas.

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A CHACINA NA FAVELA DO JACAREZINHO

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo vem a público repudiar a ação do Estado contra a classe trabalhadora na Favela do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro, onde a polícia no dia 6 de maio invadiu com força desproporcional, assassinando 29 pessoas e orquestrando a maior chacina da história do estado.

Saudações do PCML-Br ao VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba

O Partido Comunista Marxista Leninista-Brasil (PCML-Br), em nome dos membros de seu Comitê Central, vem por meio desta saudar o Partido Comunista de Cuba (PCC) pela realização de seu VIII Congresso neste mês de abril, 2021. Em primeiro lugar, saudar seus máximos dirigentes, em especial Raul Castro e José Ramón Machado Ventura, Primeiro e Segundo-Secretários do Comitê Central do PCC; e Miguel Díaz-Canel Bermudez, Presidente da República e membro de seu Bureau Político.

Pela vida do povo!

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo (CNCN) vem desenvolvendo através de seus Comitês de Luta Contra o Neoliberalismo um conjunto de atividades visando pôr em prática o seu Programa de Emergência para o Brasil que foi apresentado no Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo em Outubro de 2020 em comemoração ao aniversário de 29 anos do jornal INVERTA.

MANIFESTO CONTRA O CORTE DE VERBAS NA CULTURA: NÃO TIREM O DINHEIRO DOS LIVROS!

Conselho do PMLLLB protesta contra Decreto que retirou recursos da Cultura, O Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo (CPMLLLB) vem a público demonstrar a sua surpresa e indignação diante do corte de R$ 10 milhões destinados anteriormente ao PMLLLB, o Plano do Livro da cidade de São Paulo, no Orçamento e aprovado pela Câmara Municipal em 2020.

Joaquin Piñero, Presente!

É com pesar que comunicamos o falecimento do companheiro Joaquin Piñero, dirigente e militante do MST. O dirigente foi vítima de um câncer contra o qual já vinha lutando há mais de seis meses.

Sem clareza no segundo turno do Equador

Após o anúncio de 7 de fevereiro feito pela CNE, após a contagem rápida, foi anunciado na rede nacional que os candidatos ao segundo turno seriam Andrés Arauz, candidato de Correa e Yaku Pérez, candidato de Pachakutik, por dois dias o candidato de Pachakutik liderou a contagem dos votos mantendo a segunda colocação e garantindo sua passagem para o segundo turno.

Conferência dos 60 Anos do Movimento dos Não-Alinhados

No dia 10/02/21, teve início a Conferência Internacional A ascensão da Ásia na história e Perspectiva Global – 60 anos depois de Belgrado: qual não-alinhamento em um mundo multipolar e para um futuro global?, que marca 60 anos de história do movimento que desempenhou papel essencial na história de luta e independência dos povos durante o século XX.

Segundo turno para a esquerda equatoriana

Este domingo, 7 de fevereiro, foram realizadas eleições presidenciais no Equador. Depois de 30 dias de campanha, as pesquisas apontavam ao candidato Andrés Araúz, representante de Rafael Correa, e ao banqueiro Guillermo Lasso em primeiro e segundo lugar respectivamente. No entanto, novamente as empresas de pesquisa foram as grandes perdedoras.

Contra o genocídio do Povo Brasileiro, Vacina já para todos!

Hoje, 1 de fevereiro de 2021, durante todo o dia o Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo realizou manifestações dos seus comitês de lutas em vários estados e cidades com o objetivo de exigir do governos federal, estaduais e municipais a imediata disponibilização para todos da vacina contra a Covid-19, que vitimou nacionalmente mais de 224 mil mortes em consequência da pandemia.

NOTA DE REPÚDIO

O Partido Comunista Marxista-Leninista Brasil repudia veementemente o anúncio por parte da administração de Donald Trump que inclui a República de Cuba na lista de Estados patrocinadores de terrorismo. Concordamos com o Ministério de Relações Exteriores de Cuba ao classificar essa “qualificação fraudulenta” como um “ato cínico e hipócrita” por parte de um governo “moralmente falido”.

Hip-hop: cultura, vida e resistência

Um grito por liberdade, uma esperança de permanecer vivo, ou até mesmo uma busca por autoconhecimento. Assim, muitos jovens definem o Hip-hop. Um movimento artístico, que em sua essência, garante o direito de fala e, principalmente, apresenta novos prismas e perspectivas às pessoas antes marginalizadas pela sociedade capitalista.

PCML(Br) assina Declaração de Pyongyang

Em resposta ao convite realizado pelo Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, o Partido Comunista Marxista Leninista – Brasil, declarou sua adesão e assinou a Declaração de Pyongyang, de Abril de 1992, imprescindível documento assinado por partidos comunistas, operários, socialistas e progressistas após a queda da URSS e do bloco socialista do Leste europeu, intitulado “Defendamos e avancemos a causa socialista” assinada em 20 de abril de 1992, na capital da RPDC, quando foram comemorados os 80 anos do camarada Kim Il Sung.

Segundo Turno das eleições de resistência ao golpe e ao fascismo!

As eleições municipais de 2020 acontecem no momento em que a Crise Orgânica do Capital foi acelerada pela crise sanitária desencadeada pelo vírus Sars-Cov 2 e devem ser aproveitadas para avançar na luta contra o golpe e o fascismo. Por mais que o governo queira dar sinais de certo recuo na sua ferocidade, não podemos piscar o olho.

Nota do CNCN: 20 de novembro, dia de luta contra o racismo e contra as atrocidades do neoliberalismo!

Na semana da consciência negra os crimes contra o povo preto se intensificam no Brasil. Ontem, dia 19 de novembro, João Alberto Silveira Freitas, 40 anos foi espancado até a morte por um policial militar (terceirizado – funcionário contratado pela Brigada Militar por tempo determinado) e por seguranças do Supermercado Carrefour, na zona Norte de Porto Alegre, mais um preto da classe trabalhadora é assassinado no Brasil.