Mais de 700 corpos recuperados em Gaza desde o início da trégua

As autoridades da Faixa de Gaza recuperaram, desde o início da trégua no território, em 10 de outubro passado, os corpos de mais de 700 palestinos soterrados sob os escombros, anunciou hoje uma fonte oficial.

Ramala, Palestina - As autoridades da Faixa de Gaza recuperaram, desde o início da trégua no território, em 10 de outubro passado, os corpos de mais de 700 palestinos soterrados sob os escombros, anunciou hoje uma fonte oficial.

O Ministério da Saúde de Gaza precisou que, desde essa data, foram retirados os corpos de 713 palestinos soterrados sob as milhares de toneladas de escombros espalhados pelo enclave costeiro.

Ibrahim Abu Al-Reesh, diretor das equipes de campo da Defesa Civil da Governadoria de Gaza, destacou que, no fim de semana, foram recuperados entre 55 e 60 cadáveres.

Os corpos foram transferidos para o Hospital Al-Shifa para serem identificados e entregues aos seus familiares, explicou o funcionário, citado pela agência de notícias Shehab. Al-Reesh detalhou que aqueles impossíveis de identificar serão enterrados no Cemitério dos Mártires Desconhecidos, localizado na cidade de Deir al-Balah.

Ele observou que “a falta de maquinário, equipamentos e veículos dificulta o trabalho da Defesa Civil” e acusou Israel de impedir sua entrada.Também alertou sobre os riscos à saúde decorrentes da decomposição dos corpos e a possibilidade de propagação de contágios devido à escassez de equipamentos de proteção.

Mahmoud Basal, porta-voz da Defesa Civil em Gaza, estimou que mais de 10 mil pessoas ficaram soterradas sob os milhões de toneladas de escombros que cobrem o enclave costeiro.

Em outubro, uma ONG palestina considerou que entre oito mil e nove mil palestinos estão desaparecidos na Faixa como resultado da agressão israelense.
O Centro Palestino para Pessoas Desaparecidas considerou que a maioria ficou soterrada sob os escombros ou em zonas de concentração militar israelense.

De acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina no Oriente Médio, mais de 61 milhões de toneladas de escombros estão espalhados pelo território como resultado da guerra.

ro/rob/bm

Fonte: Prensa Latina (publicado em 26 de janeiro de 2026)

Publicado no Inverta em 26 de janeiro de 2026

Tradução: Beatriz Morais

GUERRA E PAZ Crise Orgânica, Geopolítica e o Brasil – Edição Bilíngue.jpg