Eis o Carnaval!

Texto escrito por Marcos Roberto sobre o engodo do carnaval capitalista. "Enquanto correm os folioes, correm os ambulantes vítimas da exploração".

Eis o Carnaval!

No período inicial do ano já começam a serem veiculadas propagandas divulgando tendências, as festas, os palcos onde devem se devem encontrar as massas eufóricas da cidade. Toda essa preparação, em nome da data popular, é uma ferramentas das empresas para incentivar o turismo e ludibriar as pessoas à consumirem cada vez mais, correrem atrás "de seus abadás" o mais depressa, antes que alguém o faça e compre o seu sonho de "diversão e nostalgia".

Nessa fantasia feita do carnaval, muitos acompanham o Trio Elétrico, ao som de Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, e tantos outros "animadores"; porém, também correm atrás do Trio os vendedores ambulantes, artesãos com seus colares, bijuterias, rendas e máscaras artesanais. Máscaras que não escondem crianças vendendo bebidas, expostas à exploração por parte do turismo sexual.   

Mas são essas pessoas que, em plena data popular, esforçam-se por vender qualquer coisa, sob pena de voltar para casa e não ter nada pra alimentar seus filhos, irmãos e pais? Trabalhadores que moram em favelas, lixões, à beira de mangues.

É o exército industrial de reserva do nosso "brilhante sistema", que acaba patrocinando esses grandes eventos e que a burguesia os fazem crer que têm importância nestes eventos.  Mas ao voltar a suas realidades, caem na aspereza do sistema capitalista, na dor e na tristeza de um povo bravo e trabalhador que não se preocupa com o abadá que irão pular o carnaval; mas tem fé e certeza num futuro em que as coisas vão melhorar. No dia em que suas vidas saltem sobre as casas feitas de restos de madeiras e papelões em meio a água fedida do mangue, e transforme-se em um emprego digno e fixo, numa moradia confortável para a família; uma educação que garanta a formação de suas crianças; e um sistema de saúde realmente funcionando.

   UMA PROVA DESSA INJUSTIÇA EM RELAÇÃO A SAÚDE PÚBLICA, ACONTECEU COM MINHA COMPANHEIRA SEMANA PASSADA AO LEVAR MINHA FILHA A UM HOSPITAL DO MUNICÍPIO DE RENOME HISTÓRICO AQUI EM JOÃO PESSOA, O HOSPITAL SANTA ISABEL; COM ESSA GRANDE ADMINISTRAÇÃO, AGORA PREMIADA COMO A MELHOR ADMINISTRAÇÃO DO NORDESTE POR UMA ENTIDADE QUE NÃO ME LEMBRO NO MOMENTO O NOME, AONDE ESTÁ A  FRENTE ATÉ ENTÃO O  PREFEITO RICARDO COUTINHO. MINHA FILHA ESTÁ PROVAVELMENTE COM UM CISTO ACIMA DO SEU OLHO DIREITO QUE ESTÁ CRESCENDO, FOI O QUE A MÉDICA DE PLANTÃO FALOU, E AO INVÉS DE ENCAMINHAR MINHA FILHA PARA UM OFTALMOLOGISTA MANDOU MINHA COMPANHEIRA LEVÁ-LA PARA UMA UNIDADE DE SAÚDE DO NOSSO BAIRRO PARA MARCAR UM EXAME PARA DAQUI A UM MÊS! CLARO QUE NÃO VOU ESPERAR QUE MINHA FILHA FIQUE CEGA NÃO É ISSO CAMARADA? POIS É! AMIGO, ESSE É O NOSSO CARNAVAL! MUITA ALEGRIA, MUITA SAÚDE, MUITA NOSTALGIA MUITAS INJUSTIÇAS E DIFERENCIAS SOCIAIS.

Reafirmo minha indignação perante do sistema capitalista, esse sistema hipócrita e oligárquiico que às custas do suor de nosso povo, vendem seus abadás e comprar seus whisk´s e festejar a festa que a burguesia fez sua - Eis o Carnaval!

Ousar lutar, Ousar vencer!

Até a vitória final!

Marcos Roberto Lopes

João Pessoa, 27/01/08