Começa dia 19 em João Pessoa a Conferência Internacional de Sociologia da Educação

Conferência Internacional de Sociologia da Educação, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba

Começa dia 19 em João Pessoa a Conferência Internacional de Sociologia da Educação 

Começa dia 19 em João Pessoa a Conferência Internacional de Sociologia da Educação Mais de 800 trabalhos além de 14 conferências e dezenas de posters serão apresentados no evento que acontecerá de 19 22 de fevereiro. Cientistas sociais do Brasil, Portugal, Espanha, França, México e Estados Unidos, entre outros países, chegam a João Pessoa, para a Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação, que acontecerá de 19 a 22 de fevereiro de 2008. Segundo a comissão organizadora, o evento será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego devido, ao grande número de participantes, e não mais no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como havia sido programado. O tema central da Conferências proporcionará um amplo debate sobre o que chama a atenção dos cientistas e da sociedade no momento atual. Participam alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais sobre esta temática e suas sub-áreas, entre eles os seguintes conferencistas e respectivos temas: Boaventura de Sousa Santos (Portugal) – Um novo paradigma para a educação popular: a tradução intercultural; Michel Wivieorka (França) – L'education confrontee aux differences culturelles; Bernard Charlot (França/Brasil) – Será que uma "outra" escola está emergindo?; Carlos Alberto Torres (Estados Unidos) – Globalização, educação e justiça social; António Teodoro (Portugal) – Educação, globalização e neoliberalismo: novas tecnologias de governo e reconfiguração dos modos de regulação das políticas de educação; Almerindo Afonso (Portugal)- Reactualizar o campo da sociologia da educação na sociedade cognitiva: uma reflexão provisória; Moacir Gadotti (Brasil)– Educar para um outro mundo possível; Maria da Glória Gohn (Brasil)- Globalização, movimentos sociais e educação; Mariano Enguita (Espanha) – Escuela y ciudadanía en la era global; Ana Benavente (Portugal) – O papel da escola na luta contra a pobreza; Jacques Pain (França) – Violence et mondialisation; Silke Weber (Brasil) – As perspectivas da sociologia da educação no Brasil; Raquel Sosa (México) – El derecho a la educación en los tiempos neoliberales; Afonso Celso Scocuglia (Brasil) - Globalização contra-hegemônica, agenda globalmente estruturada para a educação e pedagogia do oprimido: entrelaçando idéias de Boaventura, Dale e Freire. A programação geral do evento, 12 GTs, 14 conferências, mais de 100 Posters, 14 mesas-redondas, dois painéis e duas sessões especiais, pode ser acessada pela internet. Mais de 800 trabalhos serão apresentados nos GTs. As inscrições para participação sem apresentar trabalho podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro. A Conferência Internacional de Ciências Sociais é uma realização conjunta da UFPB, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Comitê de Investigação em Sociologia da Educação da Associação Internacional de Sociologia (ISA).

Local do encontro – Espaço Cultural José Lins do Rego, rua Abdias Gomes de Almeida, 800, bairro Tambauzinho, João Pessoa – Paraíba – Brasil.
 
Telefone (55) 83 3244.1360
 
Mais informações a respeito da Conferência podem ser obtidas pela internet na página: http://www.socieduca-inter.org/br/apresenta.html ou pelos e-mails:atendimento@socieduca-inter.org e scocuglia@ce.ufpb.br ou, ainda, por telefone (55) 83 3216 7444.