Ceppes no Inverta

Matérias sobre o Ceppes
SEMINÁRIO DE LUTAS CONTRA O NEOLIBERALISMO - DF - 2023 SEMINÁRIO DE LUTAS CONTRA O NEOLIBERALISMO - DF - 2023

Tema: CRISE ORGÂNICA DO CAPITAL, GEOPOLÍTICA E O DF: AGROECOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O MOVIMENTO SOCIAL - Data: 22 de Novembro de 2023 - Local: Central Única dos Trabalhadores - CUT/DF - Endereço: SDS CONIC Edifício Venâncio V, Ljs 4, 14, e 22- Asa Sul - Brasília - DF

Viva o Jornal INVERTA e seus 32 anos de resistência! - RJ Viva o Jornal INVERTA e seus 32 anos de resistência! - RJ

A comemoração dos 32 anos do Jornal INVERTA, 31 de reimpressão e distribuição do Jornal Granma Internacional de Cuba em Língua Portuguesa; 19 anos do acordo comercial da Agência de Notícias Latino-americana Prensa Latina com a Inverta Cooperativa e 35 anos do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais – CEPPES começou com o Seminário de Lutas Contra o Neoliberalismo realizado no dia 23 de Setembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com o tema Crise Orgânica do Capital, Geopolítica e o Estado do Rio de Janeiro.

Capital versus Trabalho Capital versus Trabalho

No dia 21 de setembro de 2023, o Jornal INVERTA realizará 32 anos de circulação ininterrupta no Brasil. Com ele, o Granma Internacional de Cuba também completará 31 anos de circulação no país; assim como a Agência latino-americana de notícias Prensa Latina, que assinou acordo há 19 anos com o Inverta para sua comercialização em português; e o Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) realizará 35 anos.

1° de Maio no Rio de Janeiro 1° de Maio no Rio de Janeiro

O PCML, CNCN, CEPPES, Casa das Américas, J5J, Cooperativa INVERTA historicamente ocuparam mais uma vez a Quinta da Boa Vista – RJ pra levar sua mensagem de luta à classe trabalhadora no seu dia internacional, o 1 de Maio, através do manifesto do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo – CNCN e do Jornal Inverta.

Viva o Centenário do Partido Comunista – Seção Internacional Br! Viva o Centenário do Partido Comunista – Seção Internacional Br!

O Partido Comunista Marxista Leninista comemorou no dia 24, 25 e 26 de Março o centenário de fundação do Partido Comunista Seção Internacional no Brasil e 22 anos da refundação do Partido Comunista Marxista Leninista – BR, com uma palestra de Ana Alice Pereira, presidenta do Conselho do PCML-Br. Como ato preliminar à comemoração, foi proferida a palestra pelo prof. Dr. Aluisio Bevilaqua, presidente do Conselho Científico do CEPPES, sobre a operação especial da Rússia na Ucrânia, em um momento coordenado por Osmarina Portal.

Nicolino: A prática como critério de verdade Nicolino: A prática como critério de verdade

Há pessoas que não morrem. Alguns comunistas são assim. Como Prestes, Agliberto, Alencar e Gregório, Nicolino permanecerá. Não que não queiramos aceitá-lo morto, mas porque tudo que disse e fez foi consequente e deixou marcas.

Pela vida do povo! Pela vida do povo!

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo (CNCN) vem desenvolvendo através de seus Comitês de Luta Contra o Neoliberalismo um conjunto de atividades visando pôr em prática o seu Programa de Emergência para o Brasil que foi apresentado no Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo em Outubro de 2020 em comemoração ao aniversário de 29 anos do jornal INVERTA.

Joaquin Piñero, Presente! Joaquin Piñero, Presente!

É com pesar que comunicamos o falecimento do companheiro Joaquin Piñero, dirigente e militante do MST. O dirigente foi vítima de um câncer contra o qual já vinha lutando há mais de seis meses.

XV Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo XV Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo

Em um grande evento online, o XV Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2020, foram comemorados os 150 anos de Lenin, os 29 anos do Jornal Inverta, os 28 anos da circulação do Granma em português no Brasil e os 16 anos do Acordo entre a Prensa Latina e o Jornal Inverta. Assista aos vídeos do Seminário no canal da TV INVERTA no Youtube.

Painel Científico de Acompanhamento da Crise (PCAC): Uma grande iniciativa! Painel Científico de Acompanhamento da Crise (PCAC): Uma grande iniciativa!

Foi realizado no dia 29 de maio o III Painel Científico de Acompanhamento da Crise (PCAC) que congregou pesquisadores de diversas áreas e países, que socializaram sua relevante análise sobre a Crise Orgânica do Capital, a questão da crise da Saúde e a crise na Cultura, relacionando-a com a pandemia do novo Coronavírus, a Covid-19.

A pandemia de Covid-19 A pandemia de Covid-19

O coronavírus é um microrganismo identificado na década de 1960 que provocava infecção respiratória leve. No entanto, como todo vírus, o corona passou por mutações ao longo do tempo, sendo identificados, a partir de 2002, o SARS-CoV (que causou a Síndrome Respiratória Aguda Grave), o MERS-CoV (que causou uma epidemia de Síndrome Respiratória no Oriente Médio em 2012) e, agora, o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, todos estes provocando doenças cada vez mais graves.

Manifesto do 1º de Maio de 2019 Manifesto do 1º de Maio de 2019

No 1º de maio de 2019, os trabalhadores no Brasil vivem um grave momento, marcado pelo aprofundamento da Crise Orgânica do Capital. Entre outros desdobramentos dessa crise, o forte desemprego, que ultrapassa os 13 milhões, e a destruição dos direitos sociais devem merecer especial atenção da classe trabalhadora em seu dia.

O golpismo teleguiado contra a Venezuela! O golpismo teleguiado contra a Venezuela!

No último dia 4 de janeiro, o chamado Grupo de Lima (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia), com voto contrário do México, aprovou graves medidas intervencionistas contra a Venezuela

Que nossa luta não cesse! Que nossa luta não cesse!

Para nós, Juventude 5 de Julho, que nos opomos ao movimento usurpador do capitalismo que tenta nos cegar com suas mentiras, o 5 de julho representa o avanço da consciência do povo trabalhador a partir de lutas travadas inicialmente em quartéis por soldados, com o objetivo de que as classes operária e camponesa não sofressem mais nas mãos das oligarquias.

Algumas palavras sobre o documento histórico A Luta dos Marinheiros, de Antônio Duarte Algumas palavras sobre o documento histórico A Luta dos Marinheiros, de Antônio Duarte

Lançamento do livro A Luta dos Marinheiros: A Editora Inverta lançará no dia 9 de junho de 2005, o livro “A Luta dos Marinheiros”, de Antonio Duarte dos Santos, correspondente do Jornal INVERTA na Suécia. Militante do PCML, e um dos protagonistas dos acontecimentos da época, veio especialmente ao Brasil para o lançamento do livro, e estará presente nos eventos já programados. O autor desmente a versão dos golpistas de que não houve entre os setores das Forças Armadas resistência ao golpe, a ditadura que se abateu sobre o país durante 25 tenebrosos anos, ressaltando a luta dos marinheiros que posicionaram-se contra as forças reacionárias e golpistas dentro da Marinha. O livro será lançado primeiramente no Rio de Janeiro, no dia 09/06/05, às 18 horas, na ABI - Associação Brasileira de Imprensa, na sala Belisário de Souza, no 7° andar, e terá ainda uma mostra de fotografias a partir das 17 horas. A mostra está sendo organizada pelo CEPPES, com o apoio do Modac. Está previsto o lançamento em Porto Alegre e em São Paulo. Publicamos nesta edição o prefácio de “A Luta dos Marinheiros”, escrito pelo editor de INVERTA Aluisio Bevilaqua.

Lançamento de “A Luta dos Marinheiros”, na ABI Lançamento de “A Luta dos Marinheiros”, na ABI

O livro “A Luta dos Marinheiros”, de autoria de Antonio Duarte, foi lançado no dia 9 de junho, às 18 horas, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), 7° andar, no Rio de Janeiro. Também foi realizada uma mostra de fotografias na Sala do Conselho, localizada no mesmo local a partir das 17h.

Manifesto de solidariedade à Venezuela Manifesto de solidariedade à Venezuela

Movimentos sociais, partidos políticos e personalidades do Brasil assinaram manifesto em apoio à democracia venezuelana e ao processo eleitoral protagonizado pelo povo daquele país.