Viva o Centenário do Partido Comunista – Seção Internacional Br!

O Partido Comunista Marxista Leninista comemorou no dia 24, 25 e 26 de Março o centenário de fundação do Partido Comunista Seção Internacional no Brasil e 22 anos da refundação do Partido Comunista Marxista Leninista – BR, com uma palestra de Ana Alice Pereira, presidenta do Conselho do PCML-Br. Como ato preliminar à comemoração, foi proferida a palestra pelo prof. Dr. Aluisio Bevilaqua, presidente do Conselho Científico do CEPPES, sobre a operação especial da Rússia na Ucrânia, em um momento coordenado por Osmarina Portal.

O Partido Comunista Marxista Leninista comemorou no dia 24, 25 e 26 de Março o centenário de fundação do Partido Comunista Seção Internacional no Brasil e 22 anos da refundação do Partido Comunista Marxista Leninista – BR, com uma palestra de Ana Alice Pereira, presidenta do Conselho do PCML-Br. Como ato preliminar à comemoração, foi proferida a palestra pelo prof. Dr. Aluisio Bevilaqua, presidente do Conselho Científico do CEPPES, sobre a operação especial da Rússia na Ucrânia, em um momento coordenado por Osmarina Portal.

O ponto central do conflito destacado pelo palestrante é que, para além da ameaça do cerco da OTAN à Rússia, estão em jogo duas ordens de relações internacionais e de hegemonia nas mesmas: uma ordem unipolar, hegemonizada pelos EEUU - que vive sua Crise Orgânica - e uma Ordem multipolar hegemonizada pelos principais países dos BRICS - China, Rússia, Índia e África do Sul.

Também foi ressaltado que a Ucrânia é apenas um ensaio experimental na estratégia imperialista para manter a ordem unipolar através de um conflito direto contra a Rússia, devido a seu alto desenvolvimento bélico herdado da ex-URSS. Assim, a transformação da Ucrânia nesta cabeça de ponte visa levar a Rússia ao desgaste econômico e humano, enfraquecendo-a para o confronto final. No caso de vitória do imperialismo, sua estratégia geopolítica de superação da Crise Orgânica do Capital exige o confronto com a China, que é o principal alvo econômico.

Mas, o mais importante deste conflito é que, segundo Bevilaqua,no caso da vitória da Rússia, consolida-se uma nova ordem multipolar e quiçá afastará de imediato a terceira guerra mundial e nuclear, que levaria à extinção da humanidade como a conhecemos até então. Neste caso, mesmo a guerra sendo um flagelo humano, é preferível a guerra que a escravidão à ordem unipolar do imperialismo ou a Terceira Guerra Mundial e nuclear, que levará a extinção da humanidade.

A atividade seguinte foi coordenada pelo Professor Adelmar S. Araújo, da sucursal GO do Inverta, que posteriormente à sua saudação abriu para uma saudação de representantes das entidades convidadas.

A subeditora do Inverta, a jornalista Bianka de Jesus trouxe a mensagem deste coletivo: “Boa noite a todas e todos, é uma honra estar aqui neste relevante evento. O jornal Inverta saúda a todos presentes hoje em lembrança aos 100 anos de fundação no Brasil do PC-SBIC e dos 22 anos da histórica e tão necessária refundação do PCML-Br para o Povo Brasileiro. O Partido Comunista Marxista-Leninista (PCML-Br) tem lutado com honra e em suas fileiras temos comunistas históricos, uma juventude lutadora, e homens e mulheres que vão se integrando a esta honrosa luta contra o capitalismo. Como parte dessa luta, comemoramos recentemente os 30 anos do jornal INVERTA, que em suas páginas levam as principais lutas do Partido, sempre em prol da revolução, sempre ao lado do Povo, educando-o”.

Em nome do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo (CNCN), o gestor público Sidnei Moraes, saudou a atividade: “esse é um ato de grande relevância para nossa história e para a classe operária no Brasil. Temos que nos preparar, dominando a ciência marxista-leninista a fim de responder à crise orgânica do capital com mais lutas pelo socialismo. Nós, que somos a continuidade da ALN, da OPPL e do Movimento 5 de Julho, que reuniu no Brasil homens e mulheres, lutadores, os revolucionários comunistas pela libertação de nosso Povo. Vamos construir os Comitês de Luta contra o Neoliberalismo e prosseguir lutando contra o capital pelo Comunismo! Ousar lutar ousar vencer”.

Pela Cooperativa INVERTA teve a palavra sua presidenta, Jaqueline Alves: “nos sentimos honrados em participar desta solenidade em comemoração aos 100 anos do Partido Comunista, Seção Br da Internacional Comunista e dos 22 anos do PCML! Saudamos a todos, que ombreados ao PCML, lutam pela construção do Socialismo em nosso país! A Cooperativa INVERTA sente-se orgulhosa de, através de nossas publicações, levar as ideias para tomada de consciência do nosso Povo em busca do Comunismo”.

O Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) saudou o evento com a fala de seu presidente, o Professor Antônio Cicero: “é uma grande honra estar presente nessa solenidade. (…) É uma honra estar hoje aqui, gostaria de citar dois momentos importantes: O PC e PCML-Br foram fundados em ocasiões históricas muito importantes. Os seus fundadores, tanto da iniciativa de 1922 quanto da refundação em 2000, souberam extrair das condições históricas que os antecederam, e que ainda estava em curso quando esta iniciativa foi tomada, as melhores contribuições de nosso povo, a efervescência do movimento do início do século e a mobilização que levou à queda da ditadura militar nas décadas de 70 e 80. Os 22 anos são mais que 22 anos, pois décadas antecederam a luta desses bravos lutadores que protagonizaram essa iniciativa, que hoje pode ser comemorada com muita alegria. Vamos em frente! Ousar lutar, ousar vencer!”

A Juventude 5 de Julho (J5J) encerrou a primeira parte da atividade, com a saudação da Prof.Beatriz Morais: “Queremos agradecer a cada camarada que desde sua juventude até hoje, sentiram e sentem necessidade de mudar e que nos inspiram a continuar na luta por uma nova sociedade, pois como disse o Che certa vez: a juventude é uma argila revolucionária, ou seja, é material para essa construção revolucionária, pois só a revolução torna possível pode mudar a sociedade; como vemos hoje no Brasil a vida da juventude não é apenas destruída pelos aspectos de uma alienação informacional e ideológica, a juventude de nosso país é consumida por um extermínio programado contra a população trabalhadora, pobre e negra, e que se intensifica ainda mais nessa crise terminal do sistema capitalista, como destruição das forças produtivas para a manutenção desse sistema perverso. (…) Temos que disputar corações e mentes para o processo revolucionário, quando a injustiça e barbárie reinam, temos que organizar, nosso farol é a revolução viva Luís Carlos Prestes! Vivam os comunistas e viva a revolução brasileira!”

A conselheira do PCML, Ana Alice, realizou uma exposição do momento histórico, na época da refundação comunista (PCML) - final da década de 1980 e início da década de 1990 -, quando vivia-se um momento de conjuntura internacional desfavorável para a luta revolucionária, particularmente na América Latina – tempos em que as ditaduras iam sendo substituídas por democracias burguesas, após ditaduras civil militares - com muitas prisões, torturas e assassinatos dos melhores quadros políticos revolucionários. Barbaridade excutada em toda a América Latina, visando uma democracia sem líderes revolucionários, sem lutas revolucionárias. Essa conjuntura foi planejada e executada pelo imperialismo norte-americano que, a partir da segunda guerra mundial, passou a exercer a hegemonia do mundo e buscar formas de crescer economicamente, como foi o caso de todos esses golpes, pois tinham como estratégia dominar a América Latina, que era fornecedora de várias riquezas. Era o momento em que os Estados Unidos estavam na fase de descentralização do capital para investir em vários países e crescer economicamente, às custa da superexploração dos trabalhadores latinoamericanos.

Internacionalmente diversos partidos políticos ainda se denominavam “Comunistas”, mas já vinham adotando posições reformistas, cada vez mais negando Marx, Engels e Lenin, e o comunismo. O movimento revolucionário passa a viver uma crise que se acirra com o discurso de Fukuyama de “Fim da História e do voto universal”, como se a democracia burguesa fosse a solução para os trabalhadores.

Em 1989, o CEPPES (Centro de Educação Popular e Pesquisa Econômicas e Sociais), que se originou na Baixada Fluminense, a partir de diversos militantes do movimento popular da região, organizou o seminário “Socialismo Vivo”, visando continuar a luta revolucionária e resgatar as ideias marxista-leninistas.

A partir do CEPPES, foi construído o Jornal INVERTA, em 1991, com o objetivo de divulgar e fortalecer as ideias de uma nova sociedade, - a sociedade socialista. Avaliando a conjuntura politica em que, cada vez mais, se buscava negar a necesidade de lutar pela revolução social e contra a deterioração ideológica dos autodenominados partidos comunistas, em 4 de março de 2000, foi refundado o Partido Comunista Marxista- Leninista-Brasil, visando resgatar as ideias do socialismo. Por que refundar? Não é uma questão de fé e sim uma questão científica, Marx e Lenin nos provam isso. Foi com esses pensamentos que fundamos o PCML”.

O evento foi encerrado ao som da Internacional e com um vídeo com fotos e fatos históricos dos dois momentos de criação destes importantes movimentos revolucionários: a Fundação do Partido Comunista Seção Internacional no Brasil, em março de 1922; e os 22 anos da Refundação do Partido Comunista Marxista Leninista – Br.


Sebastiana S. e Gilka Sabino