Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter

Declaração IX Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo

Movimento

Declaração IX Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo

No sábado, 27 de setembro, reunido no ISERJ, o plenário do IX Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo aprovou a seguinte declaração:

Política

Entrevista com o candidato a deputado federal Edson Santos 1311 (PT-RJ)

Em entrevista ao Jornal INVERTA, o candidato a deputado federal pelo PT-RJ, Edson Santos (1311), falou de sua atuação no mandato que termina, da luta dos trabalhadores e, em política internacional, destacou a ousadia da presidenta Dilma de criar um novo banco junto ao grupo BRICS (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), dando mais soberania ao país frente ao FMI.

Política

Entrevista com Gilberto Palmares (13455)

O candidato a deputado estadual Gilberto Palmares (13455) pelo Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu o Jornal INVERTA e falou sobre sua atuação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Política

Indicação de voto para o governo do Estado de São Paulo

indicamos que a votação se dê naquelas que representem diretamente os interesses dos trabalhadores e camponeses em suas várias frentes de luta e que, ao mesmo tempo, rechacem o violento massacre neoliberal e fascista contra o nosso povo; nas candidaturas que se coloquem abertamente pela autodeterminação e solidariedade aos povos latino-americanos;

Política

Minas Gerais e as eleições para governo do estado

Está na hora de acabar a temporada de tucanos em Minas Gerais. Dilma (13) para Presidência, -Fernando Pimentel (13) para Governador e José Bonomo (1347) para Deputado Federal.

Debate

Os BRICS num mundo multipolar

A recente cúpula dos BRICS em Fortaleza foi, até o momento, o mais importante encontro do grupo que além dos dois gigantes citados, inclui a Índia, o Brasil e a África do Sul. O mais importante e alentador é ver que, abaixo da superfície desses fatos recentes, as placas se movem, ainda que lentamente, em direção a um mundo multipolar, no qual os Estados Unidos perderão sua curta hegemonia global.

Política

Choque de Gestão: porque Aécio está perdendo em Minas

O candidato do PSDB ao governo do estado, Pimenta da Veiga, está comendo poeira do candidato petista Fernando Pimentel, depois de cinco “gestões” tucanas (1995-2011) e, antes delas, três do PMDB (1983-1995). Minas pode nos dar muitos elementos para decidir nessas eleições de 2014: nós precisamos de mais mudanças!

Movimento

Provas forjadas: o papel da polícia e da mídia na prisão de ativistas

Liberdade para Rafael Vieira, a única pessoa que foi condenada pelas ondas de protesto do ano passado, estando presa desde junho de 2013, é Rafael Braga Vieira. Ele, um sem-teto que dormia na rua, foi preso quando caminhava para encontrar uma tia e carregava um frasco de pinho sol e um frasco de água sanitária.

Economia

O Plano Real 20 anos atrás

O economista e professor José da Silveira faz uma análise sobre os 20 anos do Plano Real.

Mais um ataque criminoso de Israel contra Gaza

Internacional

Mais um ataque criminoso de Israel contra Gaza

O apoio à luta do povo palestino deve ser um compromisso de todos que pretendem, de maneira honesta, o fim do sionismo e do imperialismo na região e no mundo.

Internacional

Crise humanitária no leste da Ucrânia permanece grave

Enquanto reúnem-se em Berlim representantes da Alemanha, França, Rússia e Ucrânia para discutir a situação da guerra civil em curso na região sudeste da ex-república soviética, o presidente Petro Poroshenko anuncia a entrada das operações militares em sua fase final. Chega ajuda humanitária vinda da Rússia.

Artes e Lutas no Oriente-se!

Cultura

Artes e Lutas no Oriente-se!

Nova Iguaçu, Baixada Fluminense-RJ, é um celeiro de talentos, como por diversas vezes o INVERARTE pode comprovar ao reunir artistas representantes da música, arte, dança e outras expressões da criatividade do povo. O Inverta entrevistou Patrícia Gia Nut, que resgata a Cultura Oriental.

Editorial

A crise do capital, a guerra e a Cúpula do BRICS no Brasil

O sucesso da Cúpula do BRICS pode ser considerada a segunda Copa do Mundo da Presidenta Dilma Rousseff. Se o cenário de desestabilização não ocorreu na Copa, as eleições presidenciais são o novo campo de batalha.