Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter

5 de Julho de 2014 reacende a chama de 1922, 1924 e 1935!

Movimento

5 de Julho de 2014 reacende a chama de 1922, 1924 e 1935!

A Juventude 5 de Julho realizou atividades em diferentes estados para relembrar a data histórico do 5 de Julho. Esta data marcou o cenário político e revolucionário em nosso país pelos acontecimentos de 1922, 1924 e 1935.

Cultura

Inverta saúda os 55 anos da Prensa Latina

A revolução cubana escreveu uma nova página na história da luta de libertação dos povos de Nossa América e parte desta história escrita, fotografada e audiovisualizada se deve, precisamente, à criação da Prensa Latina em 16 de Junho de 1959.

Política

Plebiscito Popular por uma nova Constituinte

Há necessidade da organização dos trabalhadores para a superação da opressão do sistema capitalista, podendo ser a concretização da Democracia popular o caminho para avançar na elevação da consciência para construção de uma nova sociedade.

Social

Ocupação Rosa Leão cumpre um ano de luta!

Apesar das inúmeras mobilizações e diversas reuniões com autoridades de todos os níveis – regional, municipal, estadual e federal -, a ocupação Rosa Leão continua sob ameaça de despejo e sem possibilidade de diálogo com a prefeitura, assim como as outras três ocupações na chamada Mata do Isidoro - Ocupações Zilah Spósito-Helena Greco, Vitória e Esperança - e todas as ocupações no município de Belo Horizonte.

O golpe na Ucrânia e o massacre de Odessa

Especial

O golpe na Ucrânia e o massacre de Odessa

Uma Ucrânia dividida e em conflito constante implica não só um enfraquecimento da presença russa na Europa, como também uma União Europeia mais tutelada militarmente, ou seja, os Estados Unidos criam um novo enclave às portas da principal potência contra a qual têm rivalizado seu poder político-econômico e tornam um bloco político-econômico “aliado” mais dependente.

Colina F.C.: comunidades proletárias precisam de áreas de esporte!

Cultura

Colina F.C.: comunidades proletárias precisam de áreas de esporte!

O time Colina Futebol Clube de Austin (Nova Iguaçu-RJ) completou 25 anos de existência. Os integrantes e a comunidade comemoraram com um jogo entre as três gerações que fazem parte da trajetória histórica do time, reunindo os jogadores para um típico almoço de domingo: um churrasco.

Editorial

O Plano Nacional de Educação e a luta dos trabalhadores

A batalha recente por mais verbas para a educação não se localizava nas proximidades dos estádios onde vai ocorrer a Copa do Mundo, mas sim no Congresso Nacional. Há quatro anos Câmara e Senado debatiam o projeto do novo Plano Nacional de Educação (PNE) destinado a definir os rumos da educação nacional para o período 2011-2020. De imediato, salta aos olhos a demora de três anos para sua aprovação.

Social

Copa 2014: América Latina mostra sua força!

É uma falsa polêmica culpar os gastos com a Copa pela falta de recursos para a saúde e educação e ao mesmo tempo silenciar sobre a sangria diária que representa ao país o pagamento de juros de dívida ao setor financeiro internacional. Segundo a ONG Auditoria Cidadã da Dívida, gastamos 3,4 bilhões de reais, a cada dia, com o pagamento direto aos banqueiros, mais de metade dos gastos do orçamento federal.

Internacional

Putin por uma América Latina unida, sustentável e independente

Moscou, 10 de Jul O presidente Vladímir Putin expressou hoje o interesse da Rússia numa América Latina unida, forte, economicamente sustentável e politicamente independente. Em entrevista exclusiva à Prensa Latina, antes de viajar a Cuba, Argentina e Brasil, Putin considerou que os processos de integração da América Latina demostram a aspiração à consolidação política da região e o fortalecimento de sua influência no mundo.

Política

Fortaleza enfrenta o turismo sexual: crime hediondo do capitalismo

A prostituição e o turismo sexual é uma chaga machista e que deve ser abominada; porém, todos os esforços são nulos se não for feito nada contra aquilo que o motiva, o fetiche que faz do ser humano transformador da história em mera ferramenta de reprodução de capital.

Internacional

Moçambique: 39 anos de sua independência

Moçambique celebra em 26/06, o trigésimo nono aniversário de sua independência com o olhar na paz, no desenvolvimento econômico e na luta contra a fome e a pobreza.

Odete: uma flor, o amor, um movimento

Cultura

Odete: uma flor, o amor, um movimento

A francesa Mari Thereza Odete Erneste Dias é uma flautista de mão cheia a ponto de flutuarmos pelo universo quando a mesma se apresenta com sua encantada, mas concreta flauta. O INVERTA entrevistou Odete que, entre outros assuntos, falou sobre sua formação cultural na Europa, sua vinda para o Brasil e sobre a música brasileira.