Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter



Movimentos vão às ruas contra a aprovação da PL 4330 - São Paulo

Movimentos vão às ruas contra a aprovação da PL 4330 - São Paulo

Os trabalhadores de vários estados do Brasil estão se mobilizando contra a PL 4330(terceirização) que retira direitos da maior parte dos assalariados brasileiros. Em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Ceará o Jornal Inverta cobriu as manifestações contra a terceirização da mão de obra que está para ser aprovada pelo Congresso Nacional e que os trabalhadores precisam que seja vetada pela Presidenta Dilma.

Movimentos vão às ruas contra a aprovação da PL 4330 - São Paulo - Leia mais…

1º de Maio de 2015: Contra o horror do capital e o golpe das oligarquias!

1º de Maio de 2015: Contra o horror do capital e o golpe das oligarquias!

O 1º de Maio de 2015 ocorre em meio à guerra econômica das oligarquias brasileiras contra o governo Dilma e os trabalhadores. A guerra econômica contra o governo ficou muito clara durante o ano de 2014; vitoriosa nas eleições, a presidenta foi (e continua sendo) alvo de campanha que somente se assemelha àquela que levou ao suicídio de Vargas em 1954 e ao golpe contra João Goulart em 1964.

1º de Maio de 2015: Contra o horror do capital e o golpe das oligarquias! - Leia mais…

Não à PEC 171

Não à PEC 171

A PEC da Redução da Maioridade Penal está prestes a ser aprovada no Congresso Nacional. Esta medida é um retrocesso na legislação brasileira e nos direitos humanos no país. Levar mais jovens para a cadeia é criminalizar ainda mais a juventude oprimida pelo sistema capitalista. Ao invés de investir na educação da população se tenta reprimir os anseios dos pobres com encarceramento.

Não à PEC 171 - Leia mais…

Em São Paulo, o CLCT diz não à Redução da Maioridade Penal!

Em São Paulo, o CLCT diz não à Redução da Maioridade Penal!

Atividade debateu papel da mídia burguesa e seu discurso, o encarceramento e a privatização dos presídios, o conservadorismo em tempos de crise e a violência contra nossos jovens pobres e negros.

Em São Paulo, o CLCT diz não à Redução da Maioridade Penal! - Leia mais…

Democratização da comunicação reúne mais de 700 pessoas em Belo Horizonte

Democratização da comunicação reúne mais de 700 pessoas em Belo Horizonte

O II Encontro Nacional de Direito à Comunicação (II ENDC), realizado na capital mineira entre 10 e 12/04, reuniu cerca de 700 pessoas para discutir a luta em defesa de uma mídia mais democrática no Brasil. Foi apresentado aos presentes o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que propõe uma série de mudanças na legislação para a mídia brasileira.

Democratização da comunicação reúne mais de 700 pessoas em Belo Horizonte - Leia mais…

Centenário da seca de 1915 no Ceará

Centenário da seca de 1915 no Ceará

Analisando as secas no Nordeste o artigo mostra as estiagens que mais marcaram o sofrimento do sertanejo como a de 1915 que completa um século. Milhares de vítimas da fome que levaram a revoltas populares nos sertões do Ceará e a implantação dos campos de concentração para os pobres.

Centenário da seca de 1915 no Ceará - Leia mais…

Greve dos professores paulistas

Greve dos professores paulistas

Os professores de São Paulo estão em greve e lutam por um aumento de 75% que igualaria o seu piso salarial com o funcionalismo de nível superior. Apesar da mídia e o governo de Alckmin mostram dados diferentes das reivindicações dos professores, mas categoria se mantém firme na sua luta. Veja também a luta dos servidores da Educação em Goiânia e Curitiba, são agredidos pela polícia.

Greve dos professores paulistas - Leia mais…

O balanço da Petrobrás em 2014

O balanço da Petrobrás em 2014

A Petrobrás divulgou o seu balanço para o ano de 2014 com uma perda de R$ 21 bilhões no total. Com o potencial do Pré-sal não será difícil que a empresa se recupere. Com a volta da confiança do mercado e com a punição dos culpados pela corrupção haverá mais capacidade de recuperação das perdas. O empréstimo da China no valor de US$ 3,5 bilhões para a estatal revela que assim como os investidores, os brasileiros devem voltar a ter segurança na força corporativa da Petrobrás.

O balanço da Petrobrás em 2014 - Leia mais…

A disputa entre a Argentina e o Citibank

A disputa entre a Argentina e o Citibank

O governo da presidenta Cristina Kirchner resolveu enfrentar o Citigroup na questão da dívida da Argentina, suspendeu o funcionamento do Citibank no país porque a instituição é a principal fiadora dos “fundos abutres”. Também solicitou que a justiça do país não reconheça as decisões estrangeiras de domínio da soberania argentina. A solidariedade internacional é importante para que a Argentina enfrente as pressões dos credores externos.

A disputa entre a Argentina e o Citibank - Leia mais…

A Grécia e a Zona do Euro

A Grécia e a Zona do Euro

O governo do Syrza, na Grécia, se nega a atender as pressões da União Europeia e se submenter a austeridade proposta pelos credores da sua dívida. Para enfrentar o arrocho das contas públicas feito pela Alemanha o governo grego cobra do governo alemão dívidas relativas à ocupação nazista na 2ª Guerra Mundial que massacrou a população do país e destruiu a sua economia.

A Grécia e a Zona do Euro - Leia mais…

Gil Scott-Heron: a revolução está na rua

Gil Scott-Heron: a revolução está na rua

Como reflete Scott-Heron, ficar sentado na frente da televisão em nada contribui para uma mudança real da sociedade capitalista; a práxis tem que se dar “ao vivo e a cores”.

Gil Scott-Heron: a revolução está na rua - Leia mais…

A coragem de uma mãe

A coragem de uma mãe

Mais um caso de assassinato chocou a população das comunidades pobres do Rio de Janeiro. A morte, em 2/4, de Eduardo de Jesus por um policial militar no Complexo do Alemão mostrou como é falha a política de segurança pública na cidade baseada nas UPPs (Unidades de Polícias Pacificadoras). A mãe do menino mostrou coragem ao acusar um PM de ter atirado na criança. O número de mortos pela polícia do Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública, cresceu 40% entre 2013 e 2014, de 416 para 548.

A coragem de uma mãe - Leia mais…