INVERTA 514

O capital luta contra os direitos dos trabalhadores

O Inverta, desde a sua criação, aponta o Socialismo como saída para superar toda a exploração do homem pelo homem e a miséria da maioria da população. O capitalismo, internacionalmente caminha para seu final, como sistema econômico e político.

Crônica de Uma Morte Anunciada: Infectados por HIV após transplantes

Copiando o título da obra literária de Gabriel Garcia Márquez, ressalta-se a gravidade da tragédia real de diversos acontecimentos na área da Saúde, no Estado do Rio de Janeiro, do adoecimento de diversas pessoas infectadas pelo vírus HIV, devido aos transplantes de órgãos contaminados pelo referido vírus quando em outubro de 2024.

As eleições equatorianas: entre o neofascismo e a social-democracia

Em 9 de fevereiro de 2025, foi realizado no Equador o primeiro turno eleitoral marcado por diversos fatores. Primeiro, uma suposta “guerra” contra grupos do crime organizado (GDO's), quadrilhas criminosas (BANDCRIMS) e organizações de tráfico de drogas. Um segundo fator é a participação de 16 candidatos com uma grande variedade de candidatos, a maioria ligados à direita nas suas mais diversas formas, e três organizações claramente definidas à esquerda. Um terceiro factor é a polarização dos eleitores em duas estruturas eleitorais. Um quarto fator é a participação de estruturas estatais que participam abertamente na campanha do candidato presidencial.

Leónidas Iza: Mariátegui e a interculturalidade andina

No dia 11 de março de 2025, no contexto do lançamento de nossa Edição número 514, Inverta entrevistou o líder indígena equatoriano Leónidas Iza Salazar, engenheiro ambiental de profissão, pertencente ao povo Panzaleo da província de Cotopaxi (Equador), atual presidente da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), que publicou dois livros sobre a realidade equatoriana, o primeiro El Estallido e o segundo Sinchi e ex candidato à Presidência do Equador neste 2025.

Ainda Estou Aqui

O filme de Walter Moreira Salles é merecedor de todos os elogios que têm recebido da crítica nacional e internacional, razão da conquista do Oscar de Melhor Filme Internacional, e especialmente do público brasileiro.