Cultura

Notícias da cena cultural no Brasil Jornal Inverta, Ed. 286 (17 a 24 de abril de 2001)

Che, a morte, a traição e a verdade histórica

Com o filme "Sacrifício", os suecos Erik Gandini e Tarik Saleh, pretendem investigar e reabilitar a prisão de Ciro Bustos e Regis Debray, contatos da guerrilha liderada por Che na Bolívia que, na versão oficial, teriam dado informações à repressão contribuindo para a derrota da guerrilha e a morte de Che em 1967.

Entrevista: A resistência de Valdir Onofre

Entrevista com o cineasta Valdir Onofre, reconhecido internacionalmente, embora pouco divulgado pelas elites, que se colocam como definidoras do que é cultura. Lembremos que foi um dos primeiros cineastas negros do Brasil, Valdir Onofre é filho de pedreiro, teve contato com a arte ainda pequeno, e há cinquenta anos continua resistindo.

Do Underground para a fábrica do Capitalista

Esse “movimento social” é composto em suma por jovens filhos da classe operária que sentem na pele a exploração do homem pelo homem, atônitos diante de uma realidade cruel e sem perspectivas para o futuro, que vêem na postura radical, anti-estética e principalmente musical a possível fuga desta situação sócio-econômica-cultural caótica mundial.

Umbigüidades

Em “Umbigüidades”, a atriz baiana Iami Rebouças revisita 14 personagens dos mais de 40 por ela interpretados em 20 anos de carreira. O fio condutor do espetáculo é seu depoimento pessoal, com um painel das contradições da profissão de ator.

Escola Martins Pena exige respeito!

A Escola Estadual de Teatro Martins Pena, localizada no centro do Rio, reunida recentemente em assembléia com seus alunos, funcionários e professores, decidiu enviar a seguinte lista de reivindicações à Secretaria de Cultura do Estado e ao Governo de Estado do Rio de Janeiro, que publicamos a seguir.

Série Brasiliana traz grandes intérpretes ao Rio

O Grupo Sextante apresenta, sob a direção de Roberto Victório, sete obras de Marcelo Moreira e Roberto Velasco, escritas originalmente para o "Grupo de cinco jovens compositores de Mato Grosso". Ótima oportunidade para prestigiar boa música e o trabalho de artistas brasileiros, com entrada franca, o que também é muito importante nesses tempos de crise.

Até sempre ao ator brasileiro Ivan Setta

O ator Ivan Setta faleceu no dia 6 de abril de 2001, aos 55 anos, no Instituto do Câncer de Vila Isabel/RJ. O Jornal INVERTA o entrevistou em abril de 1999 quando Ivan atuou no filme “Tiradentes”, de Oswaldo Caldeira.