CEPPES inicia período 2008 do curso “Construindo uma Nova Sociedade”

Teve iniciou dia 3 de Março, o curso "Construindo uma Nova Sociedade" de Educação político-popular.

CEPPES inicia período 2008 do curso “Construindo uma Nova Sociedade”

 

Teve iniciou dia 3 de Março, o curso "Construindo uma Nova Sociedade" de Educação político-popular.

 

O Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais iniciou neste dia 2 de Março o período 2008 do curso “Construindo uma Nova Sociedade”, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O curso tem como objetivo formar trabalhadores e populares sobre questões importantes de economia política, e da Teoria Marxista da Sociedade.  O curso é uma iniciativa do CEPPES, com o apoio do Jornal INVERTA, do Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo (CLCN-CE) e da Juventude 5 de Julho.  O período 2008 começou com uma aula inaugural, com a exibição de um curta-metragem sobre a exploração do homem pelo homem, seguido de uma palestra sobre o desenvolvimento do capitalismo e opressão. Este ano, o curso ganhou outra dimensão e o CEPPES abriu mais quatro turmas de orientandos, finalizando cinco, que tem como característica principal a confluência entre a teoria e a prática política revolucionária.

O período 2007 do curso teve duração de, aproximadamente, oito meses e abordou problemas de economia, antropologia, sociologia e filosofia marxista sempre ilustradas com questões sociais e políticos da atualidade.   A turma única contou, no decorrer de todo o período letivo, com uma boa dinâmica entre orientadores e orientandos. “As vezes temos um grito de revolta dentro nós, mas sempre acaba  por não sabermos agir, e achamos que é comodismo; e o curso está aí, exatamente pra mostrar que para dar um basta nessas inquietações é necessário conhecer pra transformar. Parabéns para o CEPPES por essa iniciativa tão importante.”, relata Naianne Andrade, concludente do período anterior. As aulas no novo período abordarão essas mesmas questões e se baseará pelos livros da coleção Cadernos de Educação Popular, de Martha Harnneck e Gabriella Uribe.

A aula inaugural do período 2008, realizada no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE) contou com cerca de 120 pessoas entre inscritos, convidados e concludentes.  A partir do próximo encontro, as aulas seguirão seu curso proposto sendo realizadas nas dependências da Faculdade de Educação da UFC. 

O filme exibido Ilha das Flores(1989, Casa de Cinema de Porto Alegre) tenta explicar através de esforço silogístico a exploração do homem pelo homem, a partir da trajetória  de um tomate. Depois da exibição, seguiu-se a palestra/aula inaugural do professor Nicolino Trompieri, diretor do CEPPES, com o tema “Explorados e Exploradores”. O palestrante ilustrou de forma bastante clara a trajetória de construção dos estados nacionais burgueses e hegemonia desta classe a partir da Revolução de Avis (século XIV) e Revolução Francesa (século XVIII). Inclusive, salientou o professor Nicolino, “a Revolução Francesa fora a mais violenta entre todas as revoluções em toda a história da humanidade, pois literalmente acabou com uma classe – a aristocracia – cometendo uma feroz caçada de nobres e cléricos, tendo até mesmo de criar uma máquina mais eficiente para matar: a guilhotina”.

Na fala dos representantes das organizações apoiadoras, o Jornal INVERTA, através de seu correspondente Francisco Malta, expressou: “o Jornal INVERTA apóia essa grande iniciativa do CEPPES, pois compreendemos que se esse conhecimento, se essa teoria não for associada diretamente à madrasta social, de nada vale. Por isso, o propósito do CEPPES e o propósito do Jornal INVERTA é que nós possamos compreender a nossa sociedade com o objetivo de transformá-la”. 

Nessa nova fase, o curso deu um salto de qualidade. A demanda de inscritos exigiu uma nova disposição na organização do curso. Sendo que as turmas ficaram dividas como “Turma Olga Benário”, “Turma Luis Carlos Prestes”, “Turma Simon Bolívar” e “Turma Che Guevara”. Com o grande numero de inscrições no local, foi necessário criar uma outra turma, denominada “José Ferreira de Alencar”. No auditório do CRC-CE a platéia expressou a sua expectativa. “Este curso nos proporciona a oportunidade de organizarmos nossa indignação contra as injustiças sociais, explicá-las e apontar caminhos para intervir nessa sociedade”, diz um dos matriculados.

O curso “Construindo uma  Nova Sociedade” constitui uma iniciativa educacional pioneira, pois, diferentemente da educação na sociedade capitalista que reflete os valores da burguesia moribunda, o curso realizado pelo CEPPES procura instruir, direcionar e transformar. A experiência história demonstra que para consolidarmos a luta por uma sociedade mais justa, devemos criar quadros que compreendam as contradições desse sistema injusto e tenham a certeza de que a transformação social não se dará enquanto perdurar o capitalismo, mas que somente com a Revolução Popular isto será possível.

José Carapinima, Sucursal/CE