100 ANOS DE FIDEL: PEDAGOGO DA REVOLUÇÃO
Em celebração ao centenário de nascimento de Fidel Castro Ruz, o CEPPES e a Editora Inverta Ltda promoverão nos dias 13, 15 e 17 de abril a palestra “100 anos de Fidel: pedagogo da Revolução”. O evento, que acontecerá respectivamente nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, contará como palestrante o pedagogo cubano Felipe Pérez Cruz. Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona.
Pérez lançou recentemente o livro Fidel: pedagogo de la Revolución (Editora Ruth Tienda), escrito em coautoria com Ida Maria Ayala Rodríguez. Publicação que inspira e orientará os debates que acontecerão após a palestra. De acordo com a descrição no site da editora, o livro: “Oferece uma análise detalhada da criatividade pedagógica de Fidel Castro Ruz, que se estendeu por toda a sua vida e se tornou realidade para o povo cubano e outros povos ao redor do mundo.
Ainda sobre Dr. Felipe Pérez, ele foi professor de pós-graduação na Universidad de La Habana, na Universidad Ñico López, no Instituto de Relaciones Internacionales Raúl Roa García, no Colégio de Defesa Nacional de Cuba, entre outros centros de ensino superior do país.
Além disso, atuou como professor convidado e conferencista em universidades da América Central, América do Sul, em todos os países da América do Norte, bem como na França, Rússia e China. É autor de dez livros, coautor de outros trinta e possui mais de cem artigos publicados em revistas e periódicos científicos sobre temas históricos, políticos e pedagógicos.
O evento integra as atividades comemorativas do centenário de Fidel e propõe uma reflexão aprofundada sobre seu legado como educador e formulador de práticas pedagógicas revolucionárias.
Locais, Datas e horários:
13 de abril - 15H30 - Rio de Janeiro - RJ
Sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
Rua: Araújo Porto Alegre nº 71, 7ºandar - Centro - Auditório Belisário de Souza
Debatedores
Prof. Dr. Aluisio Bevilaqua
Prof. Dr. Eurico Figueiredo
Prof. Dr. Ricardo Lodi
Dr. Octávio Costa
Moderadores:
Professora Rosa Terço
Professor Haroldo de Moura
15 de abril - 19H - São Paulo - SP
Escola de Ciências, Artes e Humanidade da Universidade de São Paulo (EACH-USP)
Rua Arlindo Béttio,1000- Ermelino Matarazzo
Debatedores:
Doutoranda Camila Milani
Prof. Dr. Leonardo Carnut
Prof. Dr. Tiaraju D’Adrea
Moderadores:
Dr. Michel Damasceno
Prof. Dr. Bianka de Jesus
17 de abril - 19H - Belo Horizonte - MG
Faculdade de Direito - UFMG
Avenida João Pinheiro nº 100 - Auditório Professor Monteiro de Barros
Debatedores:
Prof. Dr. José Luiz Quadros
Prof. Dr. Marco Antônio Sousa Alves
Prof. Dr. Davi Monteiro Diniz
Prof. Sidnei Moraes Martins
Moderadora:
Psicóloga Clea Toledo
